As mulheres grávidas têm três vezes mais chances de desenvolver complicações decorrentes da gripe suína do que a população em geral. A estatística, segundo o médico Alex Botsaris, é da própria Organização Mundial de Saúde (OMS), que chegou a este índice ao recolher informações sobre gestantes contaminadas em vários países.
– Por isso, é fundamental as gestantes se protegerem o máximo possível. Elas devem usar máscaras se estiverem em locais com muita aglomeração. Enfim, devem evitar ao máximo a contaminação – diz o médico, com especialização em infectologia.
O próprio ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou às grávidas que evitem ficar em locais fechados. A sugestão foi feita na semana passada durante o programa “Bom Dia Ministro”, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
– A grávida tem um tecido diferente dentro do corpo dela, que é a placenta. Possivelmente, a imunidade cai para não atacar o que o organismo pode considerar um corpo estranho – teoriza o médico Alex Botsaris. DO BLOG - Todo cuidado é pouco...
(fonte:Marcelo Gigliotti, Jornal do Brasil)