Causou grande repercussão em Sobral, principalmente na Câmara Municipal e emissoras de rádio, uma matéria sobre o conselho tutelar, produzida pelo bom reporte Wilson Gomes e publicada pelo D.N.
A celeuma foi gerada pelo fato da conselheira Geisilha Rodrigues ter afirmado “Somos o primeiro no Ranking em registros de denúncias. Foram mais de 16 mil casos até agora registrado no Sistema de Informática para Criança e Adolescente, superando até mesmo Fortaleza, que tem seis Conselhos Tutelares, com 2.262 casos registrados”.
Os críticos da conselheira alegam que a mesma fez a afirmação em tom de comemoração, contudo faltou aos mesmos uma análise mais profunda do fato e suas causas.
Segundo a reportem, Sobral tem 8 vezes mais casos registrados que Fortaleza. Uma tem 180.000 habitantes, a outra 3 milhões.
Algumas hipóteses a serem analisadas:
- O conselho tutelar de Sobral está trabalhando mais que as seis unidades da Capital;
- A população sobralense está atenta aos direitos das crianças e adolescentes e aciona o Conselho mais que os moradores de Fortaleza;
- O conselho tutelar tem a confiança e apoio da população sobralense;
- E o principal, em Sobral ainda tem muitas crianças e adolescentes em situação de risco e com seus direitos básicos desrespeitados.
É necessário avançar muito nos projetos de proteção social voltados para crianças e adolescentes. O que vem sendo feito ainda é pouco. Os números revelam.(fonte: blog do Povo/ZonaNorte - Herbert Lobo).