Uol - Para reduzir o número de acidentes, furtos e infrações de trânsito, a Prefeitura de Pontal (351 km a noroeste de São Paulo) resolveu exigir o emplacamento de todas as bicicletas da cidade. O município tem 40 mil habitantes, 20 mil bicicletas e trânsito considerado confuso por muita gente.
A exigência entrou em vigor há uma semana. Desde então têm sido feitos em média 120 emplacamentos por dia. Os donos pagam R$ 5 e saem com a "magrela" licenciada. A expectativa da prefeitura é de que em seis meses todas as bicicletas da cidade estejam com placas.
O chefe do Departamento de Trânsito de Pontal, Nilson Carlos Maia (54), informa que quem desrespeitar a regra terá o veículo recolhido e poderá pagar multa cujo valor ainda não foi definido. A fiscalização será feita pela Polícia Militar, mas será precedida de uma campanha de conscientização sobre regras de trânsito, com distribuição de panfletos nas ruas e em escolas.
Embora o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabeleça a obrigatoriedade de espelho retrovisor e refletores, por exemplo, a legislação em Pontal não exige esses acessórios. As exigências do CTB para ciclistas só valem nos municípios que as tenham acolhido em leis próprias.
DO BLOG - É confuso entender, mas acho que é uma boa idéia.
tem que faser o emplacamento tambem na cidade de sao paulo ai vaiser bom
ResponderExcluirfasem isso na cidade de sao paulo
ResponderExcluir