A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta quinta-feira (17), no Palácio do Planalto, a criação de 49 Centros Regionais de Referência em Crack e Outras Drogas (CRR) em 46 universidades federais de 19 estados.
“O meu governo vai dar um combate sistemático ao crack. Tenho o compromisso com o povo do meu país, de levar uma luta sem quartel contra o crack, principalmente, porque sabemos que essa é uma droga que tem uma capacidade de propagação muito elevada”, declarou.
Dentro de um ano, 14,7 mil profissionais, entre médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes comunitários serão capacitados para prevenção, tratamento e reinserção social dos usuários de crack em 844 cidades das cinco regiões brasileiras. “Precisamos formar profissionais, sabemos que essa é uma droga que apresenta o desafio de não ter, no plano mundial, um acervo de conhecimentos e um acúmulo de metodologias para o tratamento”, explicou a presidenta.
Além da prevenção e da assistência médica, Dilma ressaltou também a importância da fiscalização policial para evitar o trânsito da droga no território nacional. “Tanto na entrada, pelas fronteiras do Brasil, quanto nas estruturas de distribuição ligadas ao crime organizado”, afirmou. O governo estima que, atualmente, existam cerca de meio milhão de usuários de crack no País.
Fonte: Brasilia Confidencial
Nenhum comentário:
Postar um comentário