Nesta terça-feira o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de Doutor Honoris Causa do Instituto de Ciências Políticas de Paris, a Sciences Po. Lula é o primeiro latino-americano a receber a homenagem e o segundo chefe de Estado, depois do ex-presidente tcheco Vaclav Havel.
Lula foi recebido com festa e foi saudado por estudantes aos gritos. A sala do instituto tinha capacidade para 500 pessoas, mas muitas pessoas ficaram do lado de fora. Esse foi o 14º título honoris causa recebido por Lula.
O ex-presidente agradeceu o reconhecimento dado pelo instituto, que fez com que ele fosse parte de um grupo tão importante. Em seu discurso, Lula deu detalhes da estratégia seguida durante seu mandato e disse que a participação é a melhor política contra a alienação. Ele afirmou que a homenagem é para o povo brasileiro, e não um reconhecimento pessoal para ele.
Diante de cerca de 20 doutores em Ciências Políticas, Lula frisou que a política tem que ser tratada como "impulsionadora de mudanças". Ele disse que quis demonstrar que um metalúrgico sem diploma universitário podia fazer mais do que a elite política do Brasil.
O diretor da Sciences Po, Richard Descoings, disse que o ex-presidente "mudou a imagem do Brasil". Segundo ele, foram levados em consideração para a concessão do título os programas sociais promovidos durante o governo Lula.
Fonte: SRZD
Nenhum comentário:
Postar um comentário