Um fato impressionante chamou a atenção da população de Sobral na semana passada. Joana Darc Cruz de Sousa, de 21 anos, da localidade do Baracho, Jordão, teve um filho na calçada da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
O CASO - Ao sentir as dores de parto, ela procurou a maternidade da Santa Casa. Examinada pelo o médico de plantão, ele afirmou que estava tudo bem, e que ela não iria entrar em trabalho de parto naquele dia. Ela saiu em busca de um telefone público e, após alguns passos do hospital, ainda na calçada, começou a sangrar muito e entrou em trabalho de parto.
Populares socorreram a jovem, trazendo bacias e muita água. Joana foi conduzida para a maternidade por dois homens que trabalhavam numa construção ao lado.
Segundo a mãe da paciente, Claudia Maria de Cruz, sua filha foi recebida pelo mesmo médico que há instantes afirmava que estava tudo bem. Segundo a mãe: “Ele se apressou, levando minha filha de imediato para o centro cirúrgico, dizendo que minha filha e a criança, corriam risco de vida.”
Acusações de Negligência
Médicos que trabalham com parto na Santa Casa de Sobral vêm sendo acusados de negligência médica. Outro caso, ainda em setembro, chamou a atenção da população local. Cleane Filomeno Cunha, residente no bairro Bandeira Branca, Massapé, veio a óbito após ter complicações no parto.
Segundo a irmã da vítima, o médico que acompanhou Cleane na cidade de Massapê, a encaminhou para Sobral, pois nos últimos dias ela vinha apresentando Eclampsia (pressão alta e febre). (Fonte: Jangadeiro online)
DO BLOG - Alô Santa Casa, faça uma misericórdia por favor, pelos pobres de Sobral!! Na Santa tudo é pago! A tal da "consulta voluntária" continua, e tudo aqui é mais caro do que nas clinicas e consultórios particulares. E as verbas públicas do SUS servem prá que??? ALÔ SUS, descredenciem a Santa Casa, faça essa Misericórdia, por favor!!! Deixem tudo no particular, como já é...
A Santa casa desde a sua criação que é uma entidade particular. É conveniada com o SUS e outros convênios.Tá explicado
ResponderExcluirNão se pode julgar um todo por um fato isolado!!
ResponderExcluirEssa matéria não está sendo coerente com esta séria instituição que tanto fez e continua fazendo pelo povo de Sobral e de toda a Zona Norte do Estado!! Se ela fosse descredenciada do SUS, você veria como seria.. Pelo contrário, ela faz mais do que Pode!!
Meu Deus q saudade de Dom José e do administrador pe. José Linhares Ponte. Esses sim trabalhavam com amor e respeito ao próximo.
ResponderExcluirAmigo Bené, nós estamos pecisando de seres humanos, não apenas de bons profissionais. Não sei por que nas emergências a maiorias é residentes (alunos) será que eles pensam que somos cobaias ? Hoje minha filha é especial graças a incompetência de um médico que receitou espasmos lufital dizendo ser cólicas as convulsões que debinha sentia.
ResponderExcluir31 de dezembro de 1992 que nunca esqueço.
QUANDO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL COMEÇAR A INVESTIGAR AS COISAS OBSCURAS QUE ACONTECE NA CASA SANTA,COMO A FALTA DE MACA NA EMERGÊNCIA, A COBRANÇA PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGÍA DECORENTES DE ACIDÊNTES DE TRÂNSITO, QUE POR MUITA VEZES SÃO PAGAS TRÊS VEZES DPVT,O SUS E PELO PACIENTE, A SALA DE GÊSSO QUE FICA FECHADA DAS 18:00 AS 19:00, VAI SER TANTA GENTE PRESA PELA FEDERAL QUE A DELEGACIA VAI FICAR PEQUENA.
ResponderExcluir