terça-feira, 12 de maio de 2009

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO...

A Vigilância Sanitária de Londrina, no norte do Paraná, multou três médicos por prescreverem receitas com letra ilegível para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada profissional recebeu multa de R$ 2 mil e podem apresentar defesa por escrito em 15 dias. "Espero que não seja de próprio punho", disse o diretor da Vigilância Sanitária, Rogério Lampe. Se a justificativa não for aceita, a multa será confirmada. Seria bom que essa punição fosse aplicado em outros Estados. Meu filho, Nathaniel, que em agosto estará cursando a faculdade de Medicina na Paraiba, afirma que o problema é tempo, ou seja, ás vezes não lhes sobra tempo para nada, saem de hospital para outro, numa correria danada, e a gente fica tendo a obrigação de entender de "taquigrafia". Verdade seja dita, existe médicos que ás vezes não reconhece a própria letra, de tão ruim que é. (fonte: site yahoo.com.br.)

MTE - A SERVIÇO DE QUEM MESMO?..

O dito popular "Casa de ferreiro, espeto de pau", aplica-se muito bem ao Ministério do Trabalho do Ceará. Em cumprimento a legislação trabalhista o M T E através da sua fiscalização multa qualquer empresa que sem motivo justificável atrasar o pagamento de seus funcionários. Mas não é isso que está ocorrendo com a empresa que terceriza o serviço de atendimento ao usuário oferecido por este Ministério do Trabalho aqui no Ceará. A empresa mineira PROBANK que é responsavel por grande parte dos terceirizados no Ceará dentro do MTE, atrasou o pagamento do mês de Maio de seus funcioários para dias depois do 5° dia útil, descumprindo o que determina a Legislação. Os terceirizados de Sobral, por estarem sem receber o seu "salário" recusaram-se de trabalhar nesta segunda feira em protesto a atitude desrespeitosa e foram punidos pela Gerencia do Ministério do Trabalho de Sobral que colocou falta nos mesmo. Até aí tudo bem, puniu os faltosos, mas e a empresa, que também faltou o seu compromisso de pagar em dia, vai ficar impune? Pela conversa que tivemos com da Gerente da DRT de Sobral, Edilene Valentim, parece-me que somente os trabalhadores sofrerão o desconto. Eu fico a imaginar, que MORAL tem o MTE para cobrar das outras empresas que paguem em dia os seus funcionários, se uma empresa dentro do Ministério age dessa forma, e o pior, os funcionários têm que ficar calados para não causar "problemas" para a Gerencia local. O Ministério do Trabalho foi criado para defender quem mesmo?... Estou aberto ás discussões....

AS AGUAS VOLTARAM COM VONTADE...

Nosso rio Acarau voltou a aumentar o seu volume de águas e passou novamente a ser atração turistica para muitos curiosos. As aguas são decorrentes das enormes chuvas registradas nas cidades da região onde vários rios também estão com seu capacidade acima do normal. As informações que temos dão conta de que algumas cidades da Zona Norte, como é o caso de Cariré, Varjota e Mucambo, estão enfrentando sérios problemas, com Distritos e localidades totalmente isoladas, acesso feito através de canoas, além pontes caídas e estradas intransitáveis. Pelas informações da Funceme, há previsão de chuvas fortes em toda região. Os irmãos desabrigados sem chance de voltar ás suas casas. Os teimosos devem sair novamente... ( a foto é de lucyo Mororó- blog sobral em revista- estrada isolado entre cariré e varjota hoje.)

JÁ PASSAM DE UM MILHÃO DE ATINGIDOS PELAS CHUVAS.

As notificações das coordenadorias estaduais de defesa civil, encaminhadas até a tarde de ontem para a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, indicam que 1.090.580 pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas no Ceará, Amazonas, Maranhão, Bahia, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina. No total, as chuvas e enchentes já deixaram 90.098 pessoas desabrigadas - aquelas que tiveram de deixar suas casas e dependem de abrigos públicos - e 184.480 desalojadas - aquelas que estão hospedadas com amigos ou familiares. (fonte: www.bol.com.br).

MEU MOMENTO DE LUCIDEZ: AS BRECHAS DA LEI.

Hoje no programa de "De olho na Cidade" onde faço comentários politicos na Rádio Regional de Sobral de 05 ás 06:30 hs, refleti sobre "as brechas da Lei", falando sobre o entra e sai dos prefeitos da cidade de Alcantaras e Santa Quitéria, cassados por denuncia de abuso de poder e compra de votos, os referidos prefeitos já estão de volta por obra e graça de uma liminar concedido pelo Magistrado da Justica do Ceará Juiz Tarcisio Holanda. Anote a minha reflexão sobra as "brechas da Lei". As brechas da Lei ignoram o legal, atropela o correto, e em nome da justiça, inocenta bandidos. O abudo que alimenta esse insumo é a impunidade, que alimenta a violência, elege o político corrupto e faz nascer na sociedade o sentimento de que “quem tem mais pode tudo”. E é isto que a sociedade tem presenciado com a aplicabilidade das “brechas da Lei”, que dependendo de quem e a quanto paga elas podem ser grandes ou o suficiente para envergonhar a já tão desacreditada justiça. Desculpem a franquesa, mas é isso que penso...