terça-feira, 6 de outubro de 2009

OS MELHORES DO ANO NO PARLAMENTO BRASILEIRO

A senadora Marina Silva (PV-AC) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) são os melhores parlamentares deste ano, segundo os 176 jornalistas que participaram da primeira fase de votação do Prêmio Congresso em Foco, realizada por este site em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.
Especializados na cobertura do Congresso Nacional, os jornalistas indicaram os deputados e senadores que participarão da fase decisiva do prêmio, a se realizar de hoje até 19 de novembro, período no qual os internautas definirão a classificação final dos pré-selecionados e ainda os vencedores em outras quatro categorias: os parlamentares que mais se destacaram nas áreas de combate à corrupção, defesa do meio ambiente e da educação. Senado Federal - Marina Silva (PV-AC) – 89 votos; Demóstenes Torres (DEM-GO) - 84 votos;Pedro Simon (PMDB-RS) - 72 votos; Cristovam Buarque (PDT-DF) - 63 votosRenato Casagrande (PSB-ES) - 53 votos; Eduardo Suplicy (PT-SP) - 45 votos; Paulo Paim (PT-RS) - 42 votosFlávio Arns (sem partido-PR) - 42 votos; Álvaro Dias (PSDB-PR) - 40 votos; Aloizio Mercadante (PT-SP) - 37 votos e Arthur Virgílio (PSDB-AM) - 37 votos. Câmara dos Deputados - Chico Alencar (Psol-RJ) - 60 votos; Gustavo Fruet (PSDB-PR) - 56 votos; Fernando Gabeira (PV-RJ) - 42 votos; Flávio Dino (PCdoB-MA) - 37 votos; Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) - 36 votos; Michel Temer (PMDB-SP) - 31 votos; Maria do Rosário (PT-RS) - 26 votos; Mauricio Rands (PT-PE) - 25 votos; Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) - 24 votos; Luiza Erundina (PSB-SP) - 18 votos; Henrique Fontana (PT-RS) - 18 votos ; M Neto (DEM-BA) - 14 votos; Jose Carlos Aleluia (DEM-BA) - 14 votos; Beto Albuquerque (PSB-RS) - 13 votos; Ivan Valente (Psol-SP) - 13 votos; Arnaldo Madeira (PSDB-SP) - 11 votos; Ronaldo Caiado (DEM-GO) - 11 votos; Aldo Rebelo (PCdoB-SP) - 8 votos; Miro Teixeira (PDT-RJ) - 7 votos; Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) - 7 votos; Luciana Genro (Psol-RS) - 6 votos; Júlio Delgado (PSB-MG) - 6 votos; José Eduardo Cardozo (PT-SP) - 6 votos; Dr. Rosinha (PT-PR) - 6 votos; Sarney Filho (PV-MA) - 5 votos; Vicentinho (PT-SP) - 5 votos; Rita Camata (PSDB-ES) - 5 votos.
DO BLOG - Ninguém do Ceará aparece na relação dos melhores. Pode até ter trabalhado, mas não foi reconhecido pelo jornalistas e podem ser esquecidos pelo povo. Para participar da escolha acesse o site: http://www.congressoemfoco/. com.br)

TROCA-TROCA DE PARTIDOS, A HORA DO TOMA LÁ, DÁ CÁ..

A recente enxurrada de deputados e senadores que trocaram de partidos deixou uma certeza nos corredores do Congresso: os partidos desistiram de ser donos dos mandatos. Das 11 legendas que perderam parlamentares até o último sábado, somente o DEM e o PDT vão entrar na Justiça eleitoral para reaver as vagas na Câmara ou no Senado. Outras duas ainda devem analisar nos próximos dias o caminho que vão tomar. O prazo para a troca de partidos terminou no último sábado (3). Legendas tradicionais, como DEM e PMDB, foram as que mais perderam integrantes no Congresso. Os democratas, ao contrário dos peemedebistas, não tiveram nenhuma nova filiação de parlamentar. Por isso, a agremiação já entrou na Justiça para reaver os mandatos dos deputados Jairo Carneiro (BA) e Nilmar Ruiz (TO). Eles foram para o PP e o PR, respectivamente. A outra legenda que já definiu que pedirá os mandatos é o PDT. Davi Alves (MA) deixou o partido e foi para o PR, e Severiano Alves (BA) se filiou ao PMDB. A saída dos dois irritou o líder pedetista na Câmara, Dagoberto Nogueira (MS). "O Davi conversou com a gente, disse que tinha dificuldades no diretório da sua cidade (Imperatriz), e que sairia por isso. Nós chegamos ao ponto de garantir uma intervenção no diretório", afirma Dagoberto. (fonte: site congresso em foco)

PESQUISA ELEITORAL NO CEARÁ PARA GOVERNADOR...

Pesquisa realizada pelo Instituto Zaytec Brasil, publicada nesta terça-feira pelo Jornal do Cariri, aponta que, se as eleições fossem hoje, o governador Cid Gomes (PSB) seria reeleito para um segundo mandato com 53,5% das intenções de votos. A oposição, que ainda está longe de definir candidaturas, tem, porém, uma surpresa: a pesquisa mostra que o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), receberia 16% dos votos em uma eventual disputa com Cid Gomes. Pessoa se movimenta nos municípios, tem conversado com o senador Tasso Jereissati (PSDB), mas ainda não demonstra convicção sobre a sua candidatura uma vez que teria que renunciar a dois anos de mandato como prefeito de Maracanaú – o mandato dele vai até o 31 de dezembro de 2012, e, para ser candidato, teria que deixar o cargo no dia 31 de março do próximo. Ao lado do ex-governador Lúcio Alcântara, Roberto Pessoa está fazendo o que, para muitos, é o dever de casa: ocupa os espaços e se transforma em um nome conhecido no Estado. Essas são condições que o ajudam a pensar na sucessão do governador Cid Gomes que, ao longo dos últimos três anos, não sofreu oposição. O quadro eleitoral no Ceará depende muito das decisões no cenário nacional. E uma peculiaridade da política local: a presença do ex-governador e deputado federal Ciro Gomes (PSB) muda para um lado ou para outro o quadro sucessório do irmão, Cid Gomes. Se candidato a presidente da República, Ciro definirá um cenário político, podendo provocar um rompimento na aliança com o PT e, com isso, ficando ainda mais colocado no grupo do senador Tasso Jereissati. Se candidato ao Governo de São Paulo, com o apoio do presidente Lula, Ciro deixa o caminho mais livre para o irmão que pode juntar o PT e o PSDB no mesmo palanque, com as candidaturas de Tasso à reeleição e do ministro José Pimentel (a vice ou, mesmo,ao Senado).O PR conta, porém, com um quadro diferente, tendo o prefeito Roberto Pessoa candidato a governador, em uma aliança com o PSDB e o DEM. Nesse cenário, Tasso seria candidato à reeleição e o ex-governador Lúcio Alcântara poderia sair, também, como postulante a uma das vagas ao Senado.
Outros dois nomesAlém de Cid e Roberto Pessoa, aparecem nas pesquisas de intenções de votos ao Governo do Estado: Renato Roseno, do PSOL, com 5,2% das intenções de votos, e Ilário Marques, do PT, com 2,3%. Entre os entrevistados, 15,3% não quiserem ou souberam responder, enquanto 7,7% anulariam o voto ou votariam em branco.A pesquisa do Instituto Zaytec Brasil foi realizada entre os dais 26 e 29 de setembro, ouviu 1.755 entrevistados em 57 municípios do Ceará, tem margem de erro de 2,34% e nível de confiança de 95%. Essa é a primeira pesquisa sobre intenções de votos ao Governo do Estado e ao Senado.