quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ATLETAS DE SOBRAL VENCEM I JOGOS CEARENSES DE CAPOEIRA.

Atletas é recepcionados pelo Secretário do Esporte Hermenegildo Sousa Neto.
Sobral está de parabéns com a participação dos seus atletas de capoeira no I JOGOS CEARENSE DE CAPOEIRA, realizado nos dias 29 e 30 de Setembro e 01 e 02 de Outubro, em Fortaleza, no Centro Urbano de Ciência, Cultura e Arte) e na Barraca Marulho (CUCA).
A equipe de Sobral, formada por 10 capoeiristas representando seus grupos de capoeira (ACAPOEIRA, CAPOEIRA MUNDI e ASSOCIAÇÃO ZUMBI CAPOEIRA), teve uma marcante participação, trazendo para nossa região o 1° lugar do Instrutor de Capoeira Evandro Melo (Camelo) e o 2° Lugar do contramestre de Capoeira Estevone (Rony).
Os atletas vencedores e demais participantes da competição ao falarem da satisfação pelas conquistas, atribuíram parte do sucesso de duas atuações ao apoio que a Secretaria de Esporte e Juventude dá às atividades da Liga Sobralense de Capoeira. Segundo eles, este é fator principal para que os atletas se sintam estimulados a buscar novos resultados e colocar Sobral como um dos principais centros do esporte cearense.
Fonte: Elenilton Roratto.

ESSA É DO FACEBOOK DO RADIALISTA OLIVEIRA DOMINGOS.

Jose Messias Domingos Domingos
"Vereadores João Alberto e Adaldécio estão p da vida k Veveu-verá. O primeiro não engoliu a historia do prefeito ter ido a Ouro Branco anunciar uma quadra que João Alberto pediu e o Itamar tomou a frente. Jah Adaldécio ñ gostou nem um pouco da ida do alcaide distribuir brinquedos no Aprazivel, + uma vez levado pelo Itamar. A ciumeira tah grande e o desconforto dos edis maior ainda.Eiê!!!!!!"

SOBRAL REALIZADA CAMINHADA DO "OUTUBRO ROSA" DIA 29 DE OUTUBRO.

Sobral realizará, no dia 29, sábado, uma caminhada referente ao “Outubro Rosa: Sobral na Prevenção do Câncer de Mama”, com apoio do SESC e Instituto Avon.
A caminhada que acontecerá pelas ruas do centro da cidade com Banda de Música e com carro de som que vai tocar o jingle da campanha e chamar a atenção dos transeuntes pretende mobilizar a sociedade sobralense para a prevenção do Câncer de Mama.
A concentração para a caminhada será na Praça São Francisco, em frente ao SESC, a partir das 7h30m. Na ocasião haverá distribuição de camisas e de leques para as participantes com informações sobre o que toda mulher precisa saber a respeito do câncer de mama para proteger a própria vida e contribuir para compartilhar esta preciosa informação com outras mulheres..
O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, que vem sensibilizando dezenas de entidades no Brasil.
Em 2011, estão sendo organizadas em todo o País corridas, caminhadas, atividades físicas, apresentações musicais, palestras com especialistas – tudo feito de um jeito interessante e lúdico, de maneira a tornar mais eficaz a conscientização sobre a prevenção e os cuidados com a mama.
O principal objetivo é reforçar a informação de que o exame clínico e a mamografia, feitos regularmente, são as formas mais eficientes de conseguir um diagnóstico precoce e, dessa forma, aumentar para até 95% as chances de cura do câncer de mama.
Fonte: PMS

I SEMINÁRIO REGIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral- Sindsems, em parceria com a Associação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito de Sobral- AGMATS, estará realizando no dia 24 de outubro de 2011, das 7 às 12hs, no Plenário da Câmara Municipal de Sobral, o I Seminário Regional das Guardas Municipais e Segurança Pública, o evento que faz parte da programação da III Semana do Servidor Público.
Será um seminário especifico para discutir a regulamentação, o poder de policia, a importância das guardas municipais no sistema brasileiro de segurança pública, Controle Social e Fórum permanente dos trabalhadores das guardas municipais em defesa das políticas publicas de segurança, onde estará presentes delegação das diversas guardas municipais da região norte do Ceará.
PROGRAMAÇÃO

DIA 24/10/11
07h00 - Credenciamento/Coffee Break
Local: Plenário da Câmara Municipal de Sobral.
07h30 - Apresentação Artística.
08h00 - Abertura/Composição da Mesa Redonda.
08h30 – Palestra de Abertura: O poder de polícia das guardas municipais e o fortalecimento do controle Social das Políticas de Segurança Pública Municipal.
Palestrante: Dr. Pedro Aurélio Ferreira Aragão, Defensor Público licenciado, Secretário da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sobral, e suplente de vereador- PDT.
09h30 - Palestra 02: O papel das guardas municipais no sistema brasileiro de segurança pública.
Palestrante: Ten. Cel. Francisco Cláudio Mendonça, Supervisor do Ronda do Quarteirão na Região Norte.
10h30 - Palestra 03: Os Efeitos da regulamentação das guardas municipais como órgãos de segurança pública.
Palestrante: Dr. José Arimá Rocha, Advogado formado pela UFC, com pós-graduação em Segurança Pública. É diretor-geral da Guarda Civil de Fortaleza desde 2005.
11h30 - Palestra 04: Fórum regional permanente das guardas municipais.
11h00 - Debate
12h00 - Encerramento / Entrega de certificados.
MAIS INFORMAÇÕES:
SINDSEMS: http://www.sindsems.org.br/ - (88) 3611.1400

5ª SESSÃO ITINERANTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE SOBRAL SERÁ REALIZADO NO CARACARÁ.

Já está definido a data da 5ª Sessão Itinerante a ser realizada pela Câmara Municipal de Sobral. Com informações do Vereador Zezão(PP) o distrito de Caracará sediará a 5ª Sessão Itinerante na próxima sexta feira, dia 28 de outubro de 2011, ás 19 horas.
Segundo Zezão, o legislativo deverá reunir-se na quadra de esporte daquele distrito. Ainda será definido pela mesa diretora quais os parlamentares que usarão a tribuna da Casa do Povo, e quais os moradores que também terão direito ao uso da Tribuna Popular.

AMANHÃ É O DIA MUNDIAL DE COMBATE Á OSTEOPOROSE.


Esta quinta feira, dia 20 de Outubro, é o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. Conheça um pouco dessa doença que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros.
1) O que é a osteoporose?
È uma doença silenciosa que aos poucos vai fragilizando os ossos, é caso de saúde pública no universo da população com mais de 50 anos. Depois de atingir essa faixa etária 01 em cada 03 mulheres e 01 em cada 05 homens apresentarão uma fratura relacionada à osteoporose.
2) Qual é a melhor maneira de prevenir a doença?

A melhor maneira de prevenir os riscos da osteoporose é o diagnóstico precoce. A partir disso, o paciente é submetido a tratamento que implica desde a mudança de hábitos alimentares e de atividade física, até a adoção de fármacos.
3) O que é a Década do Osso e da Articulação?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu que de 2000 a 2010 é a Década do Osso e da Articulação. Nesse período, uma série de atividades já tem sido e ainda será realizada em todo o mundo para, entre outras coisas, lembrar a importância de se prevenir a osteoporose. 
4) Quais são as estatísticas no Brasil e no mundo?

Cerca de 75 milhões de pessoas têm OP na Europa, EUA e Japão. No Brasil são cerca de 10 milhões de pessoas com OP (aproximadamente 01 em cada 17 pessoas têm osteoporose (OP)).
ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTE...
- Após os 50 anos, 01 em cada 03 mulheres e 01 em cada 05 homens apresentarão uma fratura relacionada à OP. 
- Aproximadamente 75% das fraturas de quadril após os 50 anos acontecem nas mulheres e 25% nos homens. 
- Em 2050 a incidência mundial de fratura de fêmur deve aumentar 310% nos homens e 240% nas mulheres. 
- Numa mulher branca o risco para uma fratura de fêmur é 01 em 06, e para o diagnóstico de câncer de mama é de 01 em 09. 
- Uma mulher de 50 anos de idade tem 2,8% de risco de morrer em conseqüência de complicações de uma fratura de fêmur. Este risco é equivalente ao de morrer por câncer de mama e 04 vezes maior que o de morrer por câncer de endométrio. 
- Mulheres com mais de 45 anos de idade necessitam de mais dias internadas em hospitais em decorrência da OP que muitas outras doenças (incluindo diabetes, infarto e câncer de mama). 
- Após os 50 anos, os homens apresentam um risco aproximado de fraturar por OP em torno de 30%, similar ao risco de desenvolver câncer de próstata. 
- A mortalidade no primeiro ano após uma fratura de fêmur está em torno de 20-24%. 
- Somente 1/3 das fraturas vertebrais apresentam sintomas. 
- No Reino Unido, a cada 03 minutos alguém tem uma fratura relacionada à OP. 
- Uma fratura prévia está associada a um aumento de 86% no risco de outra fratura. 
- A maioria das pessoas com alto risco (aproximadamente 80%), com antecedente de fratura, NUNCA foram diagnosticadas ou tratadas. 
Fonte: International Osteoporosis Foundation (
www.osteofound.org) 

SECRETÁRIA IZOLDA CELA PROFERIRÁ PALESTRA EM SOBRAL NESTA QUINTA FEIRA.

A secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, participará da I Semana Municipal do Bebê, evento que integra o Outubro Sobral Criança 2011. Izolda proferirá palestra com o tema “Olhares para a 1ª infância”, durante o Seminário Criar e Fortalecer Vínculos Familiares. A palestra será no dia 20 de outubro e terá início às 16h, no pátio da Prefeitura.
O evento é aberto principalmente a profissionais que atuam na área de saúde do município como, gestores, técnicos do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), agentes comunitários de saúde e enfermeiros e, ainda, técnicos do Trevo de Quatro Folhas e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Também são convidados profissionais da rede de ensino público como, diretores de escolas, professores da educação infantil e berçaristas, entre outros.
A programação da I Semana Municipal do Bebê acontece desde o dia 12 de outubro e prosseguirá até o dia 22 de outubro, nas escolas do município, nos Centros de Educação Infantil, nas Unidades Básicas de Saúde e, também, nos CRAS e Centros de Saúde da Família (CSF) de Sobral.
Fábio de Melo Magalhães - Assessor de Comunicação/ Prefeitura de Sobral

PREFEITO VEVEU ARRUDA LEVA BENEFÍCIOS PARA A ESCOLA CARLOS JEREISSATI.

Prefeito Veveu inaugurará Laboratório de Informática e Sala Multifuncional na Escola Carlos Jereissati. A inauguração ocorrerá na quinta-feira, 20 de outubro, a partir das 19h30min. A Escola Carlos Jereissati é mais uma escola da Rede de Ensino Público do município a receber melhorias previstas no Eixo de Infraestrutura do Projeto Escola Aprender Melhor, lançado pelo prefeito Veveu no dia 5 de setembro passado.

O laboratório de informática, que será entregue à comunidade na quinta-feira, 20 de outubro, pelo Prefeito Veveu juntamente com o Secretário de Educação Júlio Cesar Alexandre, está equipado com 20 computadores novos e uma impressora para uso de alunos, professores e ex-alunos da escola. O laboratório conta, ainda, com um monitor em cada turno para acompanhamento dos alunos. Os monitores são alunos do Ensino Médio do Município, capacitados pelo Projeto Pró-Jovem da Secretaria de Educação de Sobral.

A Sala Multifuncional atenderá 79 crianças com necessidades especiais pelo Atendimento Educacional Especializado. A sala conta com 33 recursos didáticos e está equipada com 2 (dois) computadores, sendo um adaptado para cegos, 1 (um) notebook, 1 (um) impressora e 1 (um) scaner e, ainda, jogos educativos, mobiliário novo e 1 (uma) cadeira de rodas.


A Escola Carlos Jereissati possui 1.701 alunos matriculados no Ensino Fundamental, sendo 202 estudando no Anexo Lions Caiçara e 199 no Anexo Câmara Júnior. Possui, ainda, 120 alunos atendidos na Jornada Ampliada (Agente de leitura, dança, música, banda de marcial e artes) e 79 alunos com necessidades especiais.
A Escola Carlos Jereissati fica no Bairro Sinhá Sabóia, ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Fábio de Melo Magalhães - Assessor de Comunicação/ Prefeitura de Sobral

TIM GOMES TEM SUAS CONTAS DO LEGISLATIVO DE FORTALEZA REJEITADAS PELO TCM.

O deputado Tim Gomes (PHS), que foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, não esbanja sinais de riqueza, mas o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou suas contas e ainda lhe reservou notas de improbidade administrativa. A decisão vai agora para o plenário da casa que ele presidiu. Seu futuro está nas mãos dos colegas do passado.
Fonte: blog Roberto Moreira

TRABALHADOR RECEBERÁ 20 MIL DO ESTADO POR TER SIDO PRESO ILEGALMENTE.

Um trabalhador preso ilegalmente em 2001 no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, será indenizado em R$ 20 mil pelo Governo do Estado. A decisão é do juiz Francisco Chagas Barreto Alves, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza.

De acordo com o processo, na manhã do dia 11 de novembro daquele ano, o homem foi preso em flagrante sob acusação do crime de homicídio. O trabalhador permaneceu recluso durante um mês, sendo posto em liberdade por não ter sido comprovada a autoria do crime.

Alegando ter ficado sem poder trabalhar e sofrido rejeição social e abalo psicológico, entrou com ação na Justiça, em 2006. Na contestação, o Governo do Estado afirmou que a prisão foi decretada em razão de indícios da participação do acusado no crime. Alegou ainda que os agentes estatais agiram de maneira lícita. As informações são do TJCE.