quarta-feira, 16 de junho de 2010

PHS TERÁ CANDIDATO Á DEPUTADO ESTADUAL EM SOBRAL.

Firme e forte. Assim se define o pré-candidato Nenen Chicute(PHS) que deverá disputar uma vaga para a Assembléia Legislativa do Ceará. Os amigos do Nenen acreditam que ele será bem votado aqui em Sobral. Nenen Chicute deverá dar apoio ao Deputado "Francisco Caminha" que postulará uma vaga para a Câmara maior do país. (Na foto Nenen e Caminha abraçam a Prefeita Luizianne Lins(PT).)
DO BLOG - Se quizessem somente os "Galinhas d'agua" elegeriam o Nenen.

VICENTE ARRUDA DIZ QUE "PR JÁ DEFINIU", LÚCIO ALCANTARA SERÁ CANDIDATO Á GOVERNADOR.

O deputado federal Vicente Arruda (PR) prega cartaz: “O PR terá candidato a governador e esse candidato já está definido: é Lúcio Alcântara”. Acrescenta Arruda que o partido não abrirá mão de sua postulação no primeiro turno. No segundo -avisa-, o PSDB terá o nosso apoio se for o adversário do governador Cid Gomes e cobraremos reciprocidade se Lúcio for o adversário de Cid. (Sônia Pinheiro).
DO BLOG - Notícia obtidas pelos Blog dão conta que Vicente Arruda não seria mais candidato á reeleição e que teria vendido as suas emendas parlamentares á 10% do Valor. Sinceramente, não acreditei...

DEPUTADO FERREIRA ARAGÃO QUER CAMPANHA CONTRA O ALCOLISMO NA GRAVIDEZ.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembléia Legislativa, aprovou três projetos que foram transformados em indicação, todos de autoria do líder do PDT, o Deputado de Sobral Ferreira Aragão. Um dos projetos, o de nº 88/2010 - institui a campanha de prevenção à síndrome alcoólica fetal. Segundo Ferreira Aragão, a campanha terá como objetivo a divulgação, por meio de material gráfico e propaganda na mídia televisiva e escritados, dos prejuízos causados pelo álcool durante a gravidez.

17 DISTRITOS DO CEARÁ PODEM SE TORNAREM MUNICÍPIOS AINDA ESTE ANO.

Foram aprovados pela Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta quarta-feira (16), 17 projetos de decreto legislativo que se referem a realização de plebiscitos sobre a emancipação de distritos que pertencem a 16 municípios cearenses. Anote as cidades: Acaraú, Acopiara, Beberibe, Caucaia, Crato, Crateús, Iguatu, Jucás, Nova Russas, Mauriti, Maranguape, Maracanaú, Pedra Branca, Redenção, Tauá e Tamboril. Agora, os decretos serão encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que vai analisar se os pedidos são constitucionais. Se for aprovado, o órgão executará o plebiscito no dia das eleições nacionais, em outubro. Fonte: AL.

DILMA ROUSSEF DIZ QUE CONTINUARÁ POLÍTICA EXTERNA DO PRESIDENTE LULA.

A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, afirmou hoje em Paris que, se eleita, vai manter a política externa do governo do presidente Lula. Hoje, Dilma terá um encontro com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, em que vai reiterar a intenção do Brasil em garantir a manutenção da parceria estratégica entre os dois países. “Eu fui convidada aqui pelo presidente Sarkozy e a mensagem (que trazemos) é continuar com a parceira estratégica que o governo do presidente Lula manteve com a França nesses últimos anos. Nós já tivemos uma parceria no submarino e daqui para frente é manter esse relacionamento”, disse. Segundo a petista, o giro de seis dias pela Europa tem como objetivo estabelecer a posição da sua campanha em relação ao cenário internacional, com a defesa da política externa de Lula, sobretudo em relação à prioridade dada aos países da América Latina e do Mercosul.
(Fonte: O Globo)

DESESPERO DO EUNÍCIO OLIVEIRA. PMDB ESTADUAL EXTINGUE DIRETÓRIO MUNICIPAL DE ITAREMA E AMEAÇA O PREFEITO ROBÉRIO.

O diretório municipal do PMDB de Itarema (Litoral Oeste) não foi renovado pela cúpula estadual do partido. A informação foi dada, nesta quarta-feira, 16, para o blog do jornalista Eliomar de Lima, pelo presidente em exercício da legenda, empresário Gaudêncio Lucena. Com a medida, o prefeito Robério Monteiro terá que arranjar outro partido se desejar, nas próximas eleições, disputar algum mandato. Gaudêncio adianta que, além dessa decisão, a cúpula estuda a possibilidade de convocar a Comissão de Ética para avaliar a possibilidade de expulsar o prefeito que não quer votar no deputado federal Eunício Oliveira para o Senado. Para o dirigente peemedebista 'é um absurdo que um militante e, em especial, uma liderança como é o prefeito, querer optar por outros candidatos, quando nós temos opção'. Esse é o primeiro caso avaliado e resolvido pela direção estadual, avisa Gaudêncio. IGUATU Sobre a posição do prefeito Agenor Neto, de Iguatu (Centro-Sul), também não disposto a votar em Eunício Oliveira para o Senado, Gaudêncio disse que 'o caso ainda será apreciado'. (Fonte: o Povo)

TAPERUABA E ARACATIAÇÚ LONGE DE SE TORNAREM MUNICÍPIOS.

E cada vez fica mais distante o sonho dos amigos dos distritos de Aracatiaçú e Taperuaba em sairem da condição de dependentes da cidade de Sobral. Os dois distritos é os que ficam mais distantes da sede do nosso município. Nenhum distrito de Sobral foi sequer listado pela Assembléia do Estado do Ceará como candidato á uma vaga. A questão aqui é política. Taperuba e Aracatiaçú viraram as galinhas dos ovos de ouro para alguns políticos de Sobral. Os dois distritos reunem todas as condições necessárias. E pelo desejo do povo esse sonho já teria sido realizado á muito tempo.
DETALHES - 1965 - Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Sobral adquiriu como distritos os extintos município de Aracatiaçu, Taperuaba e Forquilha ex-São Francisco do Monte, pois foram criados e não instalados. 1985 - Pela lei estadual nº 11012, de 05-02-1985, desmembrada do município de Sobral os distritos de Forquilha e Trapiá, para formar o novo município Forquilha. (fonte IBGE) SOBRAL HOJE - Em divisão territorial datada de 2005, município é constituído de 13 distritos: Sobral, Aprazível, Aracatiaçu, Bonfim, Caioca, Caracará, Jaibaras, Jordão, Patos, Rafael Arruda, Patriarca, São José do Torto e Taperuaba. (foto da Igreja Matriz de Taperuaba)

DONA LILY CRISTINO APAGA VELINHAS HOJE.

Hoje é dia de Parabenizar a nossa primeira dama de Sobral, Dona Lily Frota Cristino. Essa é mulher de fibra, é uma guerreira ao lado dos mais pobres e humildes de Sobral. E juntamente com Prefeito Leonidas tem feito a diferença no desenvolvimento social da nossa cidade. Os sinceros parabéns do Blogueiro...

"TREVO DE QUATROS FOLHAS" DE SOBRAL PARTICIPA DE PROGRAMAÇÃO COM MINISTÉRIO DA SAÚDE DO PERU.

A experiencia do Trevo de Quatro Folhas de Sobral mostrado no Peru.
A coordenadora do Trevo de Quatro Folhas, Indhira Sherlock fala aos presentes.
O Trevo de Quatro Folhas, por ter sido ganhador do primeiro lugar no “Concurso de Experiências em Inovação Social na América Latina e o Caribe”, da CEPAL (Comissão Econômica para o Desenvolvimento da América Latina e o Caribe), no ano de 2007, passou a ter maior visibilidade, sendo reconhecido internacionalmente como uma estratégia efetiva e inovadora para a redução da morbimortalidade materno-infantil. Devido a isso, foi convidado a participar de uma agenda com o Ministério da Saúde do Peru. Representando o Trevo de Quatro Folhas, Indhira Sherlock Melo, coordenadora da estratégia, esteve nos dias 07 e 08 de junho deste ano, em Lima (Peru), participando de uma agenda de entrevistas para jornalistas e meios de comunicação de Lima e apresentou o serviço no “Seminário para a Réplica Criativa: Alternativas que melhoram os cuidados com mães e crianças”. Além do Trevo de Quatro Folhas, outra experiência inovadora em saúde reconhecida pela CEPAL, que esteve se apresentando foi o Programa de Crescimento e Desenvolvimento Coletivo “Assossiation Taller de los Niños”. Estavam presentes neste seminário algumas autoridades daquele país, destacando-se: Dr. Óscar Raúl Ugarte (Ministro da Saúde do Peru), María Elisa Bernal (Coordenadora da CEPAL na América Latina e Caribe), Dr. Paul Martins (Representante da UNICEF no Peru). O auditório contou com cerca de 450 pessoas, pediatras, obstetras, enfermeiras, jornalistas e outras profissionais envolvidos na situação da redução da morbimortalidade materno-infantil no Peru.
(texto: Enfermeira Julia Santos - Trevo de Quatro Folhas)

PSDB FAZ PESQUISA PARA ESCOLHA DO NOME DO SEU CANDIDATO A GOVERNADOR.

Oficialmente, o PSDB só deve anunciar a candidatura do partido ao Governo do Ceará na segunda, 21. O senador Tasso Jereissati aguarda ainda o resultado de uma pesquisa do Ibope que irá nortear a tomada dessa decisão. Hoje, os tucanos têm três opções: o deputado estadual Marcos Cals, o empresário Beto Studart e o radialista Paulo Oliveira (foto). Beto Studart teria desistido ao se convencer que não irá colocar no primeiro turno no mesmo palanque o senador Tasso Jereissati e o ex-governador Lúcio Alcântara. Assim restam duas alternativas. Marcos Cals tem dito que aceita ser candidato. Se for ele o ungido, Paulo Oliveira, líder de audiência na Rádio Verdes Mares deve ser o candidato a vice-governador. Agora, se Cals recuar, o PSDB deve lançar o próprio Paulo Oliveira. Popular em todo o Ceará, Paulo Oliveira não tem experiência política mas tem carisma e credibilidade de todos os cearenses por seu trabalho incansável na defesa da cidadania.
DETALHE - No PSDB, o nome de Paulo Oliveira tem respaldo e o senador Tasso Jereissati sempre foi um fã incondicional dele. Os tucanos já dispõem até de argumentos na defesa de Paulo Oliveira. Afirmarão que Paulo Oliveira é um homem do povo que soube enfrentar e vencer as dificuldades para se tornar a maior referência do rádio do Ceará. E por isso, está preparado para governar o Estado. O radialista Paulo Oliveira já admite concorrer como vice-governador ou mesmo suplente do senador Tasso Jereissati. Mas, o caminho de ser candidato a governador é um fato novo ainda não comentado por Paulo Oliveira. (fonte: Ceará Agora)

AUDIENCIA PUBLICA DISCUTE PLANO DE CARGOS E CARREIRA DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL.

Por solicitação do Vereador Marco Prado (PSDB) a Câmara de Sobral realizou ontem mais uma audiencia pública. Desta vez para discutir o plano de Cargos e Carreira do Magistério do município de Sobral. A audiência teve a presença do Procurador Geral do Município, Dr. Clito Carneiro, do Secretário de Educação Júlio Cesar, além dos representantes da Apeoc e do Sindicato dos Servidores do Municipio de Sobral. A audiência iniciou as 11:30m e discutiu com muito empenho a viabilidade da implantação desse plano de cargo e carreira. A reclamação foi geral, e segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Público Municipal, Célio Silva, o município de Sobral até economizaria, bem como valorizaria os servidores concursados fazendo essa implantação. O Secretário Julio Cesar disse que a gratificação retirada dos professores(10%) deverá ser pagas novamente, inclusive os meses atrasados.
O Projeto de Lei que cria o Plano de Cargos e Carreira está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal, que se reunirá na próxima sexta feira para análise do projeto. Segundo Gilvan Azevedo da APEOC, na próxima semana o Projeto de Lei deverá entrar na pauta de votação do legislativo de Sobral, e as entidades representativas dos servidores estarão lá para acompanhar tudo.
Foto: Moazildo Brito

E AS LAGOAS POLUÍDAS DE SOBRAL É DESTAQUE NA TV.

A lagoa dos Terrenos Novos - está sendo esvaziada.
Sobral está na TV. A TV Verdes Mares mostrou hoje pela manhã no "Bom dia Ceará" as lagoas de Sobral, infelizmente totalmente poluidas. Segundo a reportagem da TV, a cidade de Sobral já teve 20, atualmente existem 3 lagoas, o restante foram soterradas para construções. Anote as que restam: Lagoa da Fazenda, Lagoa do Javan e a lagoa dos Terrenos Novos, todas totalmente poluídas.
DETALHES - A lagoa dos Terrenos Novos - é lotada de lixos e serve de "fossa" para os banheiros dos moradores do bairro. A Lagoa do Javan - localizada próxima a Cohab III, recebe os dejetos vindos dos Moteis e das residências situadas ás Margens da Lagoa, que soube que seriam construções em área ilegal. A última lagoa, é da Fazenda - que fica próximo a Universidade Vale do Acaraú, é uma fedentina danada e recebe dejetos de residencias, restaurantes e dizem que até do hospital Dr. Estevão.
DO BLOG - A verdade é que o Município não tem feito muitas coisas nessas áreas para a sua preservação. Acho que a AMMA está devendo muitas explicações ao povo de Sobral.