segunda-feira, 28 de março de 2011

GARI COMPRANDO VASSOURAS PRÁ TRABALHAR...EM SOBRAL?

Se tiver fundamento, já sei que o negócio vai de mal a pior! O Radialista Oliveira Domingos, no seu programa "Tribuna & Plenário", na tarde desta segunda feira(28), noticiou que tem Gari, empregado da Prefeitura de Sobral, comprando "vassouras" para poder trabalhar.
Pela dimensão do nosso município, e o que é arrecadado, é uma situação que merecer uma reflexão. "Eles" já recebem tão pouco, e ainda ter que pagar prá trabalhar ?... É complicado.
Não sei qual o Secretário, mas aguardo uma resposta... 

ARMADILHAS DA DENGUE DETECTAM FOCO POSITIVO NO BAIRRO COHAB I.

 
Os Agentes Sanitaristas estão de plantão no bairro Cohab I. Três armadilhas montadas em pontos estratégios do bairro foram encontrados "lavras do mosquito". Hoje pela manhã foi montado um operação de Guerra contra o mosquita e várias residências foram visitadas com o "fumacê".  
Existe reclamação contra alguns moradores que têm "tanques de resarvatório de água" e também contra o prédio da Ex- Delegacia Distrital da Policia Civil, um prédio desativado, totalmente abandonado, pertencente ao Governo do Estado. 
O blog tomou conhecimento que havia um interesse de ceder o imóvel para a Prefeitura de Sobral, mas nada se concretizou. 
Detalhes - Este prédio foi construído na gesta do governador Valdemar de Alcantaras, pai do ex-governador Lúcio, servia como Posto de Saúde, depois foi feito a Delegacia Distrital da policia Civil e com o fechamento veio o abandono e hoje  passou a ser o "cagadouro público do bairro", é " "obra" prá tudo o quanto é lado". Também serve de Hotel para o mosquito da Dengue.
Fotos:Bené Fernandes.

PRESIDENTE DILMA LANÇA HOJE "A REDE CEGONHA".


 A presidente Dilma Rousseff lança hoje, em Belo Horizonte, o programa Rede Cegonha, que prevê investimentos de R$ 9,4 bilhões, até 2014, para garantir atendimento integral a gestantes e a bebês de até dois anos de idade e combater práticas que agravam as taxas de mortalidade materna e infantil. A rede de assistência será implantada mediante o reforço dos hospitais já existentes e a criação de novas estruturas como Casas da Gestante e do Bebê e Centros de Parto Normal, que deverão funcionar em conjunto com a maternidade.
O programa é inspirado no Cegonha Carioca, que a Prefeitura do Rio iniciou em 2010, e prevê a vinculação do pré-natal ao parto, com acompanhamento de cada fase da gestação. Para as mães assíduas aos exames de pré-natal, o Rede Cegonha oferecerá enxoval completo, ambulância na porta de casa e visita prévia para conhecer a maternidade onde será feito o parto.
Os problemas identificados pelo Ministério da Saúde que influenciaram na criação do Rede Cegonha incluem o elevado número de gravidez indesejada, a dificuldade de acesso de muitas mulheres a exames qualificados de pré-natal, práticas inadequadas de parto, além da peregrinação de gestantes, geralmente da periferia das metrópoles, em busca de maternidade.
O programa federal será adotado inicialmente em Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM), Distrito Federal, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Campinas (SP). Nessas capitais e regiões metropolitanas, segundo o Ministério da Saúde,ocorreram em 2009 mais de 13% dos 1.724 óbitos maternos registrados no país. Ainda de acordo com o ministério, 25% dos mais de 4.600 óbitos infantis registrados anualmente em todo o Brasil acontecem no primeiro dia de vida. E quase 16% deles foram registrados nas nove localidades que contarão inicialmente com os serviços do Rede Cegonha.
MENOS CESARIANAS
O programa também pretende reduzir o número de cesarianas, considerado excessivo, estimulando a realização de partos normais. Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável a proporção de 15% para as cesarianas, atualmente 40% dos partos realizados pelo SUS são cesáreos.
“Trata-se de mais uma iniciativa da Presidenta na área da saúde, com foco especial na qualidade de vida das mulheres brasileiras, dois temas prioritários na agenda do atual governo”, informa nota oficial emitida pelo governo neste domingo.
Entre as iniciativas anteriores “que visam a apoiar mulheres, mães, crianças e a família”, a nota destaca o lançamento, no dia 23, de medida para construir seis mil creches e pré-escolas até 2014. Outra decisão citada é a de fortalecer a rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do câncer do colo do útero, com investimentos de R$ 4,5 bilhões. O dinheiro será usado para implantar 50 centros de atendimento em mastologia/ginecologia e incentivar estados e municípios a oferecer às mulheres entre 25 e 59 anos o acesso ao exame preventivo do câncer do colo do útero. A verba será usada ainda para assegurar a utilização de todos os equipamentos de mamografia já adquiridos pelo SUS.
Fonte: Brasília Confidencial

GOVERNADOR CID GOMES FARÁ INAUGURAÇÕES EM LISIEUX-SANTA QUITÉRIA.

Recebi uma informação do amigo José Wellington Araújo, ex-vereador da Cidade de Santa Quitéria, representante do distrito de Lisieux, que no próximo dia 31 de março de 2011,  o governador Cid Gomes, a Secretária de Educação do Estado, Isolda Cela, e o Deputado Nelson Martins, hoje Secretário de Desenvolvimento Agrário, estarão inaugurando a Escola Estadual de Ensino Médio Maria Neuza Araujo Moura.
O governo do Estado presta uma homenagem a genitora dos amigos José Wellington, funcionário do Bradesco e o Paulo Régis da SEFAZ, grandes amigos desse blogueiro. 
No mesmo dia, será inaugurado a CE-463 que liga Lisieux á CE-362(Forquilha á Santa Quitéria). É aquele entroncamento que muita gente morre de medo dos assaltos. Parabéns aos amigos de Lisieux. Essa era uma reividicação antiga dos moradores, muito batalhada pelo Vereador José Wellington(PT).

CIDADE DE GRANJA-CE., PODE TER TIDO A 1ª MORTE POR DENGUE TIPO 3 DO ESTADO.

Acho que a idéia do Estado é não apavorar ninguém. Mas não se pode também ocultar determinadas verdades. A mosca zoou na noite deste domingo, e o Blog tomou conhecimento que a cidade de Granja-CE., poderia ter tido o primeiro caso de morte por DENGUE tipo 3 - (DENV3).
O caso teria ocorrido na cidade de Granja-CE., na Região Norte do Ceará, no mês de fevereiro/2011. A vítima teria sido uma criança(4anos), o local do óbito foi o Hospital Municipal de Granja, a data da notificação foi 12/02/2011. O óbito ocorreu na data de 12/02/2011.
No relatório da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará- SESA emitido no dia 24/03/2011, ás 14hs,  o caso Aguarda Resultado.
Aguardamos a confirmação do caso pela Secretaria de Saúde do Estado. Mas verdade seja dita, estamos com medo.