sexta-feira, 2 de abril de 2010

SEXTA FEIRA SANTA EM SOBRAL: FÉ, BEBEDEIRA E TEATRO.

Grupo Mojucre -Bairro da Coelce - Falta texto e o improviso é ruim! Grupo Vida União - 10 anos - Faltou gravar vozes dos atores. Pouco se escuta. Grupo da Igreja da Ressurreição - Falta bons cenários e gravação de vozes! Grupo Vida União - atrai um grande público em suas apresentaçoes!
Grupo Pequenos seguidores de Cristo - Pe. Palhano. - Jovens do Projeto Vida que te quero viva - falta gravação de vozes, e cenários.
Sobral viveu a sexta feira santa com muito momentos de fé, bebedeiras e teatro. Os bares funcionaram normalmente, cerca de 70% do total, e muita bebedeira, mas parecia um dia qualquer. A igreja católica cumpriu seu ritual da fé cristã, com adorações ao Santissimo Sacramento e Procissão. A Secretaria de Cultura de Sobral deu uma ajuda financeira para montagem do espetáculo teatral Paixão de Cristo. Vários grupos espalhados por bairros de Sobral realizaram as encenações da paixão.
DETALHE - Muita gente boa brincando de fazer teatro, muito amadorismo, grupos encenando sem seguir textos, na improvisação e sem nexo. Muita pobresa de figurino, trilha sonora, e o público não ver e nem escuta nada.
SUGESTÃO - Usem palcos e gravem as vozes dos atores e dublem, essa técnica é usada na Nova Jerusalém, em pernambuco. Aqui em Sobral, somente o grupo teatral Vida A Vida trabalha com essa técnica, desde 2005. Vamos lá galera, mais qualidade, nosso público merece!

O BLOGUEIRO E O POETA...

Alguém aí duvida que Ele seja meu amigo? Pois é, estou ao lado de Patativa do Assaré, poetinha arretado, que muito nos orgulha. A sua estátua de bronze, está no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza. Alí funciona uns barzinhos bem bacana com musica ao vivo, e depois de uns Wiskizitos(?) fui bater um bapo com o poeta e gerou isso aí. Aqui é amizade pura e sincera.

CASO DAMIÃO XIMENES: MEDICO E DIRETOR DO HOSPITAL GUARARAPES SÃO CONDENADOS.

Por unanimidade, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) condenou a Casa de Repouso Guararapes, de Sobral, o médico Francisco Ivo de Vasconcelos e o diretor administrativo, Sérgio Antunes Ferreira Gomes, a pagar R$ 150 mil de indenização à Albertina Ximenes Lopes, mãe de Damião Ximenes Lopes, que morreu, aos 30 anos, quatro dias depois de ser internado na Casa de Repouso Guararapes.
HISTÓRICO - Portador de transtornos mentais, Damião foi internado no dia 1º de outubro de 1999. No dia 4, durante uma visita, a mãe do paciente o encontrou ensanguentado e com marcas de violência em todo o corpo.Após o filho ser atendido pelo médico da clínica, Francisco Ivo Vasconcelos, ela deixou o lugar para pedir socorro à filha, no distrito de Varjota. Ao chegar em casa, recebeu a notícia da morte de Damião. A necropsia, realizada pelo próprio Francisco Ivo - então médico-legista de Sobral - apontou a causa da morte como parada cardíaca por razões indeterminadas, mas o corpo apresentava sinais de tortura e maus-tratos.
Em 2006, o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), por negligência em relação à morte de Damião Ximenes pois, na época, a instituição psiquiátrica de Sobral era vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além de reparação econômica R$ 312 mil, a sentença de 2006 obrigava, ainda, o Brasil a tomar medidas para evitar a repetição de maus-tratos e tortura em instituições que atendem pacientes com transtornos mentais. O caso colocou em xeque o modelo da rede de tratamento psiquiátrico do País e Damião Ximenes se tornou um símbolo na luta por um tratamento mais humanizado. ( Texto: blog do Wilson Gomes)
DO BLOG - O SUS fechou o Hospital Guararapes, atualmente no prédio, totalmente reformado, funciona as faculdades INTA. A prefeitura de Sobral criou o CAPS DAMIÃO XIMENES que fica na boulevard do Arco e acolhe doentes mentais. Damião Ximines virou símbolo de luta contra os Manicômios espalhados pelo Brasil. ( mais informações: acesse institutodamiaoximenes.blogspot.com).

SENADOR TASSO - PSB E PSDB NO CEARÁ PRATICAMENTE JUNTOS.

Pelo que afirma o senador cearense Tasso Jereissati (PSDB), pré-candidato à reeleição, a aliança que vem sendo costurada nos bastidores entre ele e o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), tem mais chances de se tornar real do que gostariam os petistas cearenses. Na última quarta-feira, em entrevista ao site Terra Magazine, Tasso declarou que estão sendo feitos apenas "alguns arranjos" para que o PSDB feche aliança com o PSB, cujo presidente no Ceará é o governador. Apesar de almejar uma aliança com o PSB - partido que hoje está em dúvida entre o apoio a Dilma Rousseff (PT) ou uma candidatura própria à Presidencia, que seria encabeçada por Ciro Gomes (PSB), que é amigo do senador e irmão de Cid - Tasso descarta as duas possibilidades.
O senador garantiu que fará campanha para o presidenciável do seu partido: o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB). "Isso já está decidido. Sou candidato a senador e o palanque do Serra sou eu. No Ceará, eu sou o palanque do Serra. Está tudo certo".
2006, ano em que o governador foi eleito, os tucanos integram a gestão de Cid, estando representado em duas secretarias de Governo. Além disso - dono da maior bancada na Assembleia Legislativa do Ceará - o PSDB também apoia o governador no Legislativo. Para que esse apoio administrativo transforme-se em aliança política, resta apenas uma pendência: "tirar o bode da sala", nas palavras do líder da bancada tucana na Assembleia, João Jaime (PSDB).
O bode, segundo ele, é o PT, sigla que desde 2004 mantém uma aliança consolidada com o PSB e já manifestou interesse em repetir a aliança nas eleições deste ano. Segundo Jaime, o PT representa, hoje, o único obstáculo à aliança entre PSB e PSDB. "O bode é aquele bicho fedido que, quando está na sala, incomoda todo mundo", criticou o deputado. O deputado disse ainda que a aliança com PSB e apoio a Cid é hoje a única opção que o PSDB do Ceará tem. (fonte: Pedro Alves - o POVO)
DO BLOG - Esse João Jaime deve ter estudado com o Professor do Ciro, tem uma língua afiada. Mas a velha tática política recomenta não cutucar cobra com vara curta. Apesar da maior bancada, a situação do PSDB não é das melhores no Ceará. Hoje vive nas sombras dos FGs, "meninos de Sobral" criados politicamente pelo nosso Senador TASSO.

A VIA SACRA DE LÚCIO ALCANTARAS...

O ex-governador Lúcio Alcântara vai cumprir a tradição. A partir das 5 horas desta sexta-feira santa, ele participará da Via-Sacra do município de São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza). Lúcio cumpre essa tradição desde criança, quando acompanhava ao lado dos seus pais. Durante a via-sacra, ele também carrega a cruz, cumprindo sua obrigação de católico. (Fonte: blog do eliomar de lima - Foto – O POVO)
DO BLOG - Para ficar mais bonito, que tal convidar o Roberto Pessoa?