segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE SOBRAL REALIZA ENCONTRO SOBRE "CALAZAR".

A Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, realizará no dia 5 de Dezembro, no Centro de Zoonose, a partir das 14h um Encontro Intersetorial para discutir o Calazar.
Uma equipe multiprofissional foi estrategicamente formada pelas várias coordenações da Secretaria da Saúde para apresentação dos estudos de caso dos óbitos por Calazar ocorridos em Sobral que envolvem: Atenção Primária e Secundária, Vigilância dos Setores Biológicos de Risco, Centro de Zoonoses, Políticas de Saúde, Auditoria, Hospitais e Santa Casa através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Madre Rosa que atende doenças infectocontagiosas e equipes formadas por representantes dos Centros de Saúde da Família de cinco territórios (Junco, Coelce, Estação, Padre Palhano e Sinhá Saboia), Vigilância à Saúde e NASF – Núcleo de Apoio da Saúde na Família.
A DOENÇA...
A leishmaniose ou Calazar é transmitida através da picada de um mosquito popularmente conhecido por mosquito palha, cangalhinha ou asa branca, que quando pica o cão doente transmite a doença para o homem.
Os principais sintomas no homem são: febre que dure mais de 15 dias, falta de apetite, aumento do baço e do fígado, causando dor abdominal, emagrecimento e fraqueza, palidez. Como o Calazar é uma doença grave, ao perceber os primeiros sinais do calazar, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa, para avaliação médica e, se necessário realizar os exames específicos. O tratamento está disponível na rede pública. É necessário detectar a doença logo no seu início, pois, dessa forma, são evitadas as complicações que levam a morte.
Por: Coord. de Comunicação da Sec. de Saúde/PMS.

CAMARA DE VEREADORES REALIZA A SUA 73ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2011.

A Câmara Municipal de Sobral realizou nesta segunda feira(28) a sua 73ª Sessão Ordinária. Apenas o Vereador Marco Prado(PSDB) não compareceu a Sessão, por motivo justificado na mesa diretora. Vários requerimentos foram discutidos e apenas o Vereador Luciano Feijão usou o expediente da Tribuna, e falou sobre a sua preocupação com a "febre aftosa" na nossa região. Destacou ainda o trabalho que está sendo feito pelo Governo do Estado.
Após a leitura da ordem do dia, o presidente João Alberto deu por encerrado a Sessão e conclamou os parlamentares a permanecerem na Casa Legsilativa para uma Sessão Espeicial com a presença do Gerente do Centro de Zoonoses de Sobral, Raimundo Vieira Neto, que mostrará a real situação do "calazar" em Sobral.
DETALHES - A situação é preocupante na cidade de Sobral, o trabalho é árduo e o desafio é grande. Sobral se constrói em média 2 domícilios por dia, e não se sabe qual o impacto que isso trás no desenvolvimento da cidade, qual o impacto no meio ambiente. O  problema é proliferação do mosquito transmissor, que devido esse crescimento desordenado, pode fugir do controle, e isso é preocupante.

COMEÇOU FOI CEDO...

ESSA É DA MOÇADA DO PONTO DE CULTURA DA SERRA DO JORDÃO...

Amigo Bené Fernandes,

Gostaria de lhe CONFIRMAR de que o encerramento da Semana da Música promovida pela Secretaria de Cultura através da Escola de Música de Sobral e apoiado pelo Ponto de Cultura Artes do Rosário, aconteceu sim, ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Saúde do Distrito do Jordão. Foi um verdadeiro show cultural com participação de vários grupos, inclusive com apresentação de dois grupos da Serra: Banda Sinese e Grupo de Pagode Muleke.
Só faltou vc que foi convidado por mim alguns dias.
É SOBRAL EM CRESCIMENTO FAZENDO EVENTOS AO MESMO TEMPO.
Um forte abraço!!!!!
Audino Lopes - Coordenador do Ponto de Cultura Arte do Rosário - Jordão/Sobral.

DO BLOG - Nosso blog teve a informação de que o evento cultural havia sido encerrado em função da Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Sobral ocorrida na sexta feira(25) no mesmo horário do evento cultural... O que parece não ser verdade. Explicações aceitas..

DIA 1º DE DEZEMBRO: " DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS. "DIA DO LAÇO VERMELHO..."

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: Dia do Laço vermelho em todas as cidades do País.
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) estão promovendo mobilização para que os 5.565 municípios brasileiros participem da Campanha do Laço Vermelho 2011.
A iniciativa foi idealizada pela Unaids que em conjunto com municípios e governo federal enviaram às prefeituras cartas lembrando que em 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Em Sobral, a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Saúde e Ação Social, abarcou esta cruzada e está realizando intensa programação desde o dia 23 de novembro prosseguindo a campanha até 2 de dezembro. A programação inclui Oficinas para jovens adolescentes e profissionais da área da Saúde e mobilização do laço Vermelho, símbolo da campanha, no dia 1º, na Praça de Cuba.
O laço vermelho foi escolhido como símbolo na luta contra a doença em 1991, em Nova York. Os autores inspiraram-se nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos da Guerra do Golfo. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue, o amor e a infecção pelo HIV. O símbolo foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.

Por: Coordenação de comunicação - SS/PMS     

DEPUTADO FERREIRA ARAGÃO PREOCUPA COM CONSUMO DE DROGAS E ALCOOL POR ADOLESCENTES.

Projeto de Lei, de autoria do deputado Ferreira Aragão, líder do PDT, determina a comunicação, por parte dos hospitais, clínicas e postos de saúde, nas ocorrências de embriaguez ou uso de drogas por crianças ou adolescentes. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, o Conselho Tutelar da região e os pais ou responsáveis legais deverão ser imediatamente informados da ocorrência.
Aos órgãos públicos competentes caberá apurar as circunstâncias dos fatos, estabelecerem responsabilidades pelo ocorrido e decidir as medidas cabíveis de conformidade com a lei vigente e o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Os conselhos tutelares deverão acompanhar durante um ano a evolução social, escolar e familiar da criança ou adolescente vitima do consumo excessivo de álcool ou por uso de drogas, desenvolvendo ações positivas.
Atualmente, com a disseminação das drogas, principalmente ocrack”, o descontrole na venda de bebidas, muitas vezes adquirida por um adulto e repassada ao menor, além de maus exemplos vindos dos pais, a criança e o adolescente ficam expostos à situação de risco e vulnerabilidade.
“Faz-se necessária a presença da autoridade constituída para restabelecer as condições normais e dignas de vida para esses jovens, por meio de ações terapêuticas, escolares, esportivas e por meio da reconstrução dos laços afetivos familiares”, comentou Ferreira Aragão.
MARCONI ALVES – ASSESSORIA DE IMPRENSA

POR OMAN CARNEIRO: "OLHA A VOZ QUE ME RESTA..."

Sexta-feira, dia 25 estive prestigiando o convite feito pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador João Alberto, para participar da solenidade ocorrida no distrito do Jordão, oportunidade que me fez sentir de perto o agravo em que se encontra a DESATENÇÃO das muitas pastas do Poder Executivo para com a população sobralense.
Por isso, de forma muito respeitosa, através deste artigo, destino ao Prefeito Veveu o meu apelo à sua sensibilidade para com as situações aqui relatadas não só enquanto gestor municipal, mas na condição de um sobralense que sempre demonstrou querer o melhor para Sobral, para que recupere a altivez e a satisfação dos sobralenses, porque, diante do que vejo, sinto e constato nas ruas, até o momento eu só encontraria um vocábulo para definir o que de fato está acontecendo com a nossa cidade – DESATENÇÃO.
DESATENÇÃO com os nossos doentes, que não estão sendo prontamente atendidos com distribuição gratuita de medicamentos indispensáveis ao tratamento de doenças crônicas;
Uma DESATENÇÃO que não se aplica somente aos vivos, mas também aos mortos, que não estão tendo mais por parte do poder público nem o amparo para um digno enterro.
DESATENÇÃO também com a classe política, no desrespeito de não chamar os partidos e vereadores para tratarem sobre os problemas da cidade;
DESATENÇÃO com os Vereadores que expressam nas sessões semanais da Câmara um grito de socorro comum tanto por parte dos que atuam na linha de oposição partidária, quanto pelos que integram a base aliada ao governo municipal, reclamando diuturnamente por não conseguirem fazer com que o Executivo ouça a súplica das comunidades que eles representam;
DESATENÇÃO com o Legislativo, uma vez em que se marca a inauguração de um evento de grande benefício para um distrito, mas se peca gravemente por ignorar um evento de igual ou até maior significancia para outro distrito.
Sabendo que a Prefeitura tem recursos suficientes para que se estabeleça ações para a mais ampla qualidade de vida dos sobralenses, e por saber que o Veveu é uma pessoa honesta e bem intencionada, ainda acredito que ele não esteja a par da dimensão do que está acontecendo nos bairros e distritos de Sobral.
Por isso, em nome de todos os sobralense que a mim têm recorrido com justas queixas e demandas, lembro ao meu amigo Veveu um trecho da música do Chico Buarque, que diz:
“Deixe em paz meu coração que ele é um pote até aqui de mágoa, e qualquer DESATENÇÃO, FAÇA NÃO. PODE SER A GOTA D’ÁGUA.”

Matéria completa: www.omancarneiro.com.br

VEREADORES EM MAIORIA NA SESSÃO ITINERANTE DO JORDÃO.

Finalmente uma boa notícia das Sessões Itinerantes promovidas pela Câmara Municipal de Sobral. A Sessão ocorrida na última sexta feira(25) no distrito de Jordão, teve a presença de sete(7) Vereadores, e apesar do Show promovido pela galera do Ponto de Cultura de Jordão coincidir com a data e horário, não houve esvaziamento na Sessão, pelo contrário, o Show não aconteceu e todo mundo foi participar do evento legislativo. E a exemplo do que ocorreu nas anteriores, o "pau quebrou" na Sessão, com depoimentos e críticas "pesadas"  contra a Secretaria de Saúde, e várias outras secretarias da administração Veveu Arruda(PT). 
Vereadores presentes, João Alberto, Vicente de Paulo (Paulão), Adaldécio Linhares, Marco Prado, Paulo Vasconcelos, Júnior Balreira e Zé Vytal.
Foto: Wilson Gomes.

A MELHOR IMAGEM PARA DESEJAR UM FELIZ NATAL... DOE SANGUE.

DOE SANGUE...
PROCURE O HEMOCE DE SOBRAL.

FUMANTES: "AGORA VAI SER ASSIM"...

O Senado Federal aprovou uma medida provisória que proíbe o fumo em locais fechados de acesso público em todo o país. Mesmo os fumódromos, áreas criadas exclusivamente para fumantes em bares, restaurantes, shoppings e empresas ficam proibidos. No Ceará, onde lei que trata do assunto vigora desde 2009, a reação foi de críticas, moderadas e fortes.

A matéria federal prevê o aumento do imposto sobre o cigarro e estabelece um preço mínimo para a venda do produto no varejo. Para entrar em vigor, a lei precisa ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT). O deputado estadual Dedé Teixeira (PT), autor da lei n° 14.436/09, que disciplina o consumo de derivados do tabaco no Ceará, diz que a medida provisória é severa com os fumantes e pode prejudicar estabelecimentos como bares, restaurantes e boates. “A nossa lei eu considero mais democrática. Proíbe o fumo em recinto coletivo, público ou privado, mas dá oportunidade para os estabelecimentos se adequarem (criando espaços exclusivos para fumantes). Sem prejudicar o não fumante”. Apesar de admitir que a falta de fiscalização prejudica a aplicação da lei, o deputado comemora o efeito educativo da medida no Estado.

A MP aprovada no Senado endurece as regras para o consumo de derivados de tabaco em todo o País. Se a lei for sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT), a partir de 2012 serão proibidos os fumódromos e o imposto sobre o cigarro irá aumentar.
Fonte: O povo.com.br

UFOLOGISTAS EM ASSEMBLÉIA NA CIDADE DE SOBRAL.

Nesta última reunião ordinária de 2011 mais de vinte pessoas participaram. Como sempre, vários informes foram dados por componentes do CSPU, dentre eles o Caso da suposta visita à Mariana na localidade de Estivado, no município de Ipu-CE. Diz a beata Maria Alice que todo último domingo do mês, o fenômeno se repete. Foi mostrado o Vídeo da TV Verdes Mares e as fotos feitas pelo companheiro Hermínio, com os devidos comentários do mesmo.  Foi anunciado que a nossa confraternização natalina, será dia 14/12 na Pizzaria Pizza na Pedra, do amigo Mário.
A pauta seguinte foi uma pequena fala sobre os registros em Livros Sagrados, que são considerados por pesquisadores ufológicos como vestígios da presença de Óvnis e ETs no passado da Humanidade.
Eu citei passagens de alguns livros sagrados, dentre eles o Alcorão Sagrado, o Mahabharata, o Livro dos Mortos do antigo Egito, o Livro de Henoc, Os Manuscritos do Mar Morto e a Bíblia Sagrada.
Levei todos eles para mostrar aos Presentes. Falar de ETs nestes livros é um assunto sensível, pois mexe com a Fé das pessoas, que sempre viram neles apenas Divindades Como: Deuses, anjos, nefilins, serafins e seres sobrenaturais. É complicado, mas como pesquisadores ufológicos com métodos científicos temos que interpretar as informações ali contidas ao pé da letra, e não com a visão da Fé. Mostrei passagens dos dois primeiros livros da Bíblia, onde mostram seres com as mesmas atitudes e sentimentos humanos ( inclusive com as falhas), os quais normalmente são mostrados como sendo Deus, um deus único, onisciente e onipresente. Isto geralmente gera confusão nas pessoas. Mas nós enquanto pesquisadores ufológicos, defendemos que os seres que foram recebidos por Abraão, que comeram, beberam e que discutiram propostas com relação a atos violentos que seriam aplicados aos habitantes de Sodoma e Gomorra, não eram deuses ou anjos e sim pessoas pertencentes a outra civilização, habitantes de outro planeta. Não os classificamos como bons ou ruins, apenas analisamos o que está escrito. Portanto, peço desculpas aos presentes se por ventura se sentiram constrangidos com as análises segundo a visão ufológica.
Não discutimos Fé, que é coisa de foro íntimo de cada um. Eu também tenho minhas crenças, acredito num poder divino operando nas nossas vidas, mas está acima do que eu entendo como os seres extraterrestres que nos visitam para fazer pesquisa e outras coisas mais. Muito obrigados todos que compareceram, vamos pesquisar mais e desvendar estes mistérios. Não sou dono da verdade, inclusive sobre os Óvnis, por isso continuarei pesquisando.
Um forte abraço a todos e muito obrigado por terem comparecido.

Jacinto Pereira

PREFEITO VEVEU MOSTROU A NOVA PRAÇA DO PATROCÍNIO.

Neste domingo, dia 27, após a missa de 19h, o prefeito Veveu Arruda fez a apresentação das obras de reforma da Praça do Patrocínio, que contará com um novo Planetário que estará ligado ao Museu do Eclipse, e que será revitalizada com uma reforma completa, incluindo nova iluminação e paisagismo com arborização e novos passeios interligando os monumentos existentes na praça.
A Praça terá, ainda uma fonte com cascata e um catavento eólico, além de um parque para locação de brinquedos educativos e um parque infantil, protegido por gradil na lateral da igreja, com símbolos de constelações do zodíaco representados no piso.
O espaço contará ainda com vagas de estacionamento em duas laterais da praça com acessibilidade a pessoas com deficiência física ou com dificuldade de locomoção. O acesso de veículos para a frente da igreja em dias festivos foi mantido, preservando o desenho original.
Fonte: Elenilton Roratto.

ESSA MERECE A SUA ATENÇÃO...

DO BLOG - Uma pena que o Sindicato que "defende(??)" a Categoria de Enfermeiros no Estado do Ceará seja literalmente "omisso". O PISO SALARIAL do Enfermeiro é uma VERGONHA, acho que nem existe.
Para os concursos do Governo do Estado do Ceará fica fácil, o governo sempre dita quanto quer pagar, sem base salarial prá NADA. Fica os "pobres dos Enfermeiros" se matando para dar conta do seu serviço e muitos vezes fazendo a parte que caberia aos médicos, para que não seja prejudicado os pacientes. Claro que não é todo médico que se aproveita das habilidades e conhecimentos dos Enfermeiros, existem muito profissionais médicos éticos e trabalhadores, mas a grande maioria é "prequiçoso e incompetente", mas ELES têm um Sindicato organizado e que já definiu aqui no Ceará, o PISO SALARIAL DO MÉDICO. E o governo do Estado já acatou sem problemas...
Mas a situação dos "Enfermeiros" é de penúria. Lamentável, ver profssionais de tamanha importância com um salário inferior ao de um "pedreiro", com o devido respeito aos pedreiros.

O PT PRECISA "AFASTAR OS MAUS OLHARES DO PSB" PARA MANUTENÇÃO DA ALIANÇA.


Atualmente o Partidos dos Trabalhadores (PT) tem 16 prefeituras representadas pela sigla e praticamente todas já com nomes pré-lançados para as eleições de 2012. Como objetivo, o partido pretende primeiro reeleger esses prefeitos, afirma o coordenador do Grupo de Trabalho das eleições 2012, Joaquim Cartaxo.
Até agora Fortaleza tem seis “prefeituráveis”. Entre eles, o deputado Artur Bruno. “Meu nome está mantido. Reconheço que temos bons nomes e devemos buscar um que tenha densidade eleitoral e livre trânsito entre as forças políticas do PT e dialogar com os partidos aliados. Me considero com esse perfil”, defende.
Sobre o cenário político, o deputado federal e segundo vice presidente do PT nacional, José Guimarães, diz que pelo quadro inicial o PT tem o foco de atuação em Fortaleza e Juazeiro do Norte, assim se configurando como “um problema de estratégia nacional”, diz Guimarães(foto).
De acordo com ele o PT precisa ajustar as candidaturas e lançar os nomes até março de todos os pré-candidatos.
No caso da aliança com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), José Guimarães afirma que para manter é preciso primeiro afastar os maus olhares.
“Essas vozes que ficam falando de um lado e de outro que não querem aliança, elas têm apenas um objetivo de desserviço para a estratégia de aliança com o Cid Gomes”.