sexta-feira, 27 de maio de 2011

SOBRAL SERÁ SEDE DE DEBATE SOBRE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

A cidade de Sobral (Região Norte) será sede do próximo debate sobre o Plano Nacional de Educação. O evento ocorrerá dia 30 próximo, a partir das 8h30min, na Escola de Artes e Ofícios (ECOA), por iniciativa do deputado federal José Linhares e de outros integrantes da Comissão Especial do PNE no Congresso Nacional.
Serão realizados sete seminários sobre o tema no Ceará com o objetivo de levar a professores de todas as regiões as discussões sobre o Plano, que estabelece as diretrizes da educação brasileira para os próximos 10 anos. O Evento contará com o apoio da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará e da Secretaria de Educação de Sobral.
O primeiro seminário foi realizado no último dia 16 de maio, em Fortaleza. Depois de Sobral, virão encontros em Crateús, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Limoeiro do Norte e Quixadá.
Fonte: Lúcio Ribeiro - Assessor

REPERCUTE NA MÍDIA, CASO DO ESPANCAMENTO DE IDOSA EM GROAIRAS.

Repercutiu muito na mídia do Ceará o "espancamento"promovido por um filho contra sua própria mãe, uma senhora de 86 anos, residente na cidade de Groairas, que fica a 24 km da cidade de Sobral. O autor desse malvadeza seria o filho da Sra. Francisca das Chagas Maciel.
O fato foi registrado na noite de quinta-feira, 26, na cidade de Groaíras. Populares contam que o filho chegou procurando dinheiro para comprar crack. Como a mãe não tinha ele resolveu espancá-la com um chicote e também dando-lhe mãozadas. Policiais foram acionados e efetuaram a prisão do acusado até a delegacia de Sobral.
Mesmo com o coração machucado, a mãe disse que não pretendia chamar a polícia, mas como não teve como dominá-lo, resolveu então tomar essa atitude. O autor dessa crueldade pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha.
Com informações do Wilson Gomes.

GUARDAS MUNICIPAIS RUMO Á BRASÍLIA NA MARCHA AZUL.

Parlamentares defenderam nesta terça-feira a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 534/02, do Senado, que amplia as competências das guardas municipais. O tema foi discutido em seminário sobre guardas municipais e segurança pública promovido pela Comissão de Legislação Participativa.
A proposta, que já foi aprovada em comissão especial e está pronta para ser votada pelo Plenário, autoriza as guardas municipais a atuar na proteção da população. Atualmente, a instituição pode trabalhar somente no resguardo de bens, serviços e instalações municipais.
Para o relator do texto, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), há dois problemas que impedem a votação da PEC. O primeiro é a falta de mobilização dos próprios profissionais das guardas para pressionar os deputados a colocarem a proposta na pauta do Plenário. O outro item que impede a votação, na opinião do relator, é o lobby de setores da Polícia Militar (PM) contra a ampliação das atividades da guarda municipal.
“Todo coronel da PM da ativa é contra as guardas municipais, mas quando vai para reserva quer ser comandante dessas guardas”, afirmou Faria de Sá.
Ele destacou que a PEC 534/02 está mais adiantada em relação a outras medidas sobre segurança (como as PECs 300/08, que trata do piso salarial de policiais e bombeiros, e 308/04, que cria as polícias penitenciárias federal e estaduais).
Frente Parlamentar
O deputado Vicentinho (PT-SP) também pediu aos guardas municipais que se mobilizem para cobrar dos parlamentares a aprovação da PEC e para relançar a frente parlamentar pró-guarda municipal, da qual ele era presidente. “A aprovação da regulamentação da categoria vai depender muito mais de nós. Precisamos de mais unidade, de atos unificados. A causa é mais ampla que os partidos”, declarou. Atualmente, há 139 assinaturas das 171 necessárias para a reinstalação da frente.
Já o deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) sustentou que toda guarda municipal deve ser armada. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) prevê o porte de armas apenas para guardas municipais de cidades com mais de 50 mil habitantes. “Somos defensores de uma guarda forte, ao lado do cidadão, para ser policia comunitária e ostensiva em defesa da vida.”
Políticas de segurança
Segundo o presidente da Câmara, Marco Maia, a inserção da categoria no debate sobre segurança pública é fundamental para a reformulação das políticas públicas para a área. Maia afirmou que uma das alternativas para resolver os problemas na área de segurança é dotar estados e municípios de condições adequadas para atuar na prevenção e no combate à violência e ao crime. E a atuação dos municípios, segundo ele, depende diretamente do trabalho das guardas municipais.
Comissão especial
A Câmara instalará comissão especial sobre segurança pública, cujos trabalhos devem incluir a análise do papel das guardas.

DEP. FERREIRA ARAGÃO LANÇA PROJETO DE LEI QUE CRIA O "DIA DO REPENTISTA DO CEARÁ".

Os renomados repentistas que cultivam a cultura do verso e da viola estão sendo homenageados pelo deputado Ferreira Aragão, líder do PDT na Assembleia Legislativa.
Começa a tramitar na próxima semana Projeto de Lei que cria no âmbito do estado do Ceará o Dia do Repentista. O dia do repentista será celebrado anualmente em 5 de março, data de nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa de Assaré, poeta popular que tanto contribuiu com a sua arte de fazer versos improvisados.
“Como presidente da Comissão de Cultura e Esporte, eu não poderia me esquecer desses profissionais valiosos, os repentistas. Eles fazem coisas geniais, aproveitando um simples mote para executar os seus versos. Sintam-se todos homenageados”, comentou Ferreira Aragão.
No Brasil, a tradição medieval ibérica dos trovadores deu origem aos cantadores, poetas populares que vão de região em região com a viola nas costas, para cantar os seus versos. Eles apareceram nas formas da trova gaúcha, do calango (Minas Gerais), do cururu (São Paulo), e do samba de roda (Rio de Janeiro).
Nesta data (5 de março) poderão ser organizados concursos entre os artistas que se reunirão em conferências, simpósios, seminários e outros tipos de eventos, além da divulgação desta data nas escolas públicas estaduais. Assim, os repentistas terão as suas manifestações artísticas e sociais amparadas pelas autoridades públicas, obedecendo-se o princípio constitucional de que é dever do Estado a proteção das manifestações das culturas populares.
Samuel Martins - Assessor de comunicação.

SOBRAL ESTÁ FORA DA LISTA DAS ESCOLAS NOTA 10 DO CEARÁ.

Infelizmente a educação do nosso município está fora da lista das escolas NOTA 10 do Ceará. A tão falada educação premiada e cheia de bons exemplos de Sobral "muchou?" Torcemos para que voltemos aos bons tempos. A nossa Sobral merece...
Segue abaixo a relação dos Municípios com Escolas NOTA 10 na educação do Ceará.

MUNICIPIO

Nº DE ESCOLAS NOTA 10

PEDRA BRANCA

11

VIÇOSA DO CEARÁ

06

BREJO SANTO

05

GUARACIABA DO NORTE

05

RERIUTABA

05

CAMPO SALES

04

ITAREMA

04

JIJOCA DE JERICOACOARA

04

NOVO ORIENTE

04

SÃO BENEDITO

04

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

04

ASSARÉ

03

GRAÇA

03

INDEPENDENCIA

03

IPUEIRAS

03

MASSAPÊ

03

MAURITI

03

MORRINHOS

03

MUCAMBO

03

PENAFORTE

03

QUIXERAMOBIM

03

TIANGUÁ

03

TRAIRI

03

CRUZ

02

DEP. IRAPUAN PINHEIRO

02

HIDROLÂNDIA

02

IPU

02

ITAITINGA

02

ITAPIPOCA

02

JUAGUARIBE

02

ORÓS

02

PIRES FERREIRA

02

PORANGA

02

PORTEIRAS

02

POTENGI

02

UMIRIM

02

ACOPIARA

01

AMONTADA

01

ARARENDÁ

01

ARARIPE

01

BEBERIBE

01

BELA CRUZ

01

BOA VIAGEM

01

CANINDÉ

01

CEDRO

01

COREAÚ

01

CRATÉUS

01

EUSÉBIO

01

GROAÍRAS

01

HORIZONTE

01

IRAUÇUBA

01

JAGUARUANA

01

MARTINÓPOLE

01

MILHÃ

01

MISSÃO VELHA

01

PACUJÁ

01

POTIRETAMA

01

QUITERIANÓPOLIS

01

SALITRE

01

SANTANA DO ACARAÚ

01

SANTANA DO CARIRI

01

SENADOR SÁ

01

SOLONÓPOLIS

01

TARRAFAS

01

UBAJARA

01

URUBURETAMA

01

VARJOTA

01

PRESO O ACUSADO DOS DISPAROS NA QUADRA DE ESPORTE DO PARQUE SANTO ANTONIO.

A policia prendeu na manhã desta quinta feira(26), no bairro Terrenos Novos, o suspeito de ser o autor de um crime de morte, que vitimou o Sr. Raimundo Gomes Mendes, fato ocorrido no último domingo, dentro da quadra de esporte do bairro Monsenhor Aloisio Pinto, na cidade de Sobral.
O autor dos disparos que vitimou Raimundo e uma criança que também estava dentro da quadra de esporte, teria sido um cidadão conhecido por Jardel Pinho da Silva.
Em entrevista ao repórter Clevis Oliveira(Pantão Alerta), o acusado que é conhecido como Jardel, relatou para o repórter que matou o Raimundo por conta de uma rixa antiga. O mesmo já tinha lhe agredido com socos no rosto.
Disse ainda que Raimundo teria lhe desafiado. E na tarde de domingo se encontrou com a vítima na quadra esportiva e efetuou três disparos, atingindo, braço, mão e cabeça do seu inimigo. Na mesma ocorrência uma criança de 4 anos foi vítima de bala ‘’perdida’’, a mesma foi socorrida e passa bem.
Perguntado sobre o envolvimento de outra pessoa no crime (um menor de idade), ele afirmou que o menor lhe deu a arma na hora da execução.
Com informações do site Plantão Alerta.