quinta-feira, 8 de março de 2012

O POVO DE SOBRAL ACORDOU ASSUSTADO HOJE...

Se não fosse um telefonema do amigo Dr. Siridó, por volta das 5hs30 nesta manhã de quinta feira, 8 de março, com certeza teria tido um grande susto hoje. É que segundo nos informou o Dr. Siridó, o empresário e Diretor das faculdades INTA, Oscar Rodrigues, teria "contemplado" 10 bairros de Sobral(??), com uma "queima de fogos". Aqui no Alto do Cristo, onde estava trabalhando, na Rádio Paraíso FM, tive a impressão que o prédio estaria afundando, foi um negócio complicado, mas como já estava avisado e tive a preocupação de avisar meus ouvintes, o impacto foi menor. Mas imagino o que deve ter sentido os "desavisados"...
Ter dinheiro sobrando, é outra coisa!!...Segundo o Dr. Siridó, essa "queima de fogos" seria uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Mas, já soube que também tratava-se das comemorações alusivas ao aniversário do grande empresário Oscar Rodrigues.
Seja o que for, o SUSTO FOI GRANDE...

SANTA CASA E A CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA...(???)

Recebi hoje a denuncia de uma MULHER, que neste dia 8 de Março, dia internacional da Mulher, teve que marcar uma consulta para seu esposo, na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, e teve que pagar a tal "CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA", que hoje mudou de nome, e agora é chamado de CONSULTA ECONÔMICA. 
Segunda a senhora que conversou conosco, seu esposo teve que desembolsar R$ 60,00 para garantir a " consulta" neste hospital, que é "filantrópico". Acho que, aqui a "caridade" anda muito distante. A Santa Casa pertence a Diocese de Sobral.
Segunda a denunciante, o valor dessa "contribuição voluntária era de R$ 40,00 e agora foi para  60". Ela não sabe se o hospital cobra do SUS o mesmo procedimento, ou seja, o SUS cobre o pagamento e você paga novamente.
DO BLOG - Nunca entendi essa tal contribuição como sendo voluntária, já que existe uma obrigatoriedade de pagamento de um valor pré estabelecido para se ter o benefício na Santa Casa. O nome agora é outro, mas o sistema é o mesmo... Seria bom o Ministério Público investigar se está sendo cobrado o serviço duas vezes, ou seja, do SUS e do bolso do cliente da saúde.

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER...NOSSOS PARABÉNS.



História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

DO BLOG - Acho que temos muito o que comemorar, hoje somos um país governado por uma mulher, e que houve muitas conquistas, mas ainda falta muito para ser conquistado. Mas apesar disso, vale muito a gente comemorar...NOSSOS PARABÉNS...