domingo, 30 de agosto de 2009

NOVA PESQUISA PARA PRESIDENTE MOSTRA A FORÇA DE LULA NOS PALANQUES...

DO BLOG - Isso é só uma amostra da força do Lula nos Palanques de seus Aliados. O Sériado BAY-BAY SERRA 2010, só tá começando.Click na imagem para ampliá-la.(Fonte: blog do Wilson Gomes)

IBOPE, GLOBO, FOLHA - A METODOLOGIA GOLPISTA DAS PESQUISAS... MUITO INTERESSANTE.

A entrevista concedida pelo presidente do Ibope Carlos Augusto Montenegro à revista Veja bate de frente com o rochedo da verdade, lançando uma nuvem suspeita sobre os rigores científicos de futuras pesquisas. Montenegro afirma na VEJA que o presidente "Lula não elegerá seu sucessor". Desde as eleições presidenciais de 1989, os "magos" de institutos de pesquisa são tratados pela grande imprensa como grãos-senhores da opinião pública, cientistas políticos dotados do preceito positivista da infalibilidade. Era de se esperar que os especialistas adulados soubessem que cair no canto da sereia midiática pode conduzir suas naus à boca do Adamastor ou espalhar-se no invisível Cabo das Tormentas.
A entrevista concedida pelo presidente do Ibope Carlos Augusto Montenegro à revista Veja (edição 2127, de 26/8/2009) bate de frente com o rochedo da verdade, lançando uma nuvem de suspeita sobre os rigores científicos de futuras pesquisas, seus modelos matemáticos e estatísticos. Ao afirmar que "sem o surgimento de novas lideranças no PT e com a derrocada de seus principais quadros, o presidente se empenhou em criar um candidato, que é a Dilma Rousseff. Mas isso ocorreu de maneira muito artificial. Ela nunca disputou uma eleição, não tem carisma, jogo de cintura nem simpatia", Montenegro incorreu em erro primário. Ou o narcisismo excedeu os limites toleráveis, ou a má-fé já não se preocupa em vestir disfarces.
Um "pesquiseiro" pode ter uma expectativa a priori sobre os resultados (ou ninguém testaria hipóteses) e expô-la ao cliente – confidencialmente. Até deve, se achar que não é recomendável gastar tempo, dinheiro e esforço com pesquisa redundante. Mas não é disso que tratamos. É de coisa bem distinta. É do que diz o presidente de uma instituição com conhecidos vínculos com corporações midiáticas a uma revista que não esconde o protofascismo de sua linha editorial. Dados, só com sondagem realizada.
Ao emitir juízo de valor sobre a ministra Dilma que, apesar das evidências, ainda não confirmou sua pré-candidatura, o analista incorreu em duplo erro: ético e metodológico. Quando diz que Dilma não dispõe de carisma, simpatia ou jogo de cintura, Montenegro parece ter se esquecido que sua empresa vai ser solicitada a fazer pesquisa de opinião sobre o objeto dos comentários. Suas afirmações podem criar uma pré-percepção de predisposição. O que, convenhamos, é um desastre para a credibilidade do grupo que preside.
Em outro trecho, quando perguntado pelo jornalista Alexandre Oltramari sobre as possibilidades das candidaturas aventadas até o momento, o economista, habituado a realizar pesquisas em diversos setores, vaticina: "Faltando um ano para as eleições, o governador de São Paulo, José Serra, lidera as pesquisas. Ele tem cerca de 40% das intenções de voto. Em 1998, também faltando um ano para a eleição, o líder de então, Fernando Henrique Cardoso, ganhou. Em 2002, também um ano antes, Lula liderava – e venceu. O mesmo aconteceu em 2006."
Lorota. Em 1994, pesquisa sobre intenção de voto do Datafolha dava 41% para Lula contra 19% para FHC. O tucano ganhou o pleito no primeiro turno. Em 1998 e 2006 tivemos reeleições e os favoritos eram os candidatos a elas, respectivamente FHC forte (cf. "estelionato cambial") e Lula, se não diretamente enfraquecido, pelo menos alvejado pelo "mensalão". Coisa bem diferente de agora.
Montenegro deveria saber que só tem que apresentar dados em cima de um parecer quantitativo que foi extraído de sondagem efetivamente realizada. Do contrário, como faz nessa entrevista, parece querer induzir futura pesquisa ou dar uma opinião pessoal, já dizendo, mesmo antes de fazê-la, qual vai ser o resultado. Conspiracionismos à parte, algo soou estranho nas "amarelinhas" da revista dos Civita.
Uma notinha indispensável
Nossa grande imprensa progride. Já havia abandonado a verdade factual para fazer campanha. Agora, faz pouco da verdade textual também.
A Folha de S.Paulo ("Apoio de petistas a Sarney é insustentável, diz Marina", 23/08, página A4) falseia (deliberadamente?) as palavras da senadora Marina Silva.
Diz o texto de Marta Salomon: "[Marina Silva] lançou mão de personagens da Bíblia para comparar a candidatura Dilma Rousseff e uma candidadtura pelo PV à luta entre o gigante Golias e Davi." Diz a senadora: "(...) não imagino que a candidatura do PT é Golias e nem tenho a pretensão de ser o Davi (...)." Portanto, e ao contrário do afirmado no texto redacional, a senadora "lança mão de personagens da Bíblia" para expor como descabida tal comparação.
O Globo já foi obrigado, no sábado [22/8], a se retratar pela manchete falsa da véspera, denunciada pela senadora no plenário do Senado, com transmissão ao vivo pela emissora da Casa. A Folha, que tem por política não se retratar de falsidades, vai esperar também ser – merecidamente – denunciada de público?
A profissão de fé jornalística nunca esteve tão em alta.
publicado originalmente no Observatório da Imprensa.
(FONTE: Gilson Caroni Filho - É professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil

BELCHIOR - O CANTOR DESAPARECIDO DO MAPA..

Ídolo de uma época, dono de canções maravilhosas, o cantor sobralense BELCHIOR se ver agora na mídia nacional de forma "desastrosa". Sumiu, e agora reapareceu, cheio de dívidas e liso.
BELCHIOR que nasceu na Rua Dona Maria Tomázia, tem dito em sua entrevistas nas grandes Redes de Televisão, que nasceu em Fortaleza. Passou muito tempo sem vir a Sobral, não queria fazer Shows em sua terra mãe, sob a alegativa que enquanto "Barretos e Prados" governasse o nosso torrão, jamais ouviriam a sua voz, através das suas belas canções. Com a chegada de Cid Gomes ao comando politico da nossa cidade, BELCHIOR voltou, cantou e desapareceu...O atual prefeito Leonidas Cristino, pelo menos não recordo, ainda não o trouxe aqui, e BELCHIOR desapareceu do Mapa.
O BLOG - VAMOS CONHECER O BELCHIOR? - Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em Sobral, CE, em 26 de Outubro de 1946. Durante a infância foi cantador de feira e poeta repentista. Estudou musica coral e piano com Acaci Halley. Foi programador de radio em Sobral, e em Fortaleza CE começou a dedicar-se a musica, após abandonar o curso de medicina. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos – Fagner, Ednardo, Rodger, Teti, Cirino e outros – conhecidos como o Pessoal do Ceara. De 1965 a 1970 apresentou-se em festivais de musica no Nordeste. Em 1971, quando se mudou para o Rio de Janeiro RJ, venceu o IV Festival Universitário da MPB, com a musica Na hora do almoço, cantada por Jorge Melo e Jorge Teles, com a qual estreou como cantor em disco, um compacto da etiqueta Copacabana. Em São Paulo SP, para onde se mudou, compôs musica para alguns filmes de curta metragem, continuando a trabalhar individualmente e as vezes com o grupo do Ceara. Em 1972 Elis Regina gravou sua composição Mucuripe (com Fagner). Atuando em escolas, teatros, hospitais, penitenciarias, fabricas e televisões, gravou seu primeiro LP em 1974, na Chantecler. 0 segundo, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira, lançando canções de sucesso como Velha roupa colorida, Como nossos pais (depois regravadas por Elis Regina) e Apenas um rapaz latino- americano. Outros êxitos incluem Paralelas (lançada por Vanusa em 1975), Galos, noites e quintais (regravada por Jair Rodrigues) e Comentário a respeito de John (homenagem a John Lennon). Em 1983 fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e em 1997 tornou-se sócio do selo Camerati.(fonte: Enciclopédia da Música Brasileira Art Editora e PubliFolha).

QUANDO BATE UMA SAUDADE DAQUELAS...

Bom domingo á todos. Estamos no último de Agosto, aliás, esse Agosto parece que não acaba mais. Mas estamos aqui fazendo a nossa história, e é o que importa.
Amanheci hoje com saudades do meu filho, Nathaniel, que hoje reside na cidade de Cajazeiras-Pb. No domingo geralmente a gente levantava cedo, hoje é dia de missa familiar, eu tinha a missão de acordá-lo, na calma, com beijos, abraços, bom dia e hoje tô sentido falta disso. É complicado esse sentimento. Dá um vontade de voar...Desculpe a Nostaugia. Fico imaginando a dor da perda de um filho e espero nunca sentí-la. Nathan iniciou este ano a faculdade de Medicina na Universidade Federal de Campina Grande - Campos de Cajazeiras-Pb, e você imagina o orgulho de um cabra pobre, do interior do Ceará, com este "menino". Ele completou em janeiro passado, 18 anos. Pense num cabra solidário, amigo, justo, recorda-me do meu dispertar de consciencia crítica das coisas, querendo mudar o mundo para melhor, indignando-me com as injustiças, e é por aí que Ele caminha. Agradeço á DEUS todos os dias por Ele. Eu e Julia, minha esposa, amamos demais esse garoto...Obrigado pela Visita ao Blog. Bom domingo. (na foto: Nathan e sua familia: Julia,Bené e Cássia)