quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PROIBIDO VENDAS E CONSUMO DE BEBIDAS NO DIA DA ELEIÇÃO.

A Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS-CE) baixou uma portaria proibindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e demais estabelecimentos abertos ao público em todo o Estado. A determinação é válida durante o dia 3 de outubro, da meia noite de sábado às 23h59min do domingo. Além do Ceará, o Distrito Federal e os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Acre e Roraima aderiram a decisão. Mas a portaria não impede que o eleitor beba em casa durante a eleição. Com informações da SSPDS

IBOPE NO CEARÁ - CID 55% LUCIO 19% MARCOS 11%.

O Ibope divulgou no início da noite desta quinta-feira (30), pesquisa sobre a disputa pelo governo do Ceará. Encomendada pela TV Verdes Mares, a pesquisa mostra Cid com 55% das intenções de voto. O candidato do PR, o ex-governador Lúcio Alcântara obteve 19% das intenções de voto. Já o tucano Marcos Cals, apareceu com 11%. Os candidatos Marcelo Silva (PV), Soraya Tupinambá (Psol) e Francisco Gonzaga (PSTU) apareceram com 1% cada. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 7% dos eleitores ouvidos se disseram indecisos.
2º TURNO - Num eventual segundo turno, Cid teria 62%, Lúcio 27%. Com relação aos votos válidos, Cid aparece com 63%, Lúcio com 22% e Cals com 13%.
A pesquisa ouviu 1.610 pessoas em 77 cidades, nos dias 27, 28 e 29 de Setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A consulta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PT GANHA AÇÃO NO STF - ELEITOR SÓ PRECISA DE UM DOCUMENTO PARA VOTAR.

Por oito votos a dois, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) aprovaram a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) apresentada pelo PT, pedindo que a Suprema Corte negasse a decisão da Justiça Eleitoral de cobrar do eleitor, no dia da votação, a apresentaçãodo título de eleitor e de um documento de identidade com foto. Com a decisão, o eleitor não é mais obrigado a levar dois documentos para votar, ou seja, de porte de apenas um documento com foto é possível votar; só com o título de eleitor, não. Em seu parecer, a ministra-relatora do caso, Ellen Gracie, ponderou que a dupla documentação era “desnecessária”. “Entendo que não é cabível que coloque como impedimento ao voto do eleitor (...) [Assim] a ausência do título de eleitor não impediria o exercício do voto”, detalhou a ministra, que teve apoio dos ministros José Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello. Antes da conclusão da decisão, a ministra frisou que com a decisão o documento “não se torna inútil”, apenas dispensável. “Quem trouxer o título, será atendido com mais celeridade (...) Segue-se exigindo ambos os documentos, mas a ausência do título não impede o direito de votar”.
Na ação, o Partido dos Trabalhadores também afirmava que a retirada do direito de votar pela ausência do título acabaria “por cassar o exercício da cidadania do eleitor”. Os votos contrários à decisão foram do ministro Gilmar Mendes e do presidente do STF, Cezar Peluso. Mendes pediu vista nesta quarta-feira (29), adiando a decisão sobre o tema para hoje. A argumentação contrária de Mendes é que “uma liminar a três dias da eleição” seria um fator de “desestabilização do processo eleitoral”. Já Peluzo, contrariado por fazer parte da minoria, disse: “acabou de ser decretada, a partir de hoje, a abolição do título eleitoral”. Vale lembrar O prazo para a solicitar a segunda via do título de eleitor termina nesta quinta-fera. O pedido pode ser feito em qualquer cartório eleitoral, mesmo se o eleitor estiver fora do seu domicílio eleitoral. Para as eleições deste ano, 135.804.433 brasileiros estão aptos a votar para presidente, governador, senador, deputado estadual, federal e distrital, segundo o TSE.
(Camila Campanerut Do UOL Eleições -Em Brasília)

PRESIDENTE LULA FAZ ALERTA SOBRE BOATOS CONTRA DILMA.

Presidente Lula alerta sobre os boatos contra Dilma. Ele já foi vítima dessa situação no passado e conhece os inimigos e do que eles são capazes. Se liga moçada.

CID GOMES NÃO FOI AO DEBATE DA TV JANGADEIRO E SOFREU BOMBARDEIO.

O ausente Cid Gomes (PSB) foi bombardeado no último debate entre os candidatos a governador do Ceará, acontecido na noite desta quarta(29), na TV Jangadeiro (afiliada SBT). Marcos Cals(PSDB) criticou a falta de Cid Gomes e denunciou que ele é o responsável pelo "maior esquema de corrupção da história do Ceará", referindo-se à denúncia da revista Veja, que acusa Cid e o deputado federal Ciro Gomes (PSB) de desvio de R$ 300 milhões de recursos federais. Lúcio Alcântara teve que responder sobre o bate-boca de seu coordenador de campanha, Roberto Pessoa com Ciro Gomes, na madrugada desta quarta-feira, logo após debate na TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo). "Lamentei, mas Roberto Pessoa não é de levar desaforo para casa e as pessoas que o agrediram são notoriamente agressivos e violentos". Mas Lúcio destacou que Cid Gomes vem "mentindo seguidamente nessa campanha". Citou o caso da viagem de férias de 2008 que Cid fez com a família. "Ele disse que pagou do próprios bolso, mas sabe-se que não foi". Participaram do debate ainda Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL). (Fonte:iG.com.br)