domingo, 7 de agosto de 2011

PROJETO "PAIS GRÁVIDOS" EM MUNICÍPIO DO CEARÁ, EVITA MORTE NO PARTO.

No município de Itaiçaba, na região do Vale do Jaguaribe, no Ceará, um projeto que busca incentivar o marido a participar de todo o processo de gestação da companheira ajudou a reduzir os índices de mortalidade infantil em 66% nos últimos três anos. Em 2010, uma única morte foi registrada entre 112 nascimentos.
Desde a criação do projeto "Pais Grávidos", há 10 anos, nenhuma mulher morreu na gestação ou no pós-parto.
De acordo com a coordenadora do projeto, Genilse Oliveira, a companhia do marido faz toda diferença. "Percebemos que quando chamamos os pais, a mulher se sente fortalecida, mais segura, mais dona de si. Quando o pai participa do pré-natal, dos exames, vai à consulta, ele faz perguntas e isso é enriquecedor porque a mãe se sente amada, protegida. Na hora do parto também é importante porque ajuda o parto natural", assegura Genilse.
O agricultor José Ivo de Moraes Lima atesta a importância do projeto: "na primeira vez a gente fica apreensivo, sem saber como agir. Aqui a gente acompanha os seminários e aprende como deve fazer da maneira correta."
Fonte:G1-ce

TIRIRICA É 100% DE PRESENÇA, SEM FAZER DISCURSOS NA CÂMARA FEDERAL.

Quem vê o palhaço Tiririca em ação mal reconhece o deputado federal mais votado do país no plenário da Câmara. Calado e aparentemente acanhado, Tiririca é presença assídua na Casa, mas encerrou o primeiro semestre do Legislativo sem subir no púlpito nem pedir a palavra em uma ocasião sequer.
O parlamentar compareceu a todas as 55 sessões deliberativas (quando há votação no plenário), segundo dados no portal da Câmara. Na Comissão de Educação e Cultura, da qual é membro titular, faltou a apenas duas das 26 reuniões e tem votado no plenário segundo orientação do seu partido, o PR, pertencente à base aliada do governo.
Fonte:r7

NESTE DOMINGO: PREFEITO MORRE DE INFARTO APÓS ASSUMIR A PREFEITURA.

O prefeito de Teresópolis (RJ), Roberto Pinto (PR), 68 anos, morreu na madrugada deste domingo (7) após sofrer um infarto. Ele era vice-prefeito da cidade e havia assumido a prefeitura na última sexta-feira (5), em substituição a Jorge Mario, afastado por noventa dias do cargo.
A Câmara Municipal de Teresópolis decidiu pelo afastamento de Jorge Mario para analisar e julgar acusações de irregularidades na gestão.
Segundo informações do Hospital São José, onde o prefeito morreu, o corpo será levado para a prefeitura municipal.
Roberto Pinto, conhecido como doutor Robertão, era ortopedista. O prefeito era casado, pai de seis filhos e tinha dez netos.
Fonte: Agencia Brasil.

TCM-CE NOS MUNICIPIOS NA PRÓXIMA SEMANA, CONFIRA A LISTA.

O Tribunal de Contas dos Municípios divulgou, na sexta-feira, a nova lista de cidades que receberão neste mês a visita de equipes de fiscalização para inspeções ordiárias. Anote as sortudas:
Baturité – Dias 11 e 12
Guaiúba – Dias 9 e 10
Martinópole – Dias 11 e 12
Morrinhos – Dias 9 e 10
Mucambo – Dias 11 e 12
Reriutaba – Dias 9 e 10.
(Blog do Eliomar)

A PREFEITA LUIZIANNE LINS É DESTAQUE DA REVISTA ISTO É NESTE DOMINGO.

Com o título de "A vitória da patinha feia", a reportagem mostra que Luizianne assume o papel de liderança nacional petista ao defender a manutenção das prévias como um caminho na construção de candidaturas e retrata como "a democracia partidária pode trazer resultados positivos".
Luizianne Lins também é apontada como um exemplo de coragem no enfrentamento de decisões da cúpula que não necessariamente representa o interesse da população. Tanto que a prefeita de Fortaleza se manifesta claramente contra a proposta do ex-presidente Lula de acabar com as consultas para escolha de candidato do PT aos governos estaduais e as prefeituras.
A prefeita de Fortaleza se declara satisfeita com o bom momento de sua administração, e revela que há treze candidatos a sua sucessão. A petista garante que permanecerá fiel a sua linha de atuação de investir a favor dos mais carentes e no combate às desigualdades sociais que vêm diminuindo na capital cearense, de acordo com dados apresentados pela revista Istoé.


Leia a íntegra da reportagem da revista Istoé:"A vitória da "patinha feia". 

Às vésperas de o PT decidir se acaba ou não com as prévias, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, mostra como a democracia partidária pode trazer resultados positivos.
Alan Rodrigues

Na época, os “chefões do PT” pretendiam empurrar goela abaixo do partido como candidato ideal o nome do senador Inácio Arruda, do PCdoB. Lula perdeu. Os militantes optaram pela candidatura da petista e, mesmo sem o apoio do presidente da República, Luizianne venceu as eleições. “Eu era a patinha feia da história”, diverte-se hoje a prefeita, que há muito fez as pazes com Lula e boa parte da cúpula petista.

Agora, às vésperas do fim de seu segundo mandato como prefeita de Fortaleza, Luizianne se prepara para um novo embate com Lula. O tema, mais uma vez, envolve o poder de decisão dos diretórios em tempos de eleição. O ex-presidente, assim como parte importante dos caciques petistas, quer acabar com as prévias para a escolha de candidatos, pondo fim a uma tradição democrática do PT.


Luizianne vai para o congresso nacional do PT, no início de setembro, decidida a lutar contra a proposta. E levará como armas principais para essa briga a sua própria história e o que vem ocorrendo neste momento no diretório municipal do PT de Fortaleza. Lá, mais de um ano antes das eleições, 13 petistas não esperaram a decisão do congresso nacional do partido e lançaram suas pré-candidaturas à sucessão de Luizianne.

A profusão de pré-candidatos em Fortaleza está diretamente ligada ao bom momento que vive a administração municipal. A cada ano, a gestão da prefeita Luizianne coleciona o aumento de expressivos indicadores de desenvolvimento sociais e econômicos. Dona da quinta maior população entre as capitais do País, com quase 2,5 milhões de habitantes, Fortaleza foi a capital nordestina que mais reduziu a pobreza em sua periferia, entre 2001 e 2008, segundo pesquisa do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPS/FGV).

Traduzindo, a renda média dos moradores da periferia da capital cearense aumentou 52,25%, passando de R$ 204,34 para R$ 311,11, um crescimento cinco vezes maior do que o registrado em Salvador ou São Paulo. “Os números revelam uma maior inserção da população no mercado formal de trabalho, consequência de uma política educacional em conjunto com um resultado macroeconômico mais equilibrado”, avalia o economista Mercelo Neri, autor do estudo.

Desde que assumiu a prefeitura, Luizianne tem dado uma atenção especial às populações mais carentes, o que lhe tem rendido duras críticas. “A classe média odeia a prefeita, mas os pobres da cidade representam quase 70% do município”, afirma o cientista político Francisco Moreira, da Universidade de Fortaleza (Unifor). “O importante é que aumentamos em muito nossa receita, sem aumentar impostos, e estamos conseguindo investir na cidade”, diz Luizianne.

Os investimentos da prefeitura em 2010 renderam ao município o posto mais alto do ranking das capitais do Norte e do Nordeste na geração de empregos formais e a quarta colocação entre as cidade brasileiras, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Pelos dados do MTE, a capital cearense abriu 54.669 novos postos de trabalho com carteira assinada, superando Salvador (BA), com 37.786, e quase o dobro de João Pessoa (PB), que contabilizou 28.112 novas vagas de emprego no último ano. “Programas sociais, alinhados a uma política de mão de obra formal, geram uma capacidade de compra que movimenta toda uma economia”, explica o economista Roberto Smith, ex-presidente do Banco do Nordeste (BNB).

Segundo os números da prefeitura, nos sete anos à frente do governo, a gestão de Luizianne reduziu em 52% a mortalidade infantil – crianças mortas antes de completar um ano de vida. Em 2004, morriam 21,2 crianças por 100 mil nascidos e no último ano esse número despencou para 12. Para complementar o saldo positivo da administração, Fortaleza é a terceira maior rede pública municipal de educação, com 240 mil alunos matriculados, só perdendo para São Paulo e Belo Horizonte. Agora resta saber se todos esses números ajudarão Luizianne na batalha que ela vai voltar a travar com a cúpula do PT.
Fonte: Ceará Agora

RECLAMAÇÕES E RECLAMAÇÕES NA FESTA DO AVIÕES EM SOBRAL.

A Festa do Aviões do Forró realizada neste final de semana em sobral sobrou reclamações.
O bom publico presente reclamou do mal atendimento dos garçons e da venda nos bares do clube, sem contar com a exploração dos preços que rolou frouxa. Uma falta de respeito fora de série.
DO BLOG - Acho que os amigos precisam organizar mais essa situação, ninguém pode menosprezar quem vai "botar dinheiro no nosso bolso."
O blog tomou conhecimento que a festa foi na PAZ e a turma curtiu bastante uma das melhores bandas de forró do Brasil.

I ENCONTRO DE ESTUDOS JURÍDICOS PRESTARÁ HOMENAGEM AOS IDEALIZADORES DO CURSO DE DIREITO EM SOBRAL.

Sobral e seus filhos sempre gostaram de preservar e divulgar os fatos históricos marcantes. Aqui já tivemos alguns fatos que deixaram Sobral conhecida no mundo como a comprovação da teoria da relatividade. 
 Mas,  falemos um pouco mais do presente e um fato que não pode ficar esquecido: "Quem não se lembra do tempo que nossos pais tinham que nos mandar para Fortaleza ou outros centros com a finalidade de nos dar uma formação ??"  Esse tempo passou...
Em Sobral hoje jé temos cursos superiores para todos os gostos, mas um em especial chama a atenção: o curso de DIREITO.
Hoje já temos a oferta na UVA e nas Faculdades Luciano Feijão e comenta-se na cidade que outra Faculdade estaria lutando para também conseguir trazer este curso.
Não demorou para termos livrarias técnicas, franquias de cursos de renomes nacionais como Damásio de Jesus e LFG, Congressos Jurídicos que orientam os Acadêmicos e atualizam os profissionais. E será que este fato ou quem o produziu deveria cair no esquecimento?  Tenho certeza que não.
Durante a cerimônia de abertura do "I Encontro Sobralense de Estudos Jurídicos" , que realizar-se-á de 17 a 19 de agosto no Centro de Convenções, resolvemos juntamente com a direção da FLF e da OAB, fazer uma pequena homenagem aos que contribuíram para a vinda do Curso de Direito a Sobral.
Sabemos que a vinda foi através da Universidade Federal do Ceará em parceria com a UVA. O reitor á época da UFC era o Prof. Roberto Cláudio Frota Bezerra. O reitor da UVA era o Prof. José Teodoro Soares. O Prefeito de Sobral era o Dr. Cid Ferreira Gomes e o 1º Coordenador do Curso de Direito era o Clodoveu Arruda, atual prefeito de Sobral.
Todos essas autoridades foram convidadas para se fazerem presentes na abertura do Congresso, e receberão uma placa de agradecimento pelo esforço e pelo que representa hoje o curso de Direito para Sobral.
(blog do vereador Zezão)

E O RADIALISTA E POETA LÉO MEDEIROS VAI AOS PALCOS.

Para quem aprecia uma boa cultura popular é um prato cheio. O amigo Léo Medeiros é um show maravilhoso. Atualmente Léo faz o programa "Minha Terra, Meu Sertão, pela Ràdio Caiçara - AM 910, sempre mantendo-se fiel ás coisas do sertão. Vamos lá para conferir!! 

CIRO ASSUME DIANTEIRA PARA IMPLANTAÇÃO DE MAIS UM PARTIDO NO CEARÁ: O PSD.

Sem espaço na Executiva Nacional do PSB e mesmo mantendo-se filiado à legenda socialista, o ex-ministro Ciro Gomes está assumindo o comando da instalação do PSD no Ceará. Na próxima terça-feira(9), ele será o palestrante em evento de instalação do novo partido em Aracati, a 180 quilômetros de Fortaleza.
Ciro é quem está captando deputados e prefeitos para o partido idealizado por Gilberto Kassab.
Seis deputados estaduais eleitos pelo PSDB em 2010 podem se transferir para o PSD. O ex-prefeito de Fortaleza, Antônio Cambraia, que hoje é presidente da Companhia de Gás do Ceará, já anunciou que irá se filiar ao novo partido.
A investida poderá dar à família Ferreira Gomes o controle de três partidos no Ceará: a legenda socialista(PSB), da qual Ciro e os irmãos Cid Gomes (governador) e Ivo Gomes (deputado estadual) são filiados, o PRP e agora o PSD. (Agência Estado)
DO BLOG - Acrescento a lista de partidos comandados pelos FGs ou que têm forte poder de comando, o PRB que tem o seu amigo e fiel alíado Oman Carneiro, e a gora o PT, que a galera insiste em chamar de PT do Cid, até parece um outro partido, mas não é.
OUTRA, essa atitude de CIRO não caracteriza infidelidade partidária? Bom de traição... deixa prá lá. 

SORTUDO DE MINAS GERAIS GANHA OS 32 MILHÕES DA MEGA SENA.

Campinas, SP, 06 (AFI) - O sábado deixou um morador de Guanhães mais feliz. Isto porque, é da cidade mineira o novo milionário da Mega Sena. No concurso 1307, realizado em Pouso Alegre, o habitante da cidade acertou as seis dezenas e ganhou 32 milhões de reais.
Confira as dezenas do concurso são: 07 - 10 - 32 - 43 - 47 - 54.
Além da Mega Sena, o sábado também teve o sorteio da Lotomania, no concurso 1164 e ninguém acertou as 20 dezenas e o prêmio deve chegar a casa dos cinco milhões para o próximo sorteio. As dezenas foram: 02 - 20 - 23 - 25 - 27 - 31 - 32 - 34 - 38 - 39 - 46 - 51 - 54 - 55 - 56 - 64 - 78 - 89 - 92 - 94.
Fonte: Futebol do Interior.

FORTALEZA VENCE O GUARANY E RESPIRA NA SÉRIE C.

E o Guarany não jogou bem e deixou-se perder para o triste do Fortaleza. Não sei quem é o pior?
O Guarany que não se vendeu, não jogou bem, inclusive disperdiçando um penált, jogado fora pelo "Urso Panda".  E tem quem ainda se iluda com um Panda???
E nessa brincadeira o Guarany pedeu  de 3x1 depois de estar vencendo o Fortaleza por 1 gol a 0. O baixinho Clodoaldo estreiou pelo Guará, entrou faltando 15 minutos para o final da partida, depois do Guarany levar o terceiro gol. Clodô não pode fazer nada...
A TRAGÉDIA FOI MAIOR AINDA.
O Blog tomou conhecimento que o  ônibus que conduzia a delegação do Guarany Sporting ,clube, no retorno á cidade de Sobral, se envolveu num acidente na noite de sábado (06) na cidade de Maranguape e que um Motoqueiro acabou morrendo atropelado. Pense numa confusão danada.
DETALHES - O próximo jogo do Guarany será no domingo, contra o invicto AMÉRICA-RN, que tem o goleador sobralense Wanderley e que na tarde deste sábado goleou o CRB de alagoas por 4x0.
DO BLOG - Vi o jogo pela TV Diário, acho que o juiz torcia tricolor.