quarta-feira, 13 de maio de 2009

AGORA É A VEZ DA POUPANÇA...

O ministro Guido Mantega (Fazenda), ao lado do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou nesta quarta (13) as mudanças nas regras da poupança que o governo vai encaminhar ao Congresso Nacional. Pela proposta, as contas com saldo superior a R$ 50 mil pagarão imposto de renda sobre a rentabilidade a partir do ano que vem, no entanto a tributação só vale se a taxa básica de juros (taxa Selic) estiver inferior a 10,5%. Segundo Guido Mantega, 99% das poupanças brasileiras têm saldo menor que R$ 50 mil, portanto a idéia é “assustar” os grandes investidores a redirecionar o grosso do seu dinheiro para outras aplicações financeiras. As novas regras, após serem aprovadas pelo Congresso, só valem para 2010 e só serão cobradas na declaração de imposto de renda do ano de 2011. (fonte: site do claudio humberto).

13 DE MAIO - A UNICA REVOLUÇÃO SOCIAL VITORIOSA NO BRASIL

Nesse 13 de maio, cumpre-se sem glória mais um natalício do fim da escravatura no Brasil, uma das primeiras nações americanas a instituir e a última a abolir a escravidão. Dos 509 anos de história brasileira, mais de 350 passaram-se sob o açoite negreiro. Apesar da superação do escravismo constituir o mais significativo acontecimento de passado nacional, o aniversário da Abolição transcorrerá, outra vez, semi-esquecido. A Abolição já foi data nacional magna, festivamente relembrada e rememorada. Nos últimos anos, profundamente questionada, organizou-se verdadeira conspiração de silêncio em torno dela. Paradoxalmente, a operação recebe o apoio do movimento negro brasileiro que, ao contrário, deveria desdobrar-se na celebração do 13 de Maio e na discussão de seu significado histórico, destruindo as interpretações apologéticas sobre ele. Nós do blog, festejamos, Viva a Liberdade, igualdade para todos, a nossa cor é universal. ( a foto é da Princesa Isabel que assinou a Lei Aurea em 13 de maio de1888.)

OLHO VIVO...

Foi realizado ontem em Brasília, o 28º Sorteio Publico de Municípios que receberão a fiscalização especial da Controladoria-Geral da União (CGU), definidas em sorteio no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília. As Áreas a serem fiscalizadas nos municípios com mais de 20 mil habitantes: Educação, Saúde, Assistência Social, Habitação, Saneamento e Urbanismo. E nos municípios com mais de 100 mil habitantes: Educação, Habitação, Saneamento e Urbanismo. Para o Estado do Ceará foram sorteados os municípios de Pires Ferreira, Morrinhos e Camocim. Dos mais de cinco mil municípios brasileiros apenas 60 foram sorteados para serem fiscalizados pela C.G.U. É o governo federal querendo saber quem aplicou corretamente o dinheiro do povo. Eu Acredito que muitos prefeitos estavam há dias sem dormir direito, com medo.

A FORÇA DAS IMAGENS...

Um exemplo a não seguido. Esse é Jose Serra(PSDB), governador de São Paulo.

MENINOS CHEIRAM COLA NO CENTRO DE SOBRAL

O Centro de Sobral está sendo invadido por crianças na faixa etária de 10 a 12 anos, cheirando cola. Portando o produto em recipiantes de plasticos, o mesmo transita no centro da cidade "lombrado", como se fosse uma atitude normal. Eles entram nas lojas pedem dinheiro e quando não lhes dão, saem roubando o que encontra pela frente. Outro dia me deparei com duas crianças correndo com blusas roubadas de um loja, os produtos ainda estavam na cruzeta. Essas crianças são oriundas da miséria reinante em alguns bairros periféricos da nossa cidade. Fora a ação da policia militar, que é quem tem em determinados momentos coibido algumas ações desses "garotos", não veja qualquer atitude do Conselho Tutelar de Sobral e dos orgãos municipais competentes. E a cola vem de onde? Quem vende? O Fato é que "Eles" estão chegando e salve-se quem puder...

DILMA ROUSSEF NO CEARÁ

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), também pré-candidata a presidente da República pelo PT, vai estar em Fortaleza no próximo dia 21. Ela é convidada para o ato de assinatura do memorando de instalação da futura siderúrgica cearense a ser tocada pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), o consórcio formado pela Dong Kuk, grupo coreano, e Companhia Vale do Rio Doce responsáveis pela construção do projeto . A siderúrgica do Ceará é um investimento superior a U$$ 800 milhões e será implantada em área do Complexo Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza).

REJANE REINALDO NA TERRINHA...

Soube agora a noite que na próxima quinta feira estará em solo sobralense a minha amiga Rejane Reinaldo, nossa ex-secretária de cultura de Sobral. Hoje prestando serviço ao governo do Estado. Soube que tá muito bem. Na quinta feira irei dar-lhe um forte abraço e agradecer a grande força que deu na aprovação do Projeto Paixão de cristo do GTA. Vida A Vida, um dos grupos premiados no V Ceará da Paixão 2009, uma promoção da Secretaria de cultura do Estado do Ceará.