quinta-feira, 14 de maio de 2009

NINGUÉM É FELIZ SOZINHO...

Para desejar uma boa noite aos blogueiros de plantão, remeto-lhes uma imagem que fala muito. O presidente Lula, Ciro Gomes e seu irmão Cid governador do Ceará. De quem Eles estão rindo?
Advinhe se puder... (foto retirada no lançamento do PAC em Fortaleza).

ESTRAGOS NA MARGEM ESQUERDA

Fotos tiradas pelo Blog hoje à tarde. click.
A Margem esquerda destruida pelas enchentes do Rio Acaraú- Sobral-Ce.

UMA AMIGA DE TODOS...

A atriz e coordenadora da Secretaria de cultura do Estado do Ceará, Rejane Reinaldo, está às voltas com o projeto de atualização e mapeamento de teatos, circos e espaços cênicos do CE, envolvendo diretamente 185 pesquisadores e 26 supervisores e produtores culturais dos 184 municípios, prevendo, ainda, a circulação de 13 espetáculos de artes cênicas por todo o estado. O nosso blog tomou conhecimento que Rejane Reinaldo está na terrinha e deve conversar com a moçada do Pisa na Fulô, organização quadrilheira premiada no nosso Festival Junino de Sobral e outras cidades do Estado. Rejane foi secretária de cultura de Sobral, está em Fortaleza, mas continua sendo uma grande parceira dos Artista de Sobral. Falou em Arte é com Ela mesmo...

AÇUDES PARTICULARES CAUSAM PREJUIZOS...

As chuvas que têm atingido o Ceará estão afetando as estradas. Já são cerca de 60 trechos de rodovias estaduais prejudicados por conta dos estragos provocados pelas inundações. O Departamento de Edificações e Rodovias (DER) está fazendo levantamento sobre os danos. A conclusão é de que, em quase todos os casos, a causa é o arrombamento de açudes particulares. Os proprietários estão sendo denunciados à Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), segundo o superintendente do DER, Quintino Vieira. A SRH pedirá punição aos donos de açudes irregulares por meio da Justiça, avisa o titular, César Pinheiro. O secretário da SRH, César Pinheiro, explica que as barragens com até 10 metros de altura da parede não precisam de autorização para serem construídas. Acima desse índice, é necessária uma licença da SRH. O mesmo acrescenta que não há como controlar essas pequenas barragens, porque, em muitos casos, é feito um sangradouro muito pequeno para que mais água possa ser acumulada. Quando há uma quadra chuvosa intensa (como a deste ano), a pressão é maior e o reservatório não suporta.( fonte: Jornal o POVO - 14/05)

ESSA É DO ÉRICO FIRMO...

Se alguém já teve dúvida, as últimas semanas forneceram argumentos suficientes para acabar com elas: a política brasileira perdeu completamente a vergonha. Do mais ético ao mais picareta dos representantes do povo no Congresso Nacional, todos, em diferentes graus, de algum modo demonstraram a falta de compromisso com a coisa pública. A recente farra das passagens não parece ter relação necessária com roubalheira. Em boa medida, não passou de pura e simples falta de compreensão dos parlamentares do que significa respeito pela coisa pública. Muitos dos que posam de vestais, soube-se, levavam as respectivas esposas, familiares e amigos para dar uma volta pelo Exterior. O argumento é de que, como não havia nada proibido, valia tudo. Enquanto o pobre eleitor-contribuinte, que, ignorante da farra que se passava às suas custas, tanto pagava a conta quanto votava nos picaretas. A farra das passagens é o escândalo mais democrático e disseminado da história do Congresso Nacional. São tantos os personagens que não há um e nem mesmo um punhado de rostos para essa crise. Por isso, talvez, seja o mais lamentável escândalo de tantos pelos qual o Legislativo já passou. Porque escancarou que a falta de vergonha e de compromisso público está generalizada. (Érico Firmo é colunista do jornal o Povo).

ESSA É DO FÁBIO CAMPOS...

O colunista Fábio Campos( Jornal o Povo), conversou ontem(13/05) com dois tucanos. Gente que teve peso na estrutura de poder dos tempos em que Tasso Jereissati era o dono da caneta. Atentem para algumas frases pinçadas. A primeira e mais sugestiva do que virá: “Em 2010, o PSDB só não apóia Cid se o Cid não quiser”. Outra: “As bases, os prefeitos, os deputados querem apoiar a reeleição do governador. Não tem como fugir disso. Não tem como a cúpula mudar isso”. Mais uma: “A turma, e não é só o PSDB, gosta mesmo é de Governo e o partido não tem disposição de remar contra a maré”. Como Cid Gomes (PSB) não é do tipo que renega apoios, podemos aguardar o grande e gracioso palanque de 2010 juntando petistas, tucanos e outros naipes. Mas um desavisado pode argumentar o seguinte: “o PT não aceita subir no palanque com Tasso”. É mesmo? Ora, o PT e o PSDB já estão bem juntinhos no mesmo Governo. Não precisa se aliar não. O PSDB pode (e deve) apoiar Cid sem compor formalmente a aliança. Acho que tá na lógica, você concorda?