terça-feira, 7 de dezembro de 2010

IPHAN REALIZA SEMINÁRIO EM SOBRAL PARA DISCUTIR SITIO HISTÓRICO.

Alexandre Jacó - Superintendente do IPHAN do Ceará, fala aos presentes.
O IPHAN do Ceará realizou na noite desta terça feira(7), no Auditório da Prefeitura de Sobral, um Seminário Sobre o Sitio Histórico da nossa cidade. Os trabalhos foram conduzidos pelos senhores Alexandre Veras que representa o IPHAN em Sobral e o Sr. Alexandre Jacó - Superintendente do IPHAN no Ceará. Na oportunidade foram discutidos assuntos relativos ao Sítio Histórico de Sobral, tombado em nível federal, entre os quais: 1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERNALIZAÇÃO das redes elétrica, lógica e telefônica do Sítio Histórico. 2 APRESENTAÇÃO DOS NOVOS PROCEDIMENTOS de fiscalização do patrimônio construído, conforme a Portaria IPHAN 187/10. 3 APRESENTAÇÃO DO CONVÊNIO BNB/IPHAN, relativo ao financiamento de intervenções em imóveis privados.
Na platéia: Secretários: Campelo Costa, Juracy Neves, Irismar Azevedo. Tivemos ainda a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Engenheiro Hermenegildo Sousa Neto, do Presidente do CDL de Sobral, além de vários profissionais da cosntrução civil: Engenheiros, Arquitetos e os amigos da imprensa de Sobral. Foto: Bené Fernandes

CÂMARA DE VEREADORES DE SOBRAL NA RETA FINAL...

A Câmara de Vereadores de Sobral realizou nesta terça feira(7) a sua 72ª Sessão Ordinária. Na pauta do dia, três Projetos de Lei, de interesse do Poder Executivo Muncipal, todos foram devidamente aprovados.
Três Vereadores usaram a tribuna da Casa, Zè Vytal (PSB), Paulo Vasconcelos(PRB) e Júnior Balreira(PMDB). Confira a pauta da 72ª Sessão, acesse, Click aqui:http://www.camarasobral.ce.gov.br/interna.php?pagina=pautas.php

CÂMARA APROVA AUTORIZAÇÃO PARA PREFEITURA CONTRATAR FUNCIONÁRIOS TEMPORÁRIOS.

Com voto contra do Vereador Marco Prado(PSDB) a Câmara aprovou o Projeto de Lei 1310/2010 que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do art.37, inciso IX, Constituição Federal.
O Vereador Marco Prado lamentou que mais uma vez a Câmara autorize a Prefeitura a contratar pessoal sem Concurso Público, como deveria ser o correto. Aqui o Placar foi 11x1.

VEREADOR JUNIOR BALREIRA FALA DA SITUAÇÃO DO TRÂNSITO DE SOBRAL.

A situação do Trânsito de Sobral foi discutido na Câmara de Vereadores de Sobral. O vereador Júnior Balreira(PMDB) colocou sua preocupação com o reduzido número de Agentes de Trânsitos existentes no nosso município. Apenas 17 Agentes de Trânsitos para resolver todos os problemas do nosso município. Júnior colocou que segundo o Detran, atualmente têm 47 mil veiculos registrados no Detran de Sobral. A Lei fala que é necessário para cada 1000 veiculos, pelos menos 1 Agente. Sendo assim, Sobral seriam necessários 47 Agentes de Trânsitos. Precisamos de concurso público para novos agentes com urgência.
DO BLOG - O concurso público é importante, mas que não seja somente para 6 agentes como está sendo já anunciado pela Secretaria de Segurança e Cidadania do município. Torcemos que pelos menos "dobre" o contigente de Agentes de Trânsito já existente na cidade de Sobral.

O IML DE SOBRAL ESTÁ SEM DIREÇÃO...

"O IML de Sobral não tem diretor e nem médicos e está entregue a um policial, o soldado Parente." Essa afirmação é do Vereador Professor Luciano Feijão(PSB) que usando a Tribuna da Casa Legislativa na Sessão desta segunda feira(6), lamentou a situação em que se encontra o nosso IML.
O Vereador se comprometeu a procurar o nosso Governador Cid Gomes, e falar-lhe dessa situação, na qual julga ser "humilhante morrer em Sobral". O IML tem a estrutura fisica, mas falta-lhe a estrutura de pessoal.

TÁ TUDO ERRADO... QUANDO O MAL EXEMPLO VEM DE CASA.

Água de esgôto á céu aberto. Vem de um prédio público. E o exemplo? As pessoas têm que desviar para não sujar-se.
Essa água que escorre de um esgôto, sai de um prédio da Prefeitura de Sobral, o "Palácio de Línguas". Á agua fede. Os comerciantes dizem que não adianta reclamar, já foi feito isso e não teve jeito. O blogueiro foi conferir de perto e surpreendi-me com a fedentina. Isso ocorre todos os dias no horário de funcionamento do Palácio de Línguas.
DO BLOG - O bom exemplo tem que nascer em CASA. Como ter moral para cobrar de alguém uma TAXA DE ESGÔTO, onde a propria Prefeitura deixa acontecer um negócio desse.
Outra, se fosse de um prédio particular, com certeza a Prefeitura já teria cobrado providências. E agora? Tá na hora de dar bons exemplos.
Anote o local: O prédio é o palácios de línguas, ao lado da loja Macavi, De frente ao Bradesco, Centro de Sobral.

PRACINHA DO AMOR, VIROU PRACINHA DO DESERTO.

E a estátua está suja e as plantas ao se redor morreram por falta d'agua.
E aqui não tem NATAL ! Papai Noel não vai passar por aqui!
Será que é por conta disso que esta pracinha está abandonada? Antigamente aqui era conhecido com a "Pracinha do Amor". Hoje os que moram e os que trabalham em seu entorno a chamam de "Pracinha do Deserto."
O Blog tomou conhecimento que a água foi cortada há 6 meses. E o CARRO PIPA não chega aqui. E de sêde, várias plantas já morreram. Uma pena! Enfeite de Natal, nem pensar...
Essa Pracinha fica na Rua Dr. João do Monte, em frente ao SENAC, Centro de Sobral. Imaginem se fosse no pantanal, no Suvaco da Cobra, no sem terra..
EM TEMPO: E essa palmeira? Antes tão linda, de tristeza e sede, não resistiu... As outras plantas também... "S.O.S PRACINHA DO AMOR, ADOTEM ESSA PRAÇA". Os Namoradores agradecem... (Click nas fotos para ampliá-las).
Fotos: Bené Fernandes

É NATAL! COMO SURGIU NA HISTÓRIA.

O Natal é uma data comemorada de diversas formas e por razões diferentes, conforme os povos ou religiões. O Brasil, por ser um país de tradição cristã, celebra o Natal em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo. Mas o costume de se fazer uma festa nessa época do ano é de tempos ainda mais remotos. Na antigüidade, mesopotâmicos, persas, babilônicos, gregos e romanos, em diferentes épocas da história, realizavam festejos em homenagem a seus deuses. Geralmente o dia 25 de dezembro era o ponto central desses festivais, por ser o solstício de inverno. Ou seja, era o dia do ano em que o sol se encontrava mais fraco. A partir desse dia, haveria mais sol e seria um tempo de recomeço e de crescimento. Por essa simbologia e pela tradição já existente entre os povos antigos, os cristãos, após a cristianização de Roma, passaram a comemorar no dia 25 de dezembro o nascimento de Jesus. Hoje sabe-se que é mais provável que ele tenha nascido próximo de abril, mas o costume continuou. O Natal é um dos eventos que mais utiliza símbolos em suas comemorações. Vejamos alguns deles: A árvore de Natal passou a ser utilizada como objeto de decoração, mas também por representar a vida, o recomeço, a alegria, a paz e a esperança. O presépio é o cenário do nascimento de Jesus. O bebê, colocado em uma manjedoura (segundo os relatos dos evangelistas), rodeado por Maria e José, seus pais, os animais do estábulo, os pastores, os anjos e os magos, que vieram do Oriente para homenagear o grande Rei que estava nascendo. Os magos serviram de inspiração para outro forte símbolo natalino: o Papai Noel. O costume de dar presentes teria surgido no século 4, com o bispo Nicolau, nascido na Turquia. O precursor do “bom velhinho” distribuía moedas aos pobres e necessitados. No entanto apenas muitos séculos depois, na Alemanha, a atitude de São Nicolau foi relacionada ao Natal. Essa figura, com roupas de inverno, marrons, espalhou-se rapidamente pelo mundo todo. As roupas vermelhas, as botas pretas e o gorro com pompom branco na ponta surgiram em um anúncio publicitário da Coca-Cola, em 1881, que utilizou suas cores (vermelho e branco) para representar o Papai Noel. A nova figura popularizou-se, sendo utilizada até hoje. Outro dado importante do Natal é que a comemoração dos cristãos marcou o ano um da história do Ocidente, fazendo com que usemos as formas a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo) para marcar os anos. (Fonte: Revista Mundo Jovem)

LEGISLATIVO SOBRALENSE APROVA PROJETO DE AMPLIAÇÃO DA ÁREA URBANA.

E na 71ª Sessão ordinária, ocorrido na noite desta segunda feira(6). A área urbana do município de Sobral foi ampliada através de projeto aprovado na Câmara de Vereadores. Com uma modificação que alterou de 30km para 13km a área a ser acrescida, o vereador Zezão explicou com detalhes as modificações apresentadas pelos vereadores que durante este período analizaram as modificações e o impacto que causará ao município, com essa modificação. O projeto teve apenas uma abstenção, do vereador João Alberto, que justificou o motivo pelo qual estava se ausentando da votação. Para ele a transformação da área próximo ao sopé da Serra da Meruoca, em área urbana não era de seu agrado. A foto é da audiencia pública que discutiu o assunto na Casa Legislativa a poucos dias atrás. (As informações é do repórter Wilson Gomes(DN))

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO CEARÁ VAI HOMENAGEAR FONOAUDIÓLOGOS.

Dezembro é um mês importante para os profissionais da Fonoaudiologia. Foi justamente neste mês, em 1981, que a profissão foi regulamentada no Brasil. Por isso, a Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (07), às 15 horas, sessão solene em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo, comemorado, anualmente, no dia 9 de dezembro, que este ano será uma quinta-feira. A escolha da data foi justamente porque no dia 9 de novembro que a profissão conquistou sua regulamentação. O fonoaudiólogo é o profissional da saúde que cuida de problemas referentes à fala e audição.
Fonte: jangadeiroonline.