sexta-feira, 19 de março de 2010

FORTALEZA ENTRE AS 20 CIDADES MAIS DESIGUAIS DO MUNDO.

Cinco cidades brasileiras estão entre as 20 mais desiguais do mundo. Relatório apresentado hoje, na abertura do 5º Forum Urbano Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), no Rio, revela que Goiânia (10ª), Belo Horizonte (13ª), Fortaleza (13ª), Brasília (16ª) e Curitiba (17ª) são as que apresentam as maiores diferenças de renda entre ricos e pobres no País. O documento "O Estado das Cidades do Mundo 2010/2011: Unindo o Urbano Dividido" também informa que o Brasil é o país com a maior distância social na América Latina. O Rio de Janeiro, na 28ª posição, e São Paulo, na 39ª, também são cidades consideradas com alto índice de desigualdade, de acordo com o relatório da ONU.
Na avaliação do coordenador do relatório e diretor do Centro de Estudos e Monitoramentos das Cidades do Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o mexicano Eduardo Lopez Moreno, existe vínculo direto entre desigualdade e criminalidade. Mais do que custos sociais, o abismo entre ricos e pobres também provoca prejuízos econômicos.Estatisticamente falando, existe sim um vínculo. É muito possível que uma cidade mais desigual vai gerar muito mais fácil distúrbios e problemas sociais do que outras em situação contrária. (fonte: site yahoo.com.br ou estadao.com.br)

PRESIDENTE AZA DURA FALA DA RETIRADA DO MATERIAL DA MATERNIDADE DO APRAZÍVEL.

Maternidade Lêda Prado será demolida e será construido um posto do PSF no lugar. A Associação diz que foi autorizada pelo Prefeito para retirar grades, portas, telhas, linhas, caibros etc...
Essa é a Maternidade Lêda Prado do distrito de aprazível, alvo de denuncias na Câmara de Vereadores de Sobral feitas pelo Vereador Marco Prado(PSDB) de abandono e de destruição do prédio público. Um terreno muito grande e um prédio literalmente destruído. Aqui não foi vandalismo, segundo presidente da Associação dos Moradores do Aprazível, Antonia Vilemar Ribeiro, conhecido por AZA DURA, foi o Prefeito Leônidas que autorizou a retirada de todo o material da Maternidade para ser colocado no prédio da antiga Escola Municipal Argentina Portela de Azevedo que também foi abandonado pelo municipio e agora está cedido para ser a sede da Associação dos Moradores.
Segundo o presidente Vilemar Ribeiro o prédio da Maternidade tinha várias rachaduras que comprometiam o seu funcionamento, e que o Prefeito lhe disse que já fez a licitação para a construção de um novo posto de saúde(PSF) no valor de 186 mil reais.
Vilemar diz que a reforma do Prédio cedido para a Associação já está sendo executada e que os moradores da comunidade estão ajudando bastante. Ele diz que não fez nada escondido e muito menos para sua pessoa, que quem quizer ver de perto o material adquirido é só procurá-lo.
No final da nossa entrevista, Ele faz uma apelo aos Vereadores para que ajudem o desenvolvimento do distrito, e que vários parlamentares foram bem votados alí, e cita os nomes de Adauto Arruda, Marco Prado e João Alberto, além claro, do Itamar Ribeiro, que foi o mais votado, para que se juntem em prol do povo do aprazível. (fotos: Bené Fernandes).

FEIRA DO APRAZÍVEL MERECIA MELHOR ATENÇÃO DA PREFEITURA E DO GOVERNO DO ESTADO.

Mesmo chuvendo, uma multidão invade a feira, vindo de várias cidades da região.
A sede da Associação fica dentro da própria feira, muita gente trabalha na organização.
Muitos feirantes vindos de Fortaleza e de outras cidades negociam aqui!
Esta é a FEIRA DO APRAZÍVEL. Mais de mil feirantes negociam aqui, a maioria vem da cidade de Fortaleza, gente inclusive que tem stands de vendas no famoso "beco da poeira" na capital. Não é fácil, eles fazem um Tur pela região, indo á feiras de Ipú, Varjota e fecham com Sobral. A feira começa ás 14hs e termina ás 18hs. A associação dos Feirantes, organização mantenedora do evento, cobra de cada feirante a quantia de R$ 8,00. Na visita que fiz hoje alguns feirantes me mostraram um comunicado da Associação que apartir da próxima sexta feira o valor da contribuição custará R$ 10,00. A Associação oferece, banheiros, segurança, energia, e a garantia das estruturas de lojas(stands), além da divulgação do evento como forma de atrair clientes para comprar os produtos negociados. Uma Rádio-Feira alegra os negócios com divulgações necessárias ao evento e muita música. Para o Tesoureiro da Associação, Carlos Alexandre, foi feito um pedido ao Governador Cid Gomes de uma estrutura melhor para a feira, como um grande Galpão com toda infra estrutura. Ele classifica a Feira do Aprazível como sendo a melhor da região atraindo gente não só do Ceará, mas também do Maranhão e do vizinho Estado do Piauí.
DO BLOG - Se o governador investisse um pouco nisso, teríamos uma geração de empregos maior do que vai gerar o Estaleiro no Titanzinho, que além do mais, pode se tornar no futuro um grande elefante branco do Ceará, mais um. E os 60 milhões que o Ceará vai dar de presente aos empresários do Estaleiro seriam investidos em feiras de negócios populares do povo cearense. Pense nisso governador...

CHOVE NO DIA DE SÃO JOSE, E COHAB II FAZ PROCISSÃO.

Hoje é dia de São José. Para o homem do campo é dia de fazer experiência para o inverno. E hoje chuveu, depois de vários dias, tivemos justamente no dia consagrado ao padroeiro do Ceará muita chuva em várias cidades da região norte. Para os mais crentes é um bom sinal.
E o bairro Cohab II em Sobral, localizado no complexo habitacional Sinhá Sabóia hoje é dia de procisão de São José. A procissão percorre várias ruas do bairro, tendo seu ínicio na Igreja Matriz da Paróquia, na rua Zamenhof no Sinhá Sabóia e vai rumo a Cohab II percorrendo várias ruas. Fogos, cânticos e orações fazem parte da procissão de São José. Muitos fiéis estão acompanhando este ato de fé, que tem o comando do vigário Padre Eudes.

CDL E SESC PROMOVEM O PRÊMIO MULHER DE FIBRA 2010.

O CDL de Sobral e o SESC promoverão no próximo dia 25 de março, mais um evento importante na nossa cidade, trata-se do "PRÊMIO MULHER DE FIBRA". Cinco mulheres serão homenageadas. O evento acontecerá no Theatro São João, ás 20 hs. As indicadas serão escolhidas por segmentos da sociedade sobralense através de uma pesquisa encomendada, com destaque nas áreas de promoção social, setor de negócios, saúde, educação, cultura e trabalho no campo. O CDL repassará posteriormente os nomes das escolhidas. A finalização da pesquisa ocorre está semana. Na foto, a amiga Danielle, do CDL de Sobral, convidada especial do programa Revista Jangadeiro, na Jangadeiro FM de Sobral -98.3, sendo entrevistada por Gutto Barros. (foto: Bené Fernandes.)

RITMO ACELERADO NA REFORMA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL

Presidente diz que teremos a Câmara mais bonita do Estado do Ceará. A nova Sala de imprensa. Presta homenagem ao Radialista Mainardo Pontes.
Segue com muita agilidade e rapidez a reforma da Câmara Municipal de Sobral. Um plenário amplo com condições de acomodar bem todos os frequentadores assíduos e convidados em eventos promovidos pela Casa do Povo. Além de um elevador que serve á todos, a Câmara também oferecerá aos amigos da imprensa de Sobral e da Região, uma sala totalmente equipada, com uma visão ampla de tudo que estará acontecendo durante as sessões alí realizadas. A sala da imprensa de Sobral presta uma homenagem ao Radialista Mainardo Pontes(in memoria). O presidente Hermengildo diz que sente orgulho de poder oferecer ao povo de Sobral e ao parlamento deste município, uma Câmara de Vereadores mais bem equipada e que será a mais bonita de todo o Estado do Ceará. Para a festa de reinauguração várias personalidades já tem presenças confirmadas, como é o caso do prefeito Leonidas, do Governador Cid Gomes e do Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Deputado Domingos Filho, além, claro, de vários deputados do nosso Estado e políticos da região. Será com certeza um momento importante que marcará a história da nossa Câmara de Vereadores. Estão sendo trabalhado a possibilidade da reinauguração ser no mês de abril. Aguardemos...

GERENCIA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO EM SOBRAL CONTINUA EM GREVE, NADA DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO.

Alguns servidores fazendo trabalho interno. Não há atendimento ao publico.
Gerência de Sobral do Ministério do Trabalho continua em greve. Embora hoje seja considerado ponto facultativo em Sobral, algumas repartições publica federal, como é o caso do MTE estaria trabalhando normalmente, mas devido a greve de 48 horas(18 e 19/03) tudo está fechado e não há qualquer atendimento ao cidadão usário do serviço público. Segundo a Gerente Regional, Edilene Valentim, o atendimento volta a normalidade na próxima segunda feira.
GREVE GERAL - Caso o governo não negocie com os servidores do Ministério do Trabalho, está previsto uma Greve Geral por tempo indeterminado apartir do dia 6 de abril. Se isso acontecer fica comprometido o serviço de emissão de CTPS de quase 70 municipios da região norte do Ceará, que dependem exclusivamente da Gerencia Regional do MTE de Sobral para que a CPTS do trabalhador seja confeccionada, além de também prejudicar outros serviços prestados pela Gerência Regional. Ressaltamos que o movimento grevista é de caráter nacional. Na fotos alguns servidores fazendo trabalho interno sem atendimento ao público, o principal atingido.

O BRASIL E OS TERREMOTOS, COMO ESTAMOS!

De acordo com especialistas, o risco de um terremoto de grande magnitude no Brasil é remoto. O motivo é que o país está no meio de uma placa tectônica sul-americana, e não nas bordas. Mas não está descartado a continuidade dos terremotos em algumas regiões, mesmo sendo de pequena magnitude. O Fato é que assusta...