terça-feira, 11 de outubro de 2011

SINDICATO APEOC LANÇA NOTA DE ESCLARECIMENTO.


O Sindicato APEOC vem a público, em nome dos professores da rede estadual de ensino do Ceará, agradecer o apoio e o carinho recebidos da população cearense durante os 63 dias de greve de nossa categoria em defesa do respeito e valorização dos profissionais da educação e da escola pública.
Os professores demonstraram nesta greve uma força de coesão social nunca vista em mobilizações de uma categoria. Pais, alunos e professores fizeram uma corrente tão forte que enfrentou e venceu a pressão e repressão do governo e seus aliados.
Nossas praças, ruas, praias, missas, aeroportos e casas legislativas no interior e capital foram preenchidas com a palavra de ordem: GOVERNADOR, RESPEITE O PROFESSOR! Um movimento forte, responsável, democrático e vibrante que garantiu negociações em greve e agora faz uma pausa estratégica para cobrar a manutenção, recuperação e ampliação de direitos para o valente e inteligente magistério cearense.
Neste sentido, fazemos os seguintes esclarecimentos sobre a suspensão da greve e as condições de negociação:
  • A suspensão é mais uma demonstração da vontade da categoria em, efetivamente, negociar e conquistar;
  • As diretrizes e princípios da mensagem do ensino médio não serão aplicados na proposta a ser elaborada;
  • Descompressão na carreira;
  • Regência de classe e interstício no conceito atual (lei 12.066);
  • Foi estabelecido um prazo de até 30 dias para apresentação de proposta;
  • Nosso centro de reivindicação é a repercussão do piso em toda a carreira;
  • A base de negociação é a lei 12.066, atual plano de carreira;
  • Retorno da gratificação de incentivo profissional;
  • Valorização da Pós-Graduação, Especialistas, Mestres e Doutores, mantendo proporcionalidade entre os níveis;
  • A greve foi suspensa, mas a luta continua com calendário de mobilização.
Portanto, o Sindicato APEOC e a categoria estão conscientes da necessidade de continuidade de articulação com a sociedade para enfrentar todo o processo de negociação que temos pela frente com mobilização.
Ao povo cearense, deixamos nossa mensagem de agradecimentos e convocamos para a continuidade de nossa saga em defesa da escola pública de qualidade com dignidade para quem dela precisa, estuda ou trabalha.
Venceremos!
ANÍZIO MELO
PRESIDENTE DO SINDICATO APEOC

PREFEITURA DE SOBRAL FAZ "PREGÃO ELETRÔNICO" PARA COLETA DE LIXO SER FEITO POR CARROÇAS.


A pregoeira oficial Silvana Maria Paiva Carneiro promove, no próximo dia 25, às 9 da manhã, no Paço Municipal de Sobral, pregão presencial para contratar 27 veículos com tração animal para coleta de lixo nos distritos e localidades deste Município. O pregão para locação de carroças é o de número 10.520/2011 e servirá para coleta complementar de resíduos domiciliares e comerciais nos distritos e demais localidades rurais.

A validade do contrato é de 12 meses e os contratados farão a coleta de 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, em 11 distritos e 16 localidades. Os distritos que receberão as carroças de lixo são: Aprazível, Bonfim, Baracho, Jaibaras, Jordão, Caiocá, Torto, Rafael Arruda, Patriarca, Salgados dos Machados e Caracará.

Abrangência
As localidades beneficiadas são: Estivas, Olho D´Água do Pajé, Ouro Branco, Ipueirinha, Recreio, Alto Alegre, Barragem, Patos, Pau D´Arco, Paudarquinho, Trapiá, Lajes, São Domingos, Bilheira e Pedrinhas.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral diz que "é inviável o uso de caminhões de coleta de lixo nos distritos e localidades, como é feito no Centro Urbano de Sobral, por conta de estradas sem pavimentação que dificultam o trânsito de veículos grandes". Segundo a nota da assessoria, "a maior parte do lixo produzido em pequenos distritos é orgânico e a coleta feita em carroças é suficiente para atender à demanda". A Assessoria informou que o preço do serviço é superior a R$ 8 mil e que, por isso, a licitação deve ser feita em pregão eletrônico.
Segundo nota da Assessoria, isto é "para manter a transparência da negociação". O pregão eletrônico foi criado por meio da Lei Federal 10.520/2002. A modalidade de licitação é chamada de pregão presencial, pois obriga os concorrentes a comparecerem à negociação. Esta negociação é liderada por um pregoeiro designado pelo órgão da administração pública licitante, no caso a Prefeitura de Sobral.

MAIS INFORMAÇÕES:
Comissão Permanente de Licitação. Prefeitura de Sobral
Rua Viriato de Medeiros, 1250 - Centro
Telefone: (88) 3677.1100
Fonte: Lauriberto Braga - DN

62ª SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE SOBRAL NA BASE, "DO PESCOÇO PRÁ BAIXO É CANELA."

A Câmara de Vereadores de Sobral realiza a sua 62ª Sessão ordinária, com a presença dos Vereadores Zezão, Zé Vytal, Paulo Vasconcelos, Marco Prado, Adauto Arruda, Luciano Feijão, Itamar Ribeiro, presidida pelo presidente João Alberto Adeodato Júnior.
E na tribuna: Vereador Zezão, que entre outros assuntos falou sobre a possível alteração da Lei do Conselho Tutelar.
A segunda tribuna feita pelo Vereador Luciano Feijão que falou que o projeto de redução da prostituição infantil se faz necessário que todos os segmentos da sociedade se envolva nesse processo. É um desafio grande e que infelizmente pouca coisa tem sido feito em Sobral. O Vereador cobra que as religiões e orgãos que trabalham com crianças e adolescentes planejem ações conjunta. 
A terceira tribuna foi feita pelo presidente João Alberto, que não poupou criticas a inércia da prefeitura de Sobral que até agora não fez NADA pelo Cemitério do distrito de Jaibaras, que está com o muro caido e até o poste de iluminação que foi colocado em fevereiro já caiu e que NADA foi feito ainda. Vereador disse que fez o comunicado várias vezes ao Secretário Irismar Azevedo(Infra-estrutura) e que continua no Zero a Zero. 
João Alberto disse que lamenta essa situação e é por isso os Vereadores têm sido ridiculizados nos Rádios de Sobral pela população, onde dizem que o "parlamentar não faz NADA." 
O presidente João Alberto contestou o que está acontecendo e disse que "Vereador trabalha muito", mas infelizmente o poder executivo não respeito o Vereador, que está com seu prestígio em baixa a muito tempo.
A quarta tribuna foi feita pelo Vereador do PP, Adauto Arruda, que iniciou seu discurso lembrando que hoje o Prefeito Veveu(PT) está recebendo o "titulo de melhor prefeito do Ceará com muita festa."
Adauto Arruda lamentou a situação dos cemitérios no interior, e que em algumas localidades a população não tem cemitério, a exemplo de "Contendas", onde as pessoas são sepultadas em redes. O prefeito Leonidas até prometeu fazer esse cemitério, mas não cumpriu.
Vereador Adauto falou da situação das estradas carroçais no interior, que continua sem qualquer trabalho e que está se aproximando o inverno e NADA feito ainda.
Vereador Zezão lamentou que Sobral está carente de projetistas, que no ano passado o município voltou mais de 3 milhões por falta de PROJETOS.
Vários parlamentares fizeram sérias críticas com relação um tal de PREGÃO que a cidade de Sobral adotou, e que as empresas de São Paulo ganhando tudo, estão dominando e que na realidade está com cara de enroladas, com cheiro de "empresas fantasmas"...
DO BLOG - Foi uma Sessão "quente". Naquela base, como diz o Ferreira Aragão: "Do pescoço prá baixo é canela"... Acho que foi uma das melhores do ano.

LEIA COM ATENÇÃO O E-MAIL RECEBIDO...

Esse E-mail veio sem assinatura e endereço eletrônico. Mais parece um apelo de alguém com medo e em agonia... LEIA COM ATENÇÃO.

... "Sou jogador do Guarany de Sobral e Venho por meio da imprensa falar sobre a liberação de contratos onde o Luizinho não aceita a rescisão de meu contrato. A temporada do clube acabou e tenho que continuar a trabalhar, pois tenho filhos e uma família para sustentar, sou como qualquer outra pessoa que precisa ganhar seu dinheiro dignamente. Por isso estou enviando esse email para vocês como forma de que veja e me libere, pois a vida continua. Dei duro para no campeonato Guarany de Sobral ter um bom resultado mais não saiu o que planejamos, então espero que ele veja e tenho um pouco de consideração por seus funcionários, agradeço o espaço Blog!..."

DO BLOG - Quem será este atleta??? Porque essa situação??? Galera do esporte, aguardo respostas.

FISCAL DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, DR. GILBERTO FROTA, VAI PARA DISPUTA EM SOBRAL PELO PDT.

Minhas orelhas esquentaram hoje meio dia. Recebi um telefonema de um amigo nos comunicando que está praticamente fechada a candidatura á Vereador de Sobral, do conhecidissimo e competente fiscal do Ministério do Trabalho e professor de cursinho em Sobral, Dr. Gilberto Frota. A informação é de que será pelo PDT. Parabenizar a direção do PDT de Sobral pela bela aquisição política. 
Dr. Gilberto Frota é proprietário e professor do conhecidíssimo "Frota Cursinho", e um grande fiscal do trabalho.
Ao amigo, nosso desejo de vitória, será uma grande inovação tê-lo no Legislativo sobralense.

PROJETO VISA DAR SEGURANÇA A PASSAGEIROS INTERMUNICIPAIS.

O deputado Ferreira Aragão, líder do PDT, apresentou mais um projeto de indicação na Assembleia Legislativa. O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de rastreamento por GPS e câmeras filmadoras no interior dos ônibus ou veículos de transporte intermuncipal de passageiros.

De acordo com o parlamentar pedetista, a adoção dessas medidas além de visar maior segurança aos passageiros, evitará a ocorrência de assaltos. O itinerário percorrido pelos ônibus poderá ser acompanhado pela empresa, objetivando, também, uma maior eficácia e presteza na prestação do serviço público em questão, no momento em que os passageiros poderão verificar via internet a previsão de chegada dos ônibus em seus locais de destino; e a empresa se os ônibus estão de fato parando nos locais de parada obrigatória.

O sistema de rastreamento por GPS instalado pela empresa, deverá conter ainda programa on-line que viabilize o acompanhamento dos horários pelos consumidores via internet. As câmeras filmadoras deverão ser instaladas, objetivando a segurança dos passageiros, devendo a empresa disponibilizar arquivo das imagens para subsidiar investigações policiais, sempre que necessário.

MARCONI ALVES – ASSESSORIA DE IMPRENSA

PREFEITO VEVEU ARRUDA RECEBE HOJE O TITULO DE MELHOR PREFEITO DO CEARÁ.


Durante reunião da Comissão de Apuração da PPE, Promoções, Publicidade e Eventos, realizada na segunda-feira,19 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado, a PPE, capitaneada pelo engenheiro Roberto Farias, anunciou os 31 melhores Prefeitos do Ceará em 2011. Foram 32 votantes, mais 7.048 votos pela internet e índices oficiais (os melhores), em: saúde, educação, IDH e qualidade do Meio Ambiente fornecidos por entidades do governo.
Após a apuração comandada pelo Dr. Irapuam Aguiar (que representou o ministro Ubiratan Aguiar, do TCU), Dr. Luiz Dias (TCE), Dr. Luiz Sérgio Gadelha Vieira (TCM), Leonardo Farias (PPE) e o jornalista Antonio Viana, foi conhecida a lista dos Melhores Prefeitos.
O campeão de votos foi o prefeito Veveu Arruda, que obteve 27 dos 39 votos. A festa de entrega dos diplomas será nesta terça feira, dia 11 de outubro, no La Maison Dunas, em Fortaleza.
Confira a lista:
Sobral, Brejo Santo, Palhano, Crato, Horizonte, Maranguape, Tauá, Tururu, Alto Santo, Ocara, Pacoti, Várzea Alegre, Capistrano, Viçosa do Ceará, Caucaia, Iguatu, Maracanaú, Itarema, Limoeiro do Norte, Pedra Branca, Quixeramobim, Aquiraz, Morada Nova, Parambu, Tamboril, Redenção, Fortaleza, Icó, Canindé, Lavras da Mangabeira e Russas.
Fonte: Zé Donato.

CEARÁ TERÁ 329 VEREADORES A MAIS EM 2013.


O Estado não atingiu o teto estabelecido em lei, mas, proporcionalmente, foi o segundo do País que mais aumentou os edis.
As câmaras municipais cearenses terão pelo menos 329 parlamentares a mais a partir de 2013. Isso porque 96 cidades do Estado já aprovaram as emendas à Lei Orgânica do Município (LOM) que ampliam o número de vereadores. O aumento aprovado nas Casas Legislativas do Ceará não atingiu o teto estabelecido por lei, uma vez que poderiam ter sido criadas 441 novas vagas no Estado.
Um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que, proporcionalmente, o Ceará foi o segundo estado brasileiro que mais aumentou o número de vereadores: 74% do teto previsto na lei. O Ceará perde apenas para Roraima, que aprovou 75% do número máximo de edis permitido ao estado.
Cerca de 22 municípios cearenses ainda não aprovaram leis ampliando o número de vereadores: Tabuleiro do Norte, Santana do Acaraú, Santana do Aracati, Quiterianópolis, Pedra Branca, Pacatuba, Morrinhos, Monsenhor Tabosa, Mauriti, Jucás, Juazeiro do Norte, Ipueiras, Irauçuba, Ibiapina, Granja, Guaraciaba do Norte, Fortim, Cascavel, Bela Cruz, Barreira, Araripe e Guaiúba.
"Cada Câmara vai se adaptar de acordo com o que aprovou. Essa é uma questão interna, mas é importante dizer que elas funcionavam anteriormente com um número até maior, então as Casas têm plenas condições de readaptar a estrutura e os gastos. Não vai ter aumento na despesa, o que vai acontecer é redução de assessorias e de salários dos parlamentares para essa readequação", explicou Deuzinho Filho, presidente da UVC(União dos Vereadores do Ceará).

FIQUE POR DENTRO

Exigências da lei

O número de vereadores no Ceará ainda pode aumentar até atingir o limite máximo estabelecido pela Emenda Constitucional 58, mas apenas as vagas incluídas na Lei Orgânica do Município até o último dia 7 de outubro valerão para as eleições do próximo ano. Isso porque a Constituição Federal exige que a mudança seja realizada em até um ano antes do pleito. Todas as alterações que acontecerem a partir de agora em relação ao aumento do número de vereadores só valerão para as eleições de 2016.
Fonte: Diário do Nordeste.

CONFIRA NOTÍCIAS DO DEPUTADO JOSÉ LINHARES(PP).

DEPUTADO JOSÉ LINHARES PERMANECE EM BRASÍLIA PARA A VOTAÇÃO DE IMPORTANTES MATÉRIAS.

O Deputado José Linhares permaneceu em Brasília, nesta antevéspera de feriado, para a votação de importantes matérias no Plenário da Cãmara, no dia de ontem (10/10) foi analisado e aprovado o projeto de lei de conversão do Senado para a Medida Provisória 537/11. A MP foi aprovada com o texto original na Câmara e concede crédito extraordinário de R$ 500 milhões para custear ações de defesa civil dos ministérios da Defesa e da Integração Nacional nas regiões Norte e Nordeste.



DEPUTADO JOSÉ LINHARES ESTARÁ EM GUARACIABA NO PRÓXIMO SÁBADO.
O Deputado José Linhares estará em Guaraciaba do Norte, no próximo dia 15 de outubro, participando do Encontro de Formação Política.
O evento contará com diversas lideranças estaduais e locais e tem a intenção de gerar um clima de mudança estrutura no município e, desta forma, fazer de Guaraciaba uma cidade melhor.
Uma excelente iniciativa dos cidadãos guaraciabenses!

SUS: relator propõe dobrar investimento anual por habitante.

O Deputado José Linhares participou em Brasília de um Seminário “Caminhos para o SUS” que discutiu as formas possíveis para a reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o deputado Rogério Carvalho (PT-SE), afirmou, durante seminário nesta segunda-feira na Câmara, que é preciso dobrar o gasto público com saúde. Atualmente, o investimento por habitantes ao ano é de R$ 800.
De acordo com o parlamentar, esse valor poderá ser aumentado, entre outros itens, a partir da criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS) prevista na proposta que normatiza a Emenda 29 e que está agora em análise no Senado; criação de impostos sobre grandes movimentações financeiras; e tributação de patrimônio sobre jatinhos, helicópteros, iates e lanchas.
Carvalho apresentou relatório sobre o assunto durante o seminário Reforma Sanitária – Caminhos para o SUS da Universalidade e da Integralidade. A ideia principal da proposta é assegurar um acesso universal e integral ao sistema.
Alguns especialistas dizem que já existe dinheiro para financiar o setor, pois a arrecadação de impostos no País é excelente.
Fonte: Marcelo Lopes - Assessoria de imprensa.

EM UMIRIM NEM AS SANTAS CONSEGUEM BARRAR A BANDIDAGEM...

Apesar delas estarem assim, protegente quem entra e sai da cidade de Umirim, interior do Estado do Ceará, os bandidos não perdoam. Na madrugada desta segunda feira(10) assaltaram mais uma vez o Fórum daquela humilde cidade desgovernada, que a pouco dias elegeu um novo prefeito.
Tá na hora de pensar em destruir as armas guardadas nos Fóruns da justiça, alí em alguns, a segurança é precária e os bandidos já descobriram isso. Agora ficou fácil...
Fotos: Bené Fernandes

E NO DIA DA PESQUISA... A REALIDADE DE MUITOS BRASILEIROS.

CRECHE ALEGRIA,ALEGRIA NA COHAB I FAZ A BRINCADEIRA DA CRIANÇADA.

Numa festa simples e com a participação dos pais, realizada nesta terça feira(11), a Creche Alegria,Alegria, pertencente a Associação dos Moradores da COHAB I, conveniada com a Secretaria de Educação do Municipio de Sobral, realizou a sua comemoração do dia dedicado as crianças.
A Creche Alegia,Alegria é um anexo pertencente ao Centro de Educação Infantil Jacira Pimentel, que tem a professora Mara como diretora geral.
A Alegria,Alegria atende a criança de até 3 anos de idade, é sempre uma grande festa reunir essa meninada maravilhosa. As professoras têm um trabalho danado, mas a satisfação de fazer essa criançada feliz é o que importa.
 Fotos: Bené Fernandes.

ENCERRA-SE NESTA SEXTA FEIRA AS INSCRIÇÕES DO CURSO DE RADIALISTA EM SOBRAL.

O Sindicato dos Radialistas da Zona Norte, através do delegado Araújo Pachelle (foto) informa que estão abertas inscrições de mais um curso para radialistas, que será realizado em Sobral.
As inscrições irão até próxima sexta-feira, dia 15 de outubro, na direção de todas as emissoras de Sobral. O valor de investimento do curso de radialistas é de R$ 300 reais.

CIRO GOMES EVITAR FALAR SOBRE 22 MIL QUE GANHARIA COM CONSULTOR DO PSB DO CEARÁ.

“Eu não vou falar de companheiro de partido pela imprensa. Nunca recebi nenhum centavo ilegal na minha vida, nunca assinei cheque na boca de caixa, não devo satifisfação a ninguém”, afirmou o ex-governador Ciro Gomes, ao ser perguntado se ganhava R$ 22 mil por mês dando consultoria para o seu partido, o PSB. Ciro reagiu assim nesta noite de segunda-feira, ao dar entrevista antes do anúncio dos pré-candidatos do partido à Câmara Municipal de Fortaleza.
Sérgio Novais, presidente municipal destituído, fez essa revelação, numa espécie de resposta aos cidistas do PSB da Capital que levantaram suspeições acerca das finanças partidárias.
Ciro participou do lançamento dos pré-candidatos no auditório da Câmara Municipal tendo ao lado, entre alguns convidados, o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, e Karlo Kardoso, que substituiu Sérgio Novais no comando municipal.
A cúpula municipal garantiu que haverá todo esforço para o PSB fazer o maior número de vereadores. No bloco, estão nomes como os da ex-tucana e ex-deputada estadual Tânia Gurgel e do ex-petista e ex-presidente da Câmara Municipal,  Salmito Filho.
Fonte: Eliomar de Lima

MAIS UM ASSALTO AO FÓRUM DE UMIRIM.

O Fórum do município de Umirim, a 109 quilômetros de Fortaleza, foi assaltado na madrugada desta segunda-feira, 10. Cerca de seis homens armados invadiram e local e renderam o vigilante. A ação ocorreu por volta de 2 horas da madrugada.
Funcionários do Fórum estão realizando um levantamento para averiguar o que foi levado do local. Inicialmente, segundo informações do Destacamento da Polícia Militar de Umirim, a suspeita é de que os bandidos tenham roubado algumas armas.
Em menos de um mês, este já é o terceiro Fórum alvo de assaltos no Interior. Uma ação semelhante aconteceu na madrugada da última quinta-feira, 6, no município de Palmácia, Maciço de Baturité. Três homens invadiram o local e levaram R$ 1.600 em dinheiro e drogas.
No fim de setembro, o Fórum de Chorozinho também foi alvo de criminosos. Do local, roubaram cerca de 44 armas e mais de R$ 3 mil.
Fonte: O povo.