sábado, 7 de abril de 2012

TRADICIONAL MALHAÇÃO DO JUDAS ESTÁ DESAPARECENDO EM SOBRAL.

Poucos bairros de Sobral mantém a tradicional Malhação do JUDAS neste ano. Era uma brincadeira muito comum nos nossos bairros a alguns anos atrás.
Depois de uma longa procura, encontrei este no bairro Padre Palhano, próximo ao Posto de Saúde(CSF), ao lado de um LIXÃO. 
VALE LEMBRAR - Ressaltar aqui a tradição que foi o JUDAS da TURMA DA VÁRZEA, uma galera que morava próximo a Igreja da Sé e que fazia a Malhação em frente a Mercearia do Enoc. Era uma grande festa que reunia multidões.
Também não podemos esquecer que durante muitos anos reinou por aqui o tradicional JUDAS do FLANELON, que ficava no bairro da Santa Casa. Era muito aguardado a lida do testamento do judas. Era onde se descobria as "coisas" dos amigos e vizinhos.
E a brincadeira parece que está praticamente desaparecendo. Em 2012 poucos os que ainda existem. Seus organizadores dizem que não existem incentivos e tem o fator violência que termina atrapalhando tudo.

JOVENS APROVEITAM ESTRUTURA DA ESTAÇÃO DO METRÔ E MONTAM CENÁRIO DA PAIXÃO DE CRISTO.

A  Estação do Metrô de Sobral já serviu para alguma coisa. O Grupo Teatral Renascer em Deus, formado por jovens do bairro Sumaré, aproveitaram a construção da estação do Metrô situado na rua Ferroviária, no bairro do Sumaré(Sobral) e montaram um dos cenários para o espetáculo PAIXÃO DE CRISTO. 
Ficou bem legal. O Grupo se apresentou neste sábado de aleluia, as 16h. O blog chegou junto e conferiu a apresentação teatral.
Fotos: Bené Fernandes.

UMA FOTO DA VIOLÊNCIA DESTA SEXTA FEIRA NA COHAB I.

O  retrato da violência ocorrido na tarde desta sexta feira santa(6) no bairro Cohab I. Jovens correndo no meio da rua armados de revolveres. O fato aconteceu pouco depois da Sra. Maria Solidade ser atingida por uma bala na cabeça. A marca da violência está gravada nas mentes dos moradores nos arredores da Praça Chico Lourenço, onde têm sido o palco maior dos confrontos entre jovens do Sinhá Sabóia e Cohab I.

ATOR SE ENFORCA ACIDENTALMENTE AO INTERPRETAR JUDAS NA PAIXÃO DE CRISTO.



Um ator se enforcou acidentalmente quando interpretava Judas em encenação da Paixão de Cristo e está internado em estado grave em um hospital no interior de São Paulo.
O episódio ocorreu na Sexta-Feira Santa (6) na cidade de Itararé, a 345 quilômetros ao oeste de São Paulo, onde o ator Thiago Klimeck, de 27 anos, fazia o papel de Judas, que segundo o Evangelho, se enforcou após entregar Jesus.
Klimeck, do grupo Traças de Teatro, aparentemente se enganou ao puxar os nós da corda que tinha ao redor do pescoço. Os demais atores em cena não perceberam que ele estava inconsciente e acharam que tudo fazia parte de sua atuação, conforme informações da Guarda Municipal.
Depois de alguns minutos, no entanto, os atores perceberam que ele estava inconsciente, e com a ajuda de socorristas o tiraram da corda e o levaram para um hospital.
Devido à gravidade do caso, na manhã deste sábado ele foi transferido para um hospital da cidade vizinha de Itapeva. Peritos vão investigar se houve erro na colocação da cadeirinha e das cordas no cenário da peça.
Fonte: EFE/YAHOO/NOTÍCIAS

OS AMANTES DA PAIXÃO DE CRISTO...

Na platéia da apresentação do Grupo Vida União, na noite desta sexta feira santa, os amigos Carlinhos Maravilha, Valdemir Fortuna e Bené Fernandes, todos integrantes do Grupo Teatral Vida A Vida, que está momentaneamente parado. A última apresentação do GTA Vida A Vida aconteceu na Margem Esquerda, no ano de 2009. 
O diretor do Grupo Vida União- Terrenos Novos, o amigo Iranildo é ex-integrante do Vida A Vida e trouxe para os Terrenos Novos uma grande experiência adquirida com a galera do VIDA a VIDA. Está previsto neste domingo, ás 19h, a exibição da Paixão de Cristo filmada na margem esquerda em 2009. Vamos lá galera....Será na Casa Paroquial em frente a Igreja de São Pedro. A idéia é reunir a turma do Vida a Vida.... E matar saudades...

GRUPOS TEATRAIS ENCENAM PAIXÃO DE CRISTO NESTA SEXTA FEIRA EM SOBRAL.

Cenas do Grupo Vida União - Terrenos Novos - Um dos melhores de 2012. 
Muitas falhas, principalmente na voz, textos e trilhas.
Vários Grupos Teatrais estiveram em cena na tarde e noite desta sexta feira santa em Sobral. Todos os grupos receberam um incentivo de R$ 1.500,00 da Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretaria de Cultura e Turismo, foram mais de 23 grupos. 
Nosso Blog esteve acompanhando algumas apresentações. Apesar do esforço de alguns grupos, mas o amadorismo de péssima qualidade imperou nos grupos que se apresentaram esse ano, com raras exceções.
NOSSO OLHAR - Falta de um som para a voz do ator dificulta o povo ouví-lo e a cena fica perdida. Grupos sem textos definidos, faz o ator inventar um monte de besteiras, que não têm nada haver com a história contada. Grupos com trilhas sonoras sem nexos, outros sem NADA. Alguns participantes(ator) bêbados ou pelo menos com cheiro de bebidas. Infelizmente esses são alguns problemas do Grupos da Paixão de Cristo. Algo precisa ser mudado.

MORRE MÃE E FILHA NA GUERRA ENTRE COHAB I E SINHÁ SABOIA. UMA SEXTA SANTA DE TERROR.

Morre a terceira vítima da violência travada entre jovens do bairro Sinhá Sabóia X Cohab I.

Maria da Solidade Ripardo dos Santos, 25 anos, residente na rua P quadra 8, Casa 171 na Cohab I, foi atingida por um tiro em sua cabeça, fato ocorrido na tarde desta sexta feira santa(6) em frente a uma residencia que fica localizada na Praça Chico Lourenço, no bairro da Cohab I.
O SAMU teria feito o atendimento da Maria da Solidade, a Dade, que estava grávida de 5 meses e encaminhado para a Santa Casa de Sobral. Dade teria ficado na Alta Complexidade até a meia noite desta sexta feira(6) quando veio falecer. Infelizmente a criança que estava em sua barriga não conseguiu salvar-se e também morreu. 
O corpo de Maria da Solidade deve sair para o IML de Sobral para exames cadavéricos e logo em seguida liberado para a família. Não sabemos ainda qual hora o corpo chegará para ser velado pelos familiares. O corpo do recém-nascido já está com a família e está sendo velado na residencia da Maria da Solidade.
O Clima na família é de tristeza e revolta. A informação é que o suspeito pelo disparo, conhecido por BUIÚ, já teria sido preso pela policia.
ATUALIZAÇÃO(20h:35) - O corpo da Sra. Maria da Solidade chegou pouco depois do meio dia do IML na sua residencia no bairro Cohab I, e seu sepultamento ocorreu as 17 horas.