sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PREFEITOS QUEREM TAMBÉM FAZER GREVE...SÓ FALTA ISSO!!

A União Brasileira de Municípios, que reúne prefeitos de todo o país, está propondo uma greve da categoria. Alega a Ubam que a gestão nas mais de 5 mil cidades brasileiras ficou inviável em função da perda de quase 50% dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e defende paralisação geral dos serviços da municipalidade. O FPM é a parte que cabe aos municípios na partilha dos impostos. Há muita cidadezinha que não tem praticamente nenhuma renda além desses repasses (fruto da emancipação de qualquer arruado que pode se transformar em curral de alguém). Hoje, a União fica com quase 70% de tudo que se arrecada em impostos, os estados ficam com 25% e os municípios, com a sobra. Como o governo federal reduziu o IPI (imposto sobre propriedade industrial) de vários setores da economia (veículos, construção civil, eletrodomésticos, etc) para tentar segurar empregos e consumo durante a pior fase da crise econômica mundial, a corda acabou arrebentando na outra ponta, o elo mais fraco do pacto federativo. Como compensação, o governo fez aprovar um pacote de socorro aos municípios no valor de 1 bilhão de reais. “Isso não repõem sequer 20% das perdas”, afirma o presidente da UBAM, Leonardo Santana, justificando a greve de prefeitos. Que a divisão do bolo está injusta, não há dúvidas. Que a maioria dos municípios vivem de pires nas mãos junto aos estados e à União, como parte do esquema que dominação eleitoral, também todos sabemos. Mas, cá para nós, tem muito lugar por aí onde os prefeitos não vão fazer falta a ninguém. ( Blog Acerto de contas - Recife-PE)

SENADOR TASSO, UM HOMEM CONTRA O BRASIL.

Como já era esperado, o senador tucano Tasso Jereissati apresentou um relatório contrário à entrada da Venezuela no Mercosul, proposta em um Contrato de Adesão que tramita no Congresso desde julho de 2006. Na reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado, no dia 1º de outubro, quando Jereissati leu o parecer que fez, não apanhou ninguém de surpresa. Era uma carta já marcada. O relator, por exemplo, ausentou-se das sessões em que os depoentes apresentaram argumentos e informações divergentes dos palpites dele sobre a questão.
O que representam o relatório e o comportamento de Jereissati?
“Um ato hostil a um país com quem o Brasil tem aprofundado laços não apenas econômicos, mas também culturais e científicos. Lamentavelmente, o parecer não é apenas diplomaticamente equivocado. É também irresponsável”, responde o professor Fabiano Santos, coordenador do Núcleo de Estudos Sobre o Congresso (Necon/Iuperj), que faz acompanhamentos das comissões do Parlamento que tratam de temas relevantes para a inserção internacional do Brasil.
Segundo Fabiano Santos os dados do comércio entre Brasil e Venezuela nos últimos nove anos (gráfico) mostram “o tamanho da irresponsabilidade do relator”. A aproximação comercial com a Venezuela é francamente favorável ao Brasil. Nos últimos dez anos, as exportações para a Venezuela aumentaram 858%, passando de 536,7 milhões de dólares, em 1999, para 4,6 bilhões de dólares em 2008.
No ano passado, o Brasil teve um superávit comercial com os EUA de 1,8 bilhão de dólares. Com a crise, a Venezuela passou a representar 29% de todo o saldo da balança comercial brasileira. Dos 3 bilhões de dólares do saldo da balança, neste ano, 878 milhões de dólares vieram de negócios com os venezuelanos.
“A irresponsabilidade da rejeição do Protocolo de Adesão é ainda maior no campo político. O relatório de Jereissati, que evidencia uma forte preocupação com a fragilidade da democracia naquele país, sugere, como terapia, o isolamento político, negligenciando o potencial de contenção institucional que a inclusão ao Mercosul poderia ter, em um contexto em que tanto Chávez quanto a oposição se veem enredados em estratégias de radicalização política”, explica o coordenador do Necon.
Esse ponto provocou a indignação do senador Pedro Simon, durante acalorado debate com Jereissati. Em um momento de retorno aos seus melhores desempenhos na tribuna, Simon lembrou que “com a Venezuela dentro do Mercosul” haveria condição, na avaliação dele, “de garantir a democracia naquele país”. Simon acredita que a posição do tucano Jereissati “favorece interesses contrários à integração continental, principalmente os norte-americanos”. Mas essa não seria a motivação do senador Jeressati ?
(fonte: Mauricio Dias - Colunista da Revista Carta Capital)
DO BLOG - Estou preocupado com essas constantes viagens de Tasso aos Estados Unidos. Será só mesmo para tratamento?

OS DESTINOS DE PATRICIA SABOYA...A SENADORA.

O Ministro Carlos Lupi (PDT) fez novamente um apelo a Senadora Patricia Saboya para tentar a reeleção ao senado. O Ministro acha que o cenário politico atual favorece a Senadora.
O problema é o PDT, com excessão do Heitor Ferrer, é literalmente atrelado ao Governador Cid, e o atual Presidente Estadual do partido, André Figueiredo, está mais prá indio do que cacique, e não tem autonomia de nada, virou pau mandado. Com relação a Senadora Patricia Saboya, parece que já está tudo definido para 2012, arranjaram até uma praia para a Senadora. Comenta-se que a mesma seria candidata a Prefeita da Cidade de Jijoca de Jericoacoara. Na realidade, pelo que me parece, o que querem mesmo é ver a Senadora bem longe daqui..(Sobral).
DO BLOG - A senadora Patricia é uma pessoa íntegra, tem ideais definidos, mas infelizmente tem sido mal compreendida e se tornado presa fácil para os grandes lobos da política cearense...Ela é usada e ás vezes nem percebe! Paciencia...

EX-DEPUTADO ALEXANDRE FIGUEIREDO ESTÁ INTERNADO...

Alô gente, meu amigos, boa tarde! Hoje estive muito cedo na Rádio Pioneira AM 830, participando do Programa Rádio DEBATE do amigo Jacinto Pereira, revendo amigos e discutindo política & algo mais. Na ocasião soube e lamentei pelo Ex-Deputado Estadual e atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Figueiredo que estaria internado com complicações cardíacas. Alexandre Figueiredo é irmão do Ex- Prefeito de Santa Quitéria, Tomaz Figueiredo.
O Blog tomou conhecimento que Tomaz estaria hoje em Brasilia tentando conseguir a permanencia do atual prefeito de Santa Quitéria, Chagas Mesquita, que tem seu processo de cassação embargado no TRE do Ceará. Informação colhida é que Senador Tasso Jeressati será a grande atração do encontro do PSDB de Santa Quitéria á realizar-se nos próximos dias. Não tenho confirmado o dia correto. A promessa é de uma grande festa para o Galego.