segunda-feira, 5 de março de 2012

PREPARANDO A SEMANA SANTA...

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Sobral já se prepara para as festividades culturais e religiosas da Semana Santa. 
O Secretário Campelo Costa e o sub Raimundo Aragão deve se reunir nesta terça feira(6) com representantes dos grupos teatrais que encenam Paixão de Cristo nos bairros e distritos, numa reunião de planejamento da SEMANA SANTA 2012. A reunião acontecerá ás 17 horas, na Casa da Cultura de Sobral.
No ano de 2011 foram mais de 30 grupos que encenaram a vida de Jesus Cristo, todos com recursos municipais.

ESCURIDÃO NA PRAÇA DO PARQUE SANTO ANTONIO PREOCUPA MORADORES.

Moradores do Conjunto Monsenhor Aloisio Pinto, principalmente os que residem nas proximidades do Estádio Eder Venâncio, estão reclamando da escuridão que toma conta da Praça do Parque Santo Antonio, que fica ao lado da Quadra de Esporte. Alí além da escuridão, o mato tem tomado conta de tudo, num sinal claro de total abandono.
Moradores reclamam que "galera da maconha" estão fazendo a festa por alí, sem contar que já  houve tiroteio, várias vezes na praça. Os moradores fazem um apelo á Prefeitura de Sobral providências URGENTES.

DEFINIDO A DATA PARA MAIS UMA SESSÃO ITINERANTE DO LEGISLATIVO SOBRALENSE.

Definido a data para realização de mais uma Sessão de Itinerante da Câmara Municipal de Sobral. O anúncio foi feito pelo presidente João Alberto Adeotado Júnior. O distrito de Jaibaras será o último a ser visitado pelos Vereadores neste ciclo de sessões itinerantes. A data fixado pela presidência do legislativo em comum acordo com os vereadores, foi o dia 30 de março, ás 19hs, tendo como proposta inicial, a ser realizada na Quadra de Esporte nova construída pelo Governo do Estado.

DEUS AJUDA QUEM CEDO MADRUGA...

Festa na Auto Escola Bom Jesus, dos amigos Netinho e Arledison Costa. Com pouco mais de seis meses de atividade, a empresa já colhe excelentes resultados nos testes para retirada da Carteira Nacional de Habilitação. No recente exame aplicado pelo Detran/Ce, em Sobral, 93% de aprovação.Parabéns!
(Via Blog Sobralemrevista)

NOSSOS PARABÉNS...


Essa é a amiga Rosimeire  Barros. Ela trabalha na Câmara de Vereadores de Sobral. É esposa do amigo Radialista Magela Galvão, da Rádio Regional de Sobral. Uma amiga que aniversaria nesta segunda feira(5) e que merece os nossos parabéns... 
Foto: Facebook 

RECEBI NO EMAIL - GUARDA CIVIL X AGENTES DE TRÂNSITO - A BRIGA ESTÁ NA JUSTIÇA.


A imprensa é a luz da liberdade.
(John Milton (1608--1674), poeta inglês).

Não tem que agradar ao dono, ao político, a nós mesmos. Tem que agradar ao público.
(Ricardo Kotscho)


SE PUDER... DIVULGUE. PENSE NISSO!!!



O CASO - Em 02 de dezembro de 2011, por intermédio da Portaria n. 103, a Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de Sobral nomeou 09 (nove) Guardas Civis Municipais para exercerem as funções de Agentes de Trânsito. Apesar da situação preocupante em que se encontrava a organização do trânsito sobralense à época, a forma adotada pelo Município de Sobral não atendeu aos ditames postos pela Constituição Federal e pelo Código de Trânsito Brasileiro. Justamente por tal razão, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, em atuação conjunta com o Ministério Público do Estado do Ceará, ajuizou, em 27 de fevereiro de 2012, Ação Civil Pública contra o Município de Sobral, registrada sob o n. 40335-86.2012.8.06.0167, com o objetivo de anular o referido ato administrativo.

A Constituição Federal, em seu art. 144, parágrafo oitavo, disciplina ser atribuição da guarda municipal exclusivamente a proteção aos bens, serviços e instalações do Município, de modo que atuar na fiscalização do trânsito extrapola suas funções constitucionais. Por outro lado, a conduta do administrador municipal violou a exigência constitucional de concurso público, bem como a regra contida no Código de Trânsito Brasileiro de que a função de agente de trânsito deva ser exercida por servidor ocupante de cargo público de provimento efetivo ou por policial militar designado para tanto.

Vale ressaltar que já existe no Município de Sobral a carreira de agente de trânsito, a qual conta com 23 (vinte e três) cargos. Assim, na realidade, o Município de Sobral deveria ter realizado concurso público para preencher os cargos de agentes de trânsito que porventura se encontrem vagos, ao invés de proceder às aludidas nomeações como forma de se esquivar da realização de concurso público.

Tendo por base os argumentos postos acima, a Defensoria Pública do Estado do Ceará e o Ministério Público do Estado do Ceará requereram liminar, determinando ao Município de Sobral que se abstenha de proceder a autuações de trânsito por intermédio dos agentes nomeados, bem como para que sejam suspensos todos os procedimentos administrativos referentes a multas anteriormente aplicadas pelos mesmos. No mérito da ação, foi requerida a declaração de nulidade da nomeação dos guardas municipais, impondo ao Município a obrigação de se abster de proceder a novas nomeações semelhantes, bem como declarar nulas todas as autuações procedidas pelos mesmos, obrigando o Município a devolver o valor referente às multas que já tenham sido pagas.

David Gomes Pontes
Coordenador da Defensoria Pública em Sobral-CE.

Segue a seguir relação dos guardas municipais que foram nomeados agentes de trânsito. Confiram suas multas para ver se foram assinadas por algum deles, e procure o Ministério Público e/ou Defensoria Pública de Sobral no Fórum que fica localizado na Avenida Monsenhor Aloísio Pinto Sobral-CE.

SIMONE MACHADO OLIVEIRA Matrícula - N° 8127; FRANCISCO EMERSON RIGNER LIMA FORTE - Matrícula N° 9588;  JEFFERSON DOS SANTOS JERÔNIMO Matrícula N° 0281; JOSÉ ANDERSON ARAÚJO AZEVEDO Matrícula N° 0304; ADONIAS RODRIGUES ARAGÃO Matrícula N° 0719; RAIMUNDO JUVENAL XIMENES FILHO Matrícula N° 0722; JORGE LUIS MAIA LIMA Matrícula N° 0724; MANOEL HERMENEGILDO DE MARIA JÚNIOR Matrícula N° 0729;  FAGNER ALVES RODRIGUES Matrícula N° 0737.

PRESIDENTE DILMA ANTECIPA HOMENAGEM E DIZ QUE ESTE É O SECULO DA MULHER.



Em homenagem antecipada ao Dia Internacional da Mulher, a presidenta Dilma Rousseff apontou, nesta segunda-feira, 5, avanços na proteção da mulher contra a violência, como o fortalecimento da Lei Maria da Penha, e na área de saúde, a redução da mortalidade materna em 19% no ano passado.
Segundo Dilma, o Programa Rede Cegonha já chegou a quase 1.700 municípios brasileiros, alcançando mais de 900 mil gestantes. Ela lembrou que a maioria das mortes, nesses casos, está ligada a complicações provocadas por hipertensão, diabetes, hemorragias e infecções. “Todas essas são doenças que podem ser tratadas e controladas com um pré-natal bem feito”.
No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma disse que, a partir de abril, as gestantes que aderirem ao Rede Cegonha vão passar a receber R$ 50 para pagar as passagens de ônibus até uma unidade mais próxima do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o pré-natal será feito. Mais de 240 mil mulheres grávidas ou que estão amamentando já recebem do governo R$ 32 do Programa Bolsa Família.
A presidenta destacou também dados relacionados à prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
Segundo ela, em 2011 foram realizados 11,3 milhões de exames preventivos contra o câncer de colo de útero, além de 3,4 milhões de mamografias em todo o país – um aumento de 13% em relação ao ano anterior.
“Eu tenho convicção de que o século 21 é o século das mulheres. Não para as mulheres serem, de certa forma, contra os homens, mas para as mulheres terem uma participação na vida social, política, econômica e cultural do país ao lado dos homens, tendo o respeito dos homens. Um país que respeita suas mulheres constrói uma nação desenvolvida. Por isso, é muito importante, é uma tarefa de homens e mulheres a luta contra a discriminação da mulher”, acrescentou.
Agência Brasil

SUCESSÃO EM FORTALEZA: "DEPUTADO DIZ QUE SEGUIRÁ ORIENTAÇÃO DE CID GOMES."


O deputado federal Domingos Neto (PSB) disse, nesta segunda-feira, que vai seguir a orientação que o governador Cid Gomes, também presidente estadual do partido, apontar com relação à sucessão em Fortaleza.
Essa foi sua reação ao ser indagado sobre a fala do ex-governador Ciro Gomes informando quem mesmo fechando aliança com o PT de Luizianne Lins, haverá dissidência entre socialistas no que se refere a apoiar nome apontado pela prefeita.
Ciro Gomes chegou a dizer que não apoiaria nenhum dos cinco pré-candidatos petistas. São eles o deputado federal Artur Bruno, os vereadores Guilherme Sampaio e Acrísio Sena (presidente da Câmara Municipal), o secretário municipal da Educação, Elmano Feritas, e o secretário estadual das Cidades, Camilo Santana. 
Para Domignos Neto, essa posição de Ciro é “pessoal”, no que para ele, ao final das conversações, a aliança PSB-PT continuará e sairá fortalecida para o embate das urnas na Capital.