sábado, 21 de novembro de 2009

SOBRAL NA VIGILÂNCIA CONTRA A LEISHMANIOSE..

A leishmaniose ou leishmaníase ou calazar ou úlcera de Bauru é a doença provocada pelos protozoários do gênero Leishmania, transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos (Ordem Diptera; Família Psychodidae; Sub-Família Phlebotominae), também chamados de mosquito palha ou birigui. No Brasil existem atualmente 6 espécies de Leishmania responsáveis pela doença humana, e mais de 200 espécies de flebotomíneos implicados em sua transmissão. A leishmaniose também pode afetar o cão ou a raposa, que são considerados os reservatórios da doença, descoberta pelo médico-sanitarista, o sobralense, Thomaz Corrêa Aragão, em 1954 assim como a cura.
SOBRAL - Existe um trabalho muito sério sendo desenvolvido nos bairros de Sobral pela Secretaria de Sáude do nosso Municipio. Os bairros com maior presença do mosquito transmissor são: Terrenos Novos;VilaUnião; Sumaré; Pe.Palhano; Alto da Brasilia; Alto do Cristo; Junco e Parque Silvana.
DETALHE - A vigilância têm acontecido em todos os bairros, mas o compromisso também passa pela sociedade. Infelizmente, tem gente que não deixa examinar o seu cachorro com medo de dar positivo e o mesmo ter que ser sacrificado, correndo o risco de ter sua família acometido de doenças graves. Mais informações: (88)3614-5356 - Centro de Controle de Zoonoses de Sobral.