sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

PRESIDENTE LULA INAUGURA 78 NOVAS ESCOLAS TÉCNICAS.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta quinta feira, de forma simultânea e a partir de Brasília, por teleconferência, 78 escolas federais de educação profissional em cidades de 19 estados de todas as regiões. Com a entrega dessas unidades, já serão 141 as escolas técnicas criadas por seu governo. Outras 99 estão em construção e devem ficar prontas até o fim do ano.
Segundo informações do Deputado José Airton Cirilo(PT-CE), a economia do país está em alta e com isso o crescimento e a industrialização, assim novas profissões surgem em meio ao desenvolvimento. O Deputado José Airton alerta que uma das maiores queixas no país, dos gestores estaduais e municipais, é a falta de mãos de obra qualificada. Esse problema atinge a geração de emprego nos estados do Norte e Nordeste, pela falta que qualificação técnica, assim importando mão de obra do centro-sul do país.
É com essa demanda que se projeta a criação das escolas técnicas que terão um papel estratégico na geração de emprego e renda, além da qualificação de profissionais para atender o crescimento industrial do país, finaliza Airton Cirilo.
Dados numéricos:
1. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no País.
2. Ao fim de 2010 serão 380
3. São 500.000 vagas.
4. Investimentos do Ministério da Educação ultrapassam R$ 1,1 bilhão.
5. Mais de 78 escolas técnicas federais
6. 141 as escolas técnicas criadas nesse governo.
7. Mais 99 escolas técnicas federais para até o fim do ano.