domingo, 28 de novembro de 2010

PERSONALIDADES DO BECCO: O DARLEY...

Ele é o Raimundo Arruda de Sousa, o conhecidíssimo DARLEY. Durante muitos anos reinou ao lado do saudoso Pedro Lavandeira, como um dos maiores compositores de musicas para campanhas politicas na cidade de Sobral. As oligarquias politicas da cidade o contratava para compor as musicas que seriam utilizadas no período eleitoral.
O blog conversou com Darley. Ele se diz decepcionado com alguns políticos, mas confessa que adorou fazer o seu trabalho. A disputa era grande. Darley fazia parte de um grupo seleto de músicos, que continha o Sanfoneiro Zé Café, Mestre Dão do Cavaquinho, Zé Arteiro das Pedrinhas e muitos outros músicos. Darley tem 75 anos, viuvo, reside atualmente na Rua Maria de Jesus, no bairro Dom Expedito, em Sobral. Ajudou eleger políticos de Sobral de 1962 até 1986, quando decepcionou-se de vez e saiu do ramo. Hoje é aposentado e revende cartelas do Trevo do Norte e outros jogos no nosso Becco do Cotovelo.

3 comentários:

  1. Prezado Bene

    Zé Café não morreu, continua vivíssimno. Quem morreu foi Gerardo Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Ainda lembro os versos do jingle da vitória feito em 5 minutos, após a divulgação do resultado final da eleição de Zé Euclides F. Gomes, batendo Cesário Barreto, que era o favorito e cujos comícios eram denominados de "Casa Cheia", por 422 votos. O jingle comprova que a virada se deu após as farras do Zé Prado bebendo com o povão, a apoio das "meninas da zona" (criticadas pelo adversário) e a chegada de várias carradas de arroz do Maranhão:

    (música de As Águas Vão Rolar):
    "Tubu já se acabou
    A casa cheia, encheu, encheu,
    depois secou.
    Foi muita farra, muito amor e muito arroz,
    Foi quatrocentos e vinte e dois.
    Vamos comemorar!"

    ResponderExcluir
  3. Musiquinha marcante essa.
    Foi do tempo do "É DE ZÉ PRA ZÉ", quando Zé Prado quebrou o tabu antigo, do prefeito não eleger o sucessor, e conseguiu eleger o até então quase desconhecido Professor Zé Euclides, após passar 40 dias e 40 noites bebericando e percorrendo os subúrbios, os distritos e apertando mais de 40.000 mãos, enquanto o adversário só se preocupou em jantares com a elite, na sede. Campanha histórica. Apesar dos principais personagens já estarem 'duelando' em outro plano, ainda existem muitas testemunhas oculares circulando entre nós. Darley é uma delas; um arquivo vivo.

    ResponderExcluir