sexta-feira, 12 de novembro de 2010

TREVO DE QUATRO FOLHAS MOSTRARÁ EXPERIÊNCIA DE SOBRAL NOS ESTADOS UNIDOS.

Mais uma vez a Estratégia Trevo de Quatro Folhas é destaque internacional. A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL estará promovendo um Seminário Internacional entre todos os ganhadores do Prêmio de Inovação Social. Todas as experiências premiadas foram convidadas para se apresentar no referido seminário, que acontecerá de 17 a 19 de novembro, na University of California, San Diego Campus La Jolla, San Diego, California, EUA. Os ganhadores do 1º lugar também apresentarão suas experiências na University of California, Los Angeles (UCLA) no dia 22 de novembro.
Como ganhador do 1º lugar do Ciclo de 2007, a Estratégia Trevo de Quatro Folhas foi convidada a participar dos dois eventos, sendo indicada a enfermeira Francisca Júlia dos Santos Sousa para apresentar nossa experiência.
O TREVO DE QUATRO FOLHAS...
A Estratégia “Trevo de Quatro Folhas”, desenvolvida pela Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, Ceará, tem como meta reduzir a morbimortalidade materno-infantil a partir da reorganização da atenção à saúde das mães e crianças durante as etapas: pré-natal, parto, puerpério e período neonatal. Estas etapas constituem cada uma das quatro folhas do trevo.
A Equipe do Trevo assume a organização do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Perinatal e Infantil, que atua como uma rede interinstitucional, contando com a participação das instituições de ensino e dos Conselhos Municipais: de Saúde, dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Mulher. No referido Comitê são investigados todos os óbitos maternos, fetais e infantis para identificação e análise dos seus fatores determinantes. Os óbitos são classificados segundo os critérios de evitabilidade para a proposição de medidas de intervenção, que visam a melhoria da qualidade da atenção materno-infantil.
A participação das “mães sociais” é um ponto chave para o êxito da estratégia. Elas são mulheres da própria comunidade cuja função é acompanhar as mães ou as crianças em risco e sem apoio familiar. Para isso recebem capacitação para atuarem como cuidadoras no domicílio ou no hospital. Visam a promoção da saúde, a prevenção de agravamentos e da prematuridade, o apoio à amamentação, o fortalecimento da auto-estima e dos vínculos familiares, além da melhoria do auto-cuidado, da maternidade e da paternidade.
A participação da comunidade através da contribuição mensal de “padrinhos e madrinhas sociais”, que se solidarizam com as mulheres e as crianças em risco, viabiliza o apoio social às famílias acompanhadas. Além disso, destacase a atuação das “articuladoras sociais" que são pessoas voluntárias que participam das ações permanentes de divulgação, eventos sociais e captação de recursos.
DETALHES - Em 2009 a estratégia atendeu 2.076 famílias. Desde seu início em 2001, conseguiu aumentar o número de atendimento pré-natal e reduzir a taxa de mortalidade infantil de 29,7 para 15 por mil nascidos vivos em 2010. Mais informações - Trevo de Quatro Folhas Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral – Ceará Tel. (88)-3611-6639 ou 3611-2171.

Nenhum comentário:

Postar um comentário