segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FUGAS DO IPPO 2 - "DIRETORA DIZ QUE HOUVE CORRUPÇÃO DE FUNCIONÁRIOS".

O POVO - A diretora do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), Ruth Leite, aponta a corrupção de funcionários como o grande aliado no resgate dos dez presos, entre eles Alex Gardenal e três envolvidos no furto ao Banco Central. Ela afirma que se os presos não estivessem armados não teria ocorrido a fuga. “O problema foi a corrupção”, aponta. No início da tarde de sábado, os presos encaminhados para a visita masculina estavam armados e renderam os agentes penitenciários. Durante a ação, apenas oito agentes penitenciários e três policiais militares trabalhavam no local. A diretora do IPPOO II reconhece que o número de agentes penitenciários é insuficiente, mas alerta que a corrupção é o maior entrave. “Eles (presos foragidos) só estão armados por causa da corrupção. Só não sei de quem, se da Polícia, dos agentes ou dos servidores”. A diretora afirmou que as investigações estão sendo aprofundadas para apontar os culpados. Para a presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp – CE), Socorro Marques, o pouco contingente de funcionários prejudica o rigor na vistoria. “O problema é que não existe agente suficiente para cuidar da segurança do presídio. No caminhão que traz a alimentação, por exemplo, não dá para fazer uma vistoria bem feita. Só existe um agente para isso”, rebate. A falta de vistorias nas vivências (alas onde ficam os presos) seria outro problema. O sindicato afirma que há pelo menos 11 meses não é realizada a “operação pente fino” em busca de armas. Já a diretora do presídio diz que as inspeções são feitas de forma sistemática. “A última vistoria na Vivência um (onde estavam os presos foragidos) foi feita há dois meses. Encontramos celulares e drogas, mas nenhuma arma”, comenta.
DO BLOG - Reafirmo minha tese de que o "crime organizado" é mais preparado que o Sistema de Segurança Pública. Enquanto eles planejam e não sai disso, o Crime executa... E agora, vamos apelar prá quem???

2 comentários:

  1. EU ACREDITO NA CORRUPCAO DOS AGENTES.E TAMBEM INSUFICIENTE O NUMERO DE FUNCIONARIOS QUE TRABALAHM NA SEGURANCA.
    SEGUNDO O NOTICIARIO ESTE LOCAL FOI CLASSIFICADO como seguranca maximaP QUE SEGURANCA E ESTA/?
    A VISTORIA TEM QUE SER DIARIA. ONDE O GOVERNO COLOCA O Dinheiro que pagamos das altas taxas, impostos?
    NOS VIVEMOS UM CAOS. OS BANDIDOS ANDAM SOLTOS E NOS PRESOS NAS NOSSAS PROPRIAS CASAS. QUAL O SALARIO DOS AGENTES PENINTENCIARIOS?ELES USAM ARMAS MAS SERA QUE TEM MUNICOES?OS PRESOS PERIGOSOS DEVERIAM ESTAR EM UM PRESIDIO APROPRIADO COM A MAXIMA SEGURANCA....
    A CORRUPCAO ESTA SE TORNANDO UMA NORMALIDADE. ESTA CADA VEZ MAIS DIFICIL PASSAR VALORES PARA OS NOSSOS FILHOS.
    O POVO RESPONDE DA SEGUINTE MANEIRA: OH! BOBAGEM TODO MUNDO FAZ ISSO......E A COISA VAI TOMANDO UMA DIMENSAO
    ALARMANTE.ISTO JA FAZ PARTE DA NOSSA POBRE CULTURA.
    NO EXTERIOR NINGUEM NOS RESPEITA, POIS OS ESCANDALOS
    ACONTECEM DIARIAMENTE......
    GOVERNO ACAO IMEDIATA.AS NOSSAS VIDAS ESTAO EM JOGO......

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso e uma discussao bem mais complicada que se pensa, existe tambem o morosidade da justica, as vezes o cara preso ali prefere recorrer a uma fuga que nao vai deixar ser tambem uma prisao pra ele, por que vida de foragido nao deve ser facil, por que esperar a justica andar com os processos, e um absurdo uma capital como essa, um estado como este ter UM JUIZ NA VARA DE EXECUCOES , e uma abusrdo mesmo, tem mais de 15 mil presos esperando uma assinatura do Juiz. e isso acaba tendo uma consequencia como essa.

    ResponderExcluir