sábado, 19 de março de 2011

NOSSA HISTÓRIA - IGREJA DE SÃO PEDRO CONSTRUÍDA EM MUTIRÃO PELOS MORADORES DO DOM EXPEDITO.

Essa é a Igreja de São Pedro, um santuário religioso da igreja católica que tem uma história muito bonita de se contar. Essa Igreja a exemplo da Igreja do Rosário(Igreja dos Escravos), também foi feita toda em mutirão.
Dona Sebastiana, (75) minha Mãe,  trabalhou aqui, na sua construção. Ela e várias outras mulheres, ainda vivas, residentes no nosso bairro Dom Expedito, juntamente com vários homens, ajudaram a construir esse templo religioso.
Mãe conta, que Ela e vários moradores carregavam em latas, água e areia do Rio Acaraú para que os pedreiros fosse levanto as paredes.
Aqui, antes da construção, as missas eram celebradas em um grande galpão construído e coberto de palhas de coqueiros.
O blog vai se encarregar de trazer essa história com mais detalhes, inclusive com datas dos acontecimentos. A comunidade tem um rico material histórico, que estamos trabalhando para reunir...
Fotos: Bené Fernandes

Um comentário:

  1. O mutirão que levantou e ampliou a Igreja de São Pedro "no outro lado do Rio" (Dom Expedito) contou, no início dos anos 70, com a participação decisiva do Padre Osvaldo Chaves, na organização e coordenação das tarefas, além de doar todo o seu salário de professor e organizar rifas e livro de ouro para adquirir os materiais de construção.
    Costa

    ResponderExcluir