sexta-feira, 27 de maio de 2011

DEP. FERREIRA ARAGÃO LANÇA PROJETO DE LEI QUE CRIA O "DIA DO REPENTISTA DO CEARÁ".

Os renomados repentistas que cultivam a cultura do verso e da viola estão sendo homenageados pelo deputado Ferreira Aragão, líder do PDT na Assembleia Legislativa.
Começa a tramitar na próxima semana Projeto de Lei que cria no âmbito do estado do Ceará o Dia do Repentista. O dia do repentista será celebrado anualmente em 5 de março, data de nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa de Assaré, poeta popular que tanto contribuiu com a sua arte de fazer versos improvisados.
“Como presidente da Comissão de Cultura e Esporte, eu não poderia me esquecer desses profissionais valiosos, os repentistas. Eles fazem coisas geniais, aproveitando um simples mote para executar os seus versos. Sintam-se todos homenageados”, comentou Ferreira Aragão.
No Brasil, a tradição medieval ibérica dos trovadores deu origem aos cantadores, poetas populares que vão de região em região com a viola nas costas, para cantar os seus versos. Eles apareceram nas formas da trova gaúcha, do calango (Minas Gerais), do cururu (São Paulo), e do samba de roda (Rio de Janeiro).
Nesta data (5 de março) poderão ser organizados concursos entre os artistas que se reunirão em conferências, simpósios, seminários e outros tipos de eventos, além da divulgação desta data nas escolas públicas estaduais. Assim, os repentistas terão as suas manifestações artísticas e sociais amparadas pelas autoridades públicas, obedecendo-se o princípio constitucional de que é dever do Estado a proteção das manifestações das culturas populares.
Samuel Martins - Assessor de comunicação.