sábado, 30 de julho de 2011

"FALTA RECURSOS E SOBRAM PACIENTES". DIRETOR FALA DA REAL SITUAÇÃO DA SANTA CASA DE SOBRAL.

Faltam recursos e sobram pacientes para serem atendidos na unidade de referência da Zona Norte do Estado
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, instituição hospitalar filantrópica fundada em 1925, passa por uma difícil situação com sérias dificuldades de custeio. Faltam verbas para manter os 420 leitos e 7.800 atendimentos por mês. "São 22 mil internações por ano. Atendemos moradores de 65 Municípios da Zona Norte do Ceará e nenhuma prefeitura nos auxilia nesse atendimento, apenas a de Sobral. E muitos desses pacientes não têm perfil para a Santa Casa", revela o diretor da instituição, doutor João Martins.

Alguns minutos dentro da Santa Casa de Misericórdia de Sobral são suficientes para encontrar corredores cheios de pacientes em atendimento. As unidades de urgência, emergência e atendimento especializado estão com uma demanda maior do que a oferta. Essa é a realidade indicada pelo diretor da Santa Casa. Para ele, os problemas enfrentados pela instituição são os mesmos enfrentados por todos os hospitais brasileiros. "Há uma insatisfação geral na classe médica em todo o Brasil com os valores pagos pelos Sistema Único de Saúde", explica Martins.

A sala de recuperação mostra o gargalo enfrentado pelo hospital. Pacientes graves que já passaram por cirurgias e que foram estabilizados se amontoam na sala onde deveriam passar algumas horas, mas onde acabam passando dias. Não há vagas em leitos para a transferência desses pacientes com um acompanhamento mais adequado. "Fazemos medicina, hoje, com recursos de 20 anos atrás", lamenta o chefe da emergência adulta, Rodrigo Barreto.


DETALHE - Segundo o diretor da Santa Casa, das três macrorregiões do Estado, Sobral é a que mais necessitada de leitos. "Temos apenas 48% de leitos que deveríamos ter. Fortaleza tem 76,4% e o Cariri tem 101% de demanda assistida, precisamos de investimentos logo", desabafa Dr. João Martins, baseado em dados do Governo do Estado.
Fonte: DN/ Santa Casa.
Foto: Lyana Ribeiro
DO BLOG - Acho que se a situação está complicada em termos de verba para a nossa Santa Casa, imaginem o que poderá acontecer depois que o Hospital Regional estiver funcionando, lá no Cariri tem Hospital fechando suas portas. Vamos torcer que não seja assim por aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário