quinta-feira, 15 de setembro de 2011

200 INDIOS FARÃO MANIFESTAÇÃO HOJE NO IBAMA E SEMACE.

Cerca de 200 indígenas dos Povos Tapeba (Caucaia), Pitaguary (Maracanaú e Pacatuba) e Anacé (Caucaia e São Gonçalo do Amarante) realizarão manifestações, a partir das 8h30min desta quinta-feira, em frente a sede do IBAMA e da SEMACE. Eles vão para denunciar os casos de degradação ambiental que vêm ocorrendo no interior das terras indígenas.
Um exemplo é o do descumprimento da decisão judicial — publicada em fevereiro de 2010, que proíbe a extração mineral no interior da terra indígena Tapeba, prática recorrente que a cada dia vem sendo denunciada por representantes junto à FUNAI, IBAMA e Ministério Público Federal. Mesmo com tais denúncias, a extração mineral de argila e areia nos leitos e margens de rios e lagoas e em áreas de preservação ambiental vem ocorrendo sem que os agressores sejam punidos.
Na Semace, os indígenas questionarão a prática do licenciamento desordenado de empreendimentos que afetam o meio ambiente e a vida das comunidades e povos indígenas, desrespeitando, segundo lideranças do movimento, os dispositivos legais que prevêem a consulta às comunidades indígenas e à FUNAI (órgão indigenista oficial do Estado Brasileiro) e a inclusão do Componente Indígena dentro do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA.
Fonte: Eliomar de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário