quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROFISSÃO REPÓRTER: " AQUI É UM VERDADEIRO INFERNO", DIZ DIRETOR DA SANTA CASA DE SOBRAL.


O blogueiro assistiu o Programa Profissão Reporter da Rede Globo.  E vimos como está complicado o atendimento da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. A história da maquiagem foi mostrado, mas o real sofrimento da população foi bem maior e pouco se percebeu.
Destaco aqui o que foi dito pelo Diretor daquele Hospital: "Aqui é um verdadeiro inferno. É impossível atender tanta gente num espaço como esse", disse o diretor do hospital, João Martins, em meio aos pacientes que superlotavam os corredores do setor de emergência daquela unidade hospitalar.

A repórter estreante Danielle Costa e Paula Akemi que vieram para Sobral, encontraram pacientes dormindo em cadeiras, outros esperando há dias por uma sutura. Em Reriutaba, onde moram 20 mil habitantes, dois médicos se revezam no único hospital da cidade. Qualquer caso mais grave, tem que ser levado para Sobral, que fica a 75 quilômetros de distância.

Carlos Hilton, secretário de saúde do município, acredita que a situação só ficará no controle, quando o governo do Estado entregar para a população, o Hospital Regional Norte, em fase de conclusão com previsão para o final de 2012. "É totalmente desumano atender uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes. Não dispomos de espaço físico suficiente", disse Carlos Hilton.
com informações: Wilson Gomes.

Um comentário:

  1. O que assitimos ontem no "profissão repórter" foi exatamente a exposição gratuita de uma má imagem da saúde de nossa cidade. Uma típica exploração sensacionalista de um programa policial de quinta categoria, em que a Globo usou um de seus melhores jornlistas e um grupo de principiantes, inexperientes diante de fatos que requerem mais trabalho de pesquisa.

    Um programa que não aprofundou em nada o debate sobre o que de fato gerou aquela situação: o sucateamento da saúde pública e, no nosso caso cearense, praticamente a inexistência de unidades públicas de saúde no interior, deixando a população à mercê dos que fazem negócios com a dificuldades da vida do povo.

    O apelativo "programa global", que deve ter sido exibido depois da meia noite por conta das cenas de extrema agressividade, além de não buscar soluções efetivas, desdenhou da principal ação pública em favor da saúde da população da região norte, que é o Hospital Regional de Sobral. Ainda mentiu, informando que a unidade seria inaugurada em 2010.

    A Globo faz seu papel, de propagar contra o sistema público para beneficiar interesses escusos. Quanto aos sobralenses bem intencionados, não fica bem fazer do drama da população instrumento de politicagem rasteira.

    ResponderExcluir