sábado, 28 de janeiro de 2012

A NEGOCIAÇÃO DA PREFEITURA E O SINDICATO NA EXPLICAÇÃO DO SECRETÁRIO...


Caro amigo Bené Fernandes,
Gostaria de levar a seu conhecimento e a de seu grande público leitor, acerca das negociações recentes realizadas entre a Prefeitura de Sobral e o Sindicato dos Servidores Municipais, através de duas reuniões realizadas na semana passada, com o intuito de efetivarmos o enquadramento do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Guarda Civil Municipal de Sobral.
A Lei nº 818/2008, que implanta o Plano de Cargos e Carreira da Guarda Municipal, cria 21 (vinte e uma) vagas para o cargo de Sub Inspetor, e a intenção da Prefeitura é de preencher essas 21 vagas, cumprindo o que estabelece o Plano, entendendo que o enquadramento de servidores nesta graduação será uma grande conquista para a classe de servidores da Guarda Municipal. Procurando estimular mais ainda os profissionais desta Instituição tão importante do nosso município, o Prefeito Veveu autorizou não só o preenchimento das 21 vagas, mas também a criação de mais 9 (nove) vagas, e assim 30 (trinta) profissionais serão contemplados com esta promoção, que acarretará ainda no aumento de 50% (cinqüenta por cento) no salário destes profissionais, além de outros 30 guardas municipais passarem a receber 23% (vinte e três por cento) sobre seus vencimentos.
Tudo isso foi exposto ao Sindicato, por ocasião das negociações, assim como a criação de gratificação de 10% (dez por cento) aos agentes de trânsito, o que proporcionará a equiparação salarial aos guardas municipais, que percebem já esta gratificação por serem contemplados pelo Plano de Cargos, e assim têm direito a esta gratificação ao completarem 3 anos de serviço.
A promoção de 30 Guardas ao cargo de Sub Inspetor representa um momento histórico para esta Instituição e uma conquista a ser comemorada pelos guardas municipais, classe a qual me incluo, e tenho orgulho de pertencer desde a sua criação em 1997.
Informo ainda a seu público leitor, que sexta-feira, dia 27 de janeiro, foi publicado o edital do concurso público para preenchimento de 46 cargos de Guarda Municipal, o que atende a uma reivindicação da classe pelo aumento de efetivo, reivindicação esta também da população sobralense, que reconhece a importância desta Instituição e a necessidade de ampliação do seu quadro de servidores.
Tais medidas adotadas pelo Prefeito Veveu têm o intuito de melhorar as condições de trabalho dos guardas municipais, e conseqüentemente melhorar os serviços prestados à população, razão do nosso trabalho.
Cito ainda algumas medidas já adotadas pela atual administração, tais como:      
- Nomeação de um Guarda Municipal ao cargo de Secretário da Cidadania e Segurança, com intuito de valorizar a classe;
- Renovação de todo fardamento da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito;
- Implantação do projeto PROTEJO, que atende a 100 (cem) jovens em situação vulnerável, o que consiste numa medida de segurança voltada para a prevenção;
- Revitalização do pelotão de ciclopatrulhamento da Guarda Municipal;
- Ampliação do efetivo de agentes de trânsito;
- Capacitação constante dos efetivos de guardas municipais e agentes de trânsito, através de cursos de aperfeiçoamento, com o intuito de garantir uma melhor qualidade na prestação do serviço e engrandecimento profissional dos servidores com ganho de capital cultural;
- Promoção de 24 (vinte e quatro) guardas municipais ao cargo de Guarda de 1ª Classe.
Outros projetos serão brevemente implantados pela Secretaria da Cidadania e Segurança, tais como:
- Criação de um núcleo de estatísticas criminais;
- Revitalização e ampliação do sistema de videomonitoramento;
- Implantação do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município);
- Instalação de Casas de Mediação Comunitária de Conflitos;
- Integração da Guarda Municipal e Coordenadoria de Trânsito à Ciops.
Além disto, já encontram-se em fase de processo licitatório a aquisição dos seguintes itens:
 - 2 veículos;
- 3 motocicletas;
- 2 carros elétricos;
- 3 portais detectores de metal;
- 200 isoladores metálicos para isolamento de área de eventos;
- Fardamento, equipamento e armamento não-letal para todos os servidores, já com projeção para atender as necessidades dos servidores que ingressarão através do concurso público;
Espero ter contribuído para esclarecimentos sobre as negociações com os servidores, bem como com a atualização dos serviços da Secretaria da Cidadania e Segurança.

Jorge Trindade
Secretário da Cidadania e Segurança

6 comentários:

  1. Bené desde a criação da Guarda Municipal este plano nunca foi seguido. Os guardas entraram então com uma ação solicitando a implementação do mesmo. Uma ordem judicial por tanto obrigou a Prefeitura de Sobral a adaptar o plano de acordo com o tempo de serviço. Por tanto se este plano tivesse sido seguido desde o começo seria sim correto a promoção nas quantidade que o secretario informa, no entanto o que ocorre agora é diferente. A ordem é ADAPTAR O PLANO. Se forem promovidos apenas 30 Guardas Municipais, como fica o restante que tem o mesmo tempo de carreira dos outros? Qual o critério de avaliação? E o adicional noturno? Alguém neste mundo sabe informar o motivo de a Guarda Municipal não receber? E por qual motivo o salário da guarda Municipal que já foi de três salários e meio, hoje defasado em menos de um salário e meio? Como se motivar?
    Certo dia uma mulher chegou até os guardas apontando a pessoa que tinha acabado de lhe roubar um celular. o individuo saia de bicicleta ainda com a arma na mão. O guarda não podia fazer nada, era apenas mais um que podia levar um tiro. A adolescente inconformada com a atitude do guarda saiu falando poucas e boas, ela não entende que a unica forma de ajudar seria informando a polícia militar que quando chegou não foi possivel mais localizar o individuo. Bye bye celular. Será que seria diferente se o guarda estivesse armado? Ainda bem que é ano de eleição!

    ResponderExcluir
  2. esqueceu o assedio moral ne secretario?

    ResponderExcluir
  3. So esqueceu de falar na sua ditadura implantada na GCM...E dos abusos pelo sr. cometido.

    ResponderExcluir
  4. Todos esses projetos foram de iniciativa do Cel Medonça. ex secretario da cidadania e segurança, que infelismente com a troca de prefeito foi substituido.(Veveu não sabe mexer no time........)

    ResponderExcluir
  5. E o concurso para Agentes de Trânsito??????
    Que vergonha!!!!

    ResponderExcluir
  6. Palavras de Indignação e verdade
    Caro Bener,
    Quero aqui como integrante da Nobre Guarda Civil Municipal de Sobral , demostrar uma grande tristeza por ver que nosso comando não nós tratam com o devido valor e pior desenham uma situação que não condiz com a nossa dura e difícil realidade.
    Muitas coisas não foram citadas por nosso Nobre Secretario, que em seu texto demostra mais atenção para com a Administração do Executivo, do que com a situação vivida por nossa instituição e com nossas reivindicações que são autênticas, justas e tem o reconhecimento da JUSTIÇA.
    O nosso Comando desenha uma “realidade” que infelizmente não é verdadeira, e não fala o que realmente acontece dentro da nossa Instituição, e não enfrenta os problemas com veracidade.
    Não devemos nos esquecer dos nossos companheiros Agentes de Trânsito, que depois da greve estão sendo duramente punidos, pois como vemos nas palavras do nosso Nobre Secretário não haverá concurso para a categoria dos Agentes de Trânsito; pois trânsito não é nossa função dos Guardas Municipais.
    Isso sem falar do nosso Inspetor Ribamar que por direito deveria ser o nosso comandante da GCM,
    mas pelo contrário esta sofrendo retaliações duras por parte da Secretaria; Mas não é citado no texto! Sim todos esses “projetos” citados nos texto foram de iniciativa do antigo Secretário Cel. Mendonça, e do ex- prefeito Dr. Leônidas Cristino, mas não é citado!! Por aí se ver como são as “verdades” da nossa Secretaria.

    E muitas outras coisas que se fossem relatadas levaria muitas tempo...
    Mas por hora isso basta

    Atenciosamente

    Um Guarda Civil Municipal, Concursado mas que infelizmente não pode se identificar por falar a verdade pois se até o Inspetor Ribamar que tem cargo Superior sofre, imagine um simples servidor com eu.

    Obrigado Sr. Bener Fernandes.

    ResponderExcluir