quinta-feira, 5 de abril de 2012

SECRETÁRIO NELSON MARTINS E O PREFEITO VEVEU VISITAM EMBRAPA DE SOBRAL.


A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) recebeu nesta quarta-feira (4) as visitas do secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Nelson Martins, e do prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, para reuniões de articulação para projetos de transferência de tecnologia e ações de capacitação. 

A programação teve início pela manhã, com a visita de Nelson às obras da Residência Zootécnica e ao centro de compostagem de carcaças e resíduos para caprinos e ovinos. O secretário veio acompanhado do presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará, Moisés Braz Ricardo, e de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
Ao observar a estrutura montada para a Residência, Nelson propôs que, além da capacitação a ser ministrada para os estudantes de escolas estaduais profissionalizantes e agrícolas, seja montado um plano para treinamento de professores das escolas rurais, agentes rurais e técnicos de assistência técnica e extensão. 
À tarde, o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Evandro Holanda Júnior, apresentou aos visitantes perspectivas de aproximação entre Embrapa e Governo do Estado para disponibilizar tecnologias para agricultores familiares. Para Evandro, há possibilidades da Embrapa colaborar na implantação de núcleos de melhoramento genético (já em implantação com o programa Rota do Cordeiro, em parceria da Embrapa com SDA) e na distribuição de minibibliotecas e material informativo junto aos escritórios da Ematerce e de associações de produtores.
Nelson Martins também demonstrou interesse em colaborar em projeto da Embrapa para elaboração de modelo de pagamento de serviços ambientais, no âmbito do programa estadual São José III, que, segundo ele, incluirá caprinocultura e ovinocultura entre as cadeias produtivas prioritárias no Ceará.
À tarde, a Embrapa Caprinos e Ovinos recebeu o prefeito Clodoveu Arruda e a secretária de Agricultura e Pecuária de Sobral, Luíza Barreto, para discussão sobre o apoio da SDA ao programa de incentivo à ovinocultura de corte em Sobral, a ser desenvolvido pela Prefeitura com apoio da Embrapa. Também participou desta reunião a pesquisadora Helenira Ellery, da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE).
Adilson Nóbrega
MTb/CE 01269JP
adilson@cnpc.embrapa.br
(88) 3112.7483

Nenhum comentário:

Postar um comentário