quinta-feira, 18 de março de 2010

BATALHÃO DE POLICIA DE SOBRAL COMPLETA 56 ANOS. NOSSOS PARABÉNS.

A HISTÓRIA DO BATALHÃO DA PAZ - Em 1948 foi baixado pelo Governador do Estado do Ceará, o primeiro Estatuto da PMCE, lei nº 226/48, de 11.06.1948, o qual já previa a criação de um B.I. (Batalhão de Infantaria) para a cidade de Sobral. Embora em agosto de 1953 já existisse na cidade de Sobral a 4ª Companhia do 2º B.I. com sede em Fortaleza, não se sabe quando essa Companhia foi instalada aqui em Sobral. Na cidade de Sobral, à época já funcionava a 7ª Companhia, quando no dia 17 de março de 1954, em cumprimento à Lei nº 226/48, Estatuto da PMCE, foi instalada na cidade de Sobral o 3º B.I (BATALHÃO DE INFANTARIA), pelo então Major FRANCISCO BENTO DA SILVA, que foi também seu primeiro COMANDANTE.
Na ocasião não houve nenhuma solenidade, nem sequer reforma, pois o B.I. foi instalado na cadeia Pública de Sobral.Durante anos o B.I. funcionou sem receber reforma na parte física do prédio ou na parte imobiliária, no entanto, seus comandantes foram sendo revezados com o passar dos tempos.
No ano de criação do 3º B.I. eram:·Presidente da república: Getúlio Vargas;·Governador do Ceará: Raul barbosa;·Comandante Geral da PMCE: Cel Manoel Cordeiro Neto;·Prefeito de Sobral: Antônio Frota Cavalcante;·Bispo de Sobral: Dom José Tupinambá da Frota.
No ano de 1964 o 3º B.I. finalmente passou por uma reforma digna de destaque. O Velho prédio recebeu um capeamento de cimento em parte do piso e uma estrutura de cimento armado.
No ano de 1971 o Batalhão de Sobral passou a ser denominado , definitivamente de 3º Batalhão Policial Militar, assim sendo teve ele três denominações:·1954 – 3º B.I. – Batalhão de Infantaria;·1963 – 3º B.P. – Batalhão Policial;·1971 – 3º BPM – Batalhão Policial Militar.
No ano de 2009 o governador Cid Gomes, implantou no 3° BPM a sede do Ronda do Quarteirão, um Policiamento comunitário que tem como coordenador o jovem oficial Capitão Jadilson. Atualmente o Comando do 3º BPM é exercido pelo Ten.Cel Gilvandro, o primeiro sobralenses a assumir o Batalhão da Paz e o Sub Comandante Major Adilberto.
(fonte: rondasobral.blogspot.com)