domingo, 4 de abril de 2010

EX-BISPO DE SOBRAL, DOM ALDO PAGOTO,ARCEBISPO DA PARAIBA, INSTITUE NORMA PUNITIVA CONTRA SACERDOTES NA POLÍTICA.

Uma nota normativa editada pela Arquidiocese da Paraíba vem causando polêmica por atacar uma prática comum na Paraíba - a participação de sacerdotes na atividade política, proibindo os clérigos como padres e frades, de se filiarem a partidos, se candidatar a cargos eletivos, participar de atividades político-partidárias e, se forem filiados a legendas, ficam proibidos de assumir cargos públicos remunerados.
A pena definida pela Igreja é a suspensão do uso de Ordens na Circunscrição Eclesiástica da Arquidiocese. Na prática, não poder realizar celebrações e quaisquer funções eclesiásticas. Para o arcebispo da Paraíba, dom Algo Pagotto, que elencou os sete “pecados capitais” da relação entre a Igreja e a política partidária, a proibição acabou com um constrangimento pelo qual a Igreja passava, ao dirimir de vez a questão.
ABORTO E MST- Os principais “pecados” seriam justamente os três principais pontos explicitados na nota normativa: filiação de clérigos a partidos políticos; disputa de clérigos a cargos eletivos; e a terceira restrição que se divide em duas, sobre a participação deles em atividades político-partidárias e em cargos públicos remunerados.
Usar o nome da Igreja para se promover politicamente ou se beneficiar em eleições é outro “pecado”. O penúltimo “pecado” seria, segundo dom Aldo, assumir o partido como único detentor da verdade.
Já o sétimo pecado capital é deixar que a ideologia partidária se chocar com diretrizes da Igreja, por exemplo a defesa do aborto, do homossexualismo ou o uso dos métodos anticoncepcionais e até mesmo a incitação à violência em nome da ideologia partidária ou de um ideal de sociedade, como o apoio aos movimentos pela reforma agrária.
O objetivo principal, contudo, segundo dom Aldo, é evitar que candidatos usem a Igreja para se beneficiar nas eleições, mesmo que indiretamente.
DO BLOG - Ainda bem que o Dom Aldo saiu daqui. Com certeza o Deputado Pe. Zé teria mais um problema na sua 6ª eleição.
ANOTE ESSA: O engraçado é que Dom Aldo tomou essa posição, depois de colocar toda a sua influência e a sua igreja em defesa do Cássio Cunha Lima, governador do PSDB cassado por compra de votos, utilizando os programa sociais da Igreja da Paraiba para distribuir cheques aos mais pobres, em época de eleição. É de LASCAR...(fonte: site pbagora.com.br)