A tradição da derrubada do judas em Sobral está desaparecendo! Uma pena,! O que já foi a maior brincadeira após a Semana Santa, hoje poucos bairros revivem o "enforcanto do judas". O blog fez um tur na cidade e só conseguiu localizar um "Juda", que está pendurado na rua do trilho, no bairro Dom José. A galera da organização, desde ontem que é só alegria...
O JUDAS DE SOBRAL - Talvez a nova geração não conheça a história, mas o bairro da Santa Casa, teve um dos Judas mais tradicionais da nossa cidade, o JUDAS do FLANELON, com direito a musica, leitura de testamento e a competição para quem se atrevia a subir no "pau do judas", uma árvore de mais de 20 metros de altura toda melado de sêbo. Outro que por muito tempo reinou por aqui, foi o JUDAS da Várzea, montado em frente a "bodeca do Enoque", em pleno Centro de Sobral, próximo a nossa catedral.
O INICIO DO FIM - A brincadeira do Judas virou "palco de violência", com muitas brigas, roubos, e a policia teve que intervir, a ponto de proibir a brincadeira em alguns bairros de Sobral. Hoje pouca gente se arrisca a organizar a brincadeira , que também exige gastos, quem derruba o judas quer uma recompensa.