quinta-feira, 13 de maio de 2010

MULTA PARA QUEM LEVA CRIANÇAS FORA DA CADEIRINHA DO CARRO COMEÇA VALER EM JUNHO.

Agora é prá valer! O prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o ministro das Cidades, Márcio Fortes, lançaram nesta quinta-feira, em São Paulo, a campanha nacional de trânsito para o uso de cadeiras para crianças no banco traseiro. A veiculação da campanha em massa será no próximo domingo (16) com a exibição de um vídeo em emissoras de TV.
O transporte de crianças de até sete anos e meio de idade deverá ser feito com equipamentos de segurança no banco traseiro. A resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) foi aprovada em 2008, mas será obrigatória somente a partir de 9 de junho. Em caso de infração, a multa será de R$ 191,54 (gravíssima), com sete pontos na carteira.
A RECOMENDAÇÃO - "Recém-nascidos com até um ano de idade devem serem transportados no bebê-conforto. De um a quatro anos, as crianças devem ir em cadeirinhas. Entre quatro e sete anos e meio, o ideal é que utilizem o booster - elevação de assento. Já as crianças acima de sete anos e meio até dez anos devem viajar somente no banco traseiro, com a utilização do cinto de segurança."
A legislação já está em aplicação, mas a partir de 9 de junho será obrigatória com fiscalização e multa. Atualmente é apenas orientação aos motoristas", afirmou o ministro. (bol.com.br)