Prometida como primeiro item da pauta da reunião de líderes a centenas de policiais e bombeiros que lotaram as galerias da Câmara na semana passada, a PEC 300 conta com o apoio formal de 321 deputados. O site Congresso em Foco teve acesso com exclusividade ao requerimento apresentado pelo deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) e outros no dia 27 de abril deste ano. O grande apoio ao requerimento sinaliza que são grandes as possibilidades de aprovação da proposta de emenda constitucional. Uma situação que provoca arrepios no governo. Há uma estimativa da equipe econômica de que a concessão do aumento, nos termos propostos pela PEC, implicaria um rombo orçamentário da ordem de R$ 3 bilhões por ano.
O Congresso em Foco teve acesso exclusivo à lista dos deputados que assinaram requerimento para votar o piso dos policiais e bombeiros, uma emenda temida pelo governo pelo impacto orçamentário que pode causar. DO CEARÁ: ARNON BEZERRA (PTB), CHICO LOPES (PCdoB), EUDES XAVIER (PT), EUGÊNIO RABELO (PP), EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB), FLÁVIO BEZERRA (PRB), PAULO HENRIQUE LUSTOSA (PMDB), RAIMUNDO GOMES DE MATOS (PSDB), VICENTE ARRUDA (PR) e ZÉ GERARDO (PMDB).
O texto-base da PEC 300 já foi aprovada em primeiro turno na Câmara. Agora, para que o primeiro turno seja concluído, os deputados terão que votar quatros destaques que, na prática, desfiguram a proposta. Após essa fase, a matéria terá de passar por outro turno de votação para seguir, então, ao Senado.
DO BLOG - Nesta semana é pressão total aos parlamentares do Congresso Nacional.