segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O DESAFIO DE VENCER O CANCER DE MAMA, A DOENÇA QUE MAIS MATA MULHERES NO BRASIL.

Alerta mundial - Uma pesquisa norte-americana revelou que até 17% dos casos de câncer de mama podem estar errados. Uma associação não-governamental formada por pessoas que venceram o câncer de mama afirma que 90 mil pessoas podem ter recebido diagnóstico errado de carcinoma ductal no país.
A informação serviu de alerta para todo o mundo sobre qualificação profissional e interpretação mais precisa dos exames. O Ciência & Saúde levanta a discussão e apresenta a opinião de especialistas sobre a pesquisa norte-americana, a realidade cearense e a importância do diagnóstico precoce.
O EXAME - Especialistas são unânimes ao garantir que quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, mais chances de tratamento e cura. A mamografia é um dos elementos mais importantes para o diagnóstico. Só que ainda falta consciência entre as mulheres. Muitas ainda desconhecem ou se recusam à prevenção. Prova disso, são os milhares de exames que deixam de ser realizados na rede pública. Atualmente, são disponibilizados mais de seis mil mamografias em Fortaleza. Entretanto, menos da metade dos exames são executados.
DETALHE - O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no mundo e principal causa de morte feminina no Brasil. No País, mais de 50 mil mulheres saberão até o fim do ano que estão com a doença. A mamografia é destaque na prevenção. Só que a falta de consciência faz sobrar exames na rede pública em cidades do Brasil.
(Fonte: O Povo - repórter Viviane Gonçalves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário