sexta-feira, 23 de setembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA CLASSE DOS ARTISTAS.

A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira (23/09) audiência pública proposta pelo deputado Ferreira Aragão, líder do PDT, no Complexo das Comissões, a partir das 15h30, para discutir os problemas da formação educacional da classe dos artistas.
O diretor do Sindicato dos Artistas de Dança (SATED), um dos idealizadores da audiência convoca humoristas, bailarinos, professores, circenses, coreógrafos, profissionais da área de capoeira, músicos e compositores.
A audiência vai discutir, ainda, os descasos das escolas técnicas que não possuem cursos técnicos nas áreas de dança e teatros. Mas existem escolas com espaços adequados como os Ceres (Centros Educacionais do Estado), CAICS e a escola EEFM Monsenhor Dourado, “mas seus gestores não se preocupam com o movimento da dança e do teatro”,garante Angelino Albano. Existem muitas salas ociosas que deve ser aproveitadas realizar disciplina de arte.

Será discutida, também, a falta de capacitação dos professores da rede pública do município e do estado. O que se vê, segundo Albano, são professores de português dando aula de arte, sem noção do que é dança, teatro, música e circo. Eles ensinam apenas teoria da arte. É necessário um desenvolvimento técnico, físico e cognitivo. E cada um tem uma licenciatura específica.

Outros estados dispõem de teatro oficial, com as profissões: o corpo de baile, uma orquestra sinfônica, um coro lírico, mas no estado do Ceará existe apenas o teatro e uma orquestra sinfônica, embora sem trabalhadores. “Vamos solicitar mais espaços e que o governador reconheça nossas profissões para a formação do corpo de baile do teatro e o coro lírico”, afirma Angelino Albano, coreógrafo e diretor do Sindicato dos Artistas e Dança (SATED).
Marconi Alves - Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário