segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PRESIDENTE DE PARTIDOS DE ESQUERDA DEBATEM REFORMA POLÍTICA COM EX-PRESIDENTE LULA.

O ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã da última sexta-feira (16/09) com os presidentes do PDT, deputado federal André Figueiredo; do PT, deputado estadual Rui Falcão; do PSB, governador Eduardo Campos; e do PC do B, Renato Rabelo. O objetivo foi discutir com as bancadas mudanças pontuais da chamada reforma política.
Além de temas como o financiamento público de campanha, fidelidade partidária e voto proporcional, a reunião levantou questões como a redução do mandato de senador de oito para quatro anos, bem como a redução da idade mínima para concorrer ao cargo, que passaria de 35 para 30 anos.
A candidatura de deputados federais também sofreria mudanças, reduzindo a idade de 21 para 18 anos. “Defendemos a coincidência das eleições a cada quatro anos. Além disso, a redução da idade para os cargos é um pleito da juventude que resultará na oxigenação e revitalização dentro dos partidos. A intenção seria que essas mudanças já se concretizassem para 2018”, defendeu o presidente interino do PDT, André Figueiredo.
Sobre o voto proporcional, André lembrou que existe uma tese majoritária pela aprovação do sistema misto. “Nesse caso o eleitor votará duas vezes, uma no partido, outra no candidato. Essa tese é positiva, pois para que tenhamos o financiamento público de campanha precisamos que os recursos sejam dirigidos aos partidos para que assim possa ser realizada a elaboração da lista. Mas esse ponto também deverá ser regulamentado para que não haja imposição unilateral dos presidentes dos partidos”, explicou.
Segundo o presidente interino do PDT durante a reunião foi abordado e defendido a ampliação da participação dos movimentos sociais, inclusive com mudanças que permitissem a manifestação pela internet.
Também participaram da reunião o secretário geral do PDT e representante do Instituto Alberto Pasqualini, Manoel Dias; relator do projeto da reforma política na Câmara, deputado Henrique Fontana; deputado federal e líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira; secretário geral do PT, Elói Pietá; representante da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda; representante da Fundação João Mangabeira, Carlos Siqueira; representante da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Alves Monteiro; e o diretor do Instituto Lula, Paulo Vannuchi.
Fonte: Monyke Castilho
Assessora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário