sábado, 28 de abril de 2012

DEFINIDOS OS GRUPOS DA TAÇA FARES LOPES 2012.


Departamento de Competições da FCF divulgou nesta sexta-feira (27/04) os 11 clubes que participarão da Taça Fares Lopes 2012.
A Competição, que está prevista para começar no dia 8 de julho, será composta por três grupos:
Grupo A: Fortaleza, Ferroviário e Guarany de Sobral
Grupo B: Horizonte, Limoeiro e Maranguape
Grupo C: Barbalha, Crato, Guarani de Juazeiro, Icasa e Juazeiro.
Para evitar maiores despesas financeiras, os clubes do cariri solicitaram que fosse formado um grupo com os cinco times da Região. Pedido que foi atendido pelo Departamento de Competições da FCF.
Fortaleza e Horizonte ficaram como cabeça de chave de seus respectivos grupos, devido serem os dois melhores rankiados no Campeonato Cearense 2012. Os outros clubes dos Grupos A e B foram escolhidos através de sorteio.
Os três melhores colocados do Grupo C e mais os dois melhores dos Grupos A e B avançam na Copa. O melhor colocado (aquele que tiver melhor percentual de rendimento) entre os sete classificados estará automaticamente garantido na fase semifinal.
Dessa forma, a 2ª Fase será realizada em jogos de ida e volta da seguinte forma:
2º x 7º  -  3º x 6º -  4º x 5º
Nos duelos da 2ª Fase, Semifinal e Final, o time com melhor percentual de aproveitamento na primeira fase jogará a partida de volta em casa. Ao término dos dois jogos, estará classificado (ou será declarado campeão, no caso da fase final) o time que tiver maior número de pontos. Em caso de empate em número de pontos, avança o que tiver melhor saldo de gols. Persistindo o empate, a vaga será disputada nos pênaltis.
No próximo dia 4 de maio, o Departamento de competições divulgará a tabela e regulamento da Copa. Esclarecendo que Trairiense e Caucaia, que haviam confirmado inscrição, pediram desistência da Taça Fares Lopes 2012.
A Taça Fares Lopes é uma competição organizada pela Federação Cearense de Futebol desde 2010. A competição foi criada com o intuito de atender uma solicitação dos clubes, que lamentavam não haver campeonatos para disputarem no segundo semestre da temporada. Além disso, a FCF concede ao campeão uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.
O Horizonte é o atual bicampeão da Taça Fares Lopes e por consequência ganhou o direito de disputar pro dois anos seguidos a Copa do Brasil em 2011 e 2012.
Fonte: Federação Cearense de Futebol.