Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou, durante o período carnavalesco, 87 mortes violentas, sendo 41 homicídios, nove afogamentos e 31 acidentes de trânsito fatais. No ano passado, foram registradas 59 mortes violentas no mesmo período. Neste ano, de acordo com a SSPDS, foram apreendidos quase dez revólveres por dia, com 48 prisões durante os cinco dias de festa em todo o Estado. Afirmou, ainda, que foram totalizados 140 de flagrantes e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou que 451 motoristas por terem misturado álcool e direção e outros 300 condutores foram multados por estarem circulando em áreas de banhista em 25 praias que receberam um maior numero de pessoas, totalizando mais de 700 autuações.
De acordo com o comandante da Policia Rodoviária Estadual (PRE), tenente-coronel Werisleik Matias, que trabalhou em conjunto com o Detran, informou que, durante o período carnavalesco, morreram seis pessoas, três a menos do que em 2009. Werisleik contou que aconteceram 72 acidentes nas CEs. Ainda foram multados 519 motociclistas por não estarem usando o capacete e 101 topiques foram apreendidas por realizarem o transporte irregular de passageiros. “O número de motoqueiros flagrados sem o item de segurança cresceu em torno de 100%. A maioria dos casos ocorreu no interior do Estado, e isso acontece porque a população não imagina que poderemos chegar até a essas cidades”, comentou Pedro Forte. (fonte: jornal o Estado)