quarta-feira, 10 de março de 2010

SOBRAL SEDIA O X CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO CEARÁ.

Com o tema ‘Saúde e Meio Ambiente’ será realizado nos dias 11 a 13 de março, no Centro de Convenções de Sobral, o X Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará. O objetivo do evento é promover o debate necessário entre saúde e meio ambiente com os gestores municipais de Saúde, subsidiando a criação da Política Nacional de Saúde Ambiental. A I Conferência Nacional de Saúde Ambiental, realizada em dezembro, em Brasília, recomenda que sejam criados setores de Vigilância Ambiental em cada município.
O evento acontece com oficinas temáticas, apresentação de trabalhos e mesas-redondas para debater a temática. As inscrições de pesquisadores foram encerradas à meia-noite de 10 de fevereiro, com um total de 285 trabalhos inscritos, que serão apresentados através de pôsteres, durante os dias 11 e 12 de março. O número superou as expectativas da organização e foi recorde de todas as edições. No IX Congresso, por exemplo, foram inscritos 104 trabalhos.
O Ministro da Saúde José Gomes Temporão, por motivos superiores não mais comparecerá a abertura do Congresso como estava sendo anunciado pelo COSSEMS.
Um dos destaques da 10ª edição do congresso, no dia 12/03, será a Conferência Magna - que debaterá o tema “Desafios em Saúde Ambiental no Brasil” -, ministrada por Guilherme Franco Netto, do Departamento de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde.
No último dia do evento, 13/03, acontecerá a tradicional assembléia do COSSEMS, com aprovação da Carta de Sobral, reunindo as demandas dos gestores na área de Saúde Ambiental. Segundo o presidente do COSSEMS, Policarpo Barbosa, o evento será uma grande oportunidade para se debater um dos principais temas da atualidade, o meio ambiente. Fonte: Ascom COSSEMS
Foto: Secretário Carlos Hilton - Municipio de Sobral(by Bené Fernandes)