terça-feira, 7 de dezembro de 2010

IPHAN REALIZA SEMINÁRIO EM SOBRAL PARA DISCUTIR SITIO HISTÓRICO.

Alexandre Jacó - Superintendente do IPHAN do Ceará, fala aos presentes.
O IPHAN do Ceará realizou na noite desta terça feira(7), no Auditório da Prefeitura de Sobral, um Seminário Sobre o Sitio Histórico da nossa cidade. Os trabalhos foram conduzidos pelos senhores Alexandre Veras que representa o IPHAN em Sobral e o Sr. Alexandre Jacó - Superintendente do IPHAN no Ceará. Na oportunidade foram discutidos assuntos relativos ao Sítio Histórico de Sobral, tombado em nível federal, entre os quais: 1 APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERNALIZAÇÃO das redes elétrica, lógica e telefônica do Sítio Histórico. 2 APRESENTAÇÃO DOS NOVOS PROCEDIMENTOS de fiscalização do patrimônio construído, conforme a Portaria IPHAN 187/10. 3 APRESENTAÇÃO DO CONVÊNIO BNB/IPHAN, relativo ao financiamento de intervenções em imóveis privados.
Na platéia: Secretários: Campelo Costa, Juracy Neves, Irismar Azevedo. Tivemos ainda a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Engenheiro Hermenegildo Sousa Neto, do Presidente do CDL de Sobral, além de vários profissionais da cosntrução civil: Engenheiros, Arquitetos e os amigos da imprensa de Sobral. Foto: Bené Fernandes

3 comentários:

  1. Em outras cidades vemos em eventos como esses - e outros também - a participação direta da acadêmia. Em nossa Sobral não há sequer a participação indireta, ali na platéia. Seria bom que coordenadores, professores e alunos dos cursos de História e Ciências Sociais pudessem elucidar suas construções (experiências) do cotidiano acadêmico sobre o que a temática 'PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL' envolve.

    ResponderExcluir
  2. É comum vêr-mos em eventos como esses a participação direta da Acadêmia. Em Sobral não há sequer a participação indireta. É de se lamentar! Seria interessante (bom) que professores e estudantes dos cursos de História, Ciências Sociais e Engenharia Civil pudessem elucidar suas construções (experiências) do dia-a-dia acadêmico sobre os mais variados "sub-assuntos" (temas) originados do assunto (tema) principal PATRIMÔNIO HISTÓRICO.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se a fachada da Santa Casa de Sobral é tombada pelo IPHAN, se sim, desde quando?
    Se possível gostaria de saber mais informações.

    Grata,
    Boa tarde!

    ResponderExcluir